A aguia e a galinha no estudo

De 0 a 10, qual a nota que você dá para você mesmo na sua dedicação ao estudo da Bíblia? Dê uma nota sincera, hein! Eu posso "adivinhar" que a nota que você deu indica que você poderia estar MUITO MELHOR e crescendo mais do que está hoje, não é? Muitos irmãos têm desistido de um estudo mais aprofundado da Bíblia por falta de tempo ou mesmo por ter muita dificuldade de entender a Bíblia, já que a Bíblia é bem grande (1189 capítulos) e tem textos que exigem muito estudo. Mas existe um grupo de pessoas que NÃO ACEITA uma nota baixa quando o assunto é a Bíblia e que tem se ajuntado para vencer tudo isso e se tornar cada dia mais sábios na Palavra do Senhor! Quer fazer parte desse grupo? Sou professor de Bíblia há 20 anos e posso te ensinar a Bíblia toda, começando de Gênesis, em vídeo-aulas, ai mesmo na sua casa, de seu celular, Tablet ou computador! Vou ainda te ajudar em todas as suas dúvidas, com contato diretamente comigo pelo ZAP, serei seu professor particular de Bíblia! Vamos juntos melhorar sua nota no entendimento da Bíblia hoje mesmo? Acesse o link a seguir sem compromisso! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui mais informações sem compromisso)…

Série esboços e ilustrações

A aguia e a galinha no estudo

Existia uma grande montanha onde as águias tinham seus ninhos. Um dia, um tremor de terra fez com que um dos ovos de águia rolasse montanha abaixo. Ele rolou até parar no terreiro de uma fazenda ao pé da montanha. As galinhas, como sempre muito responsáveis, decidiram cuidar do ovo e uma galinha mais velha ficou com a incumbência de chocá-lo e cuidar da educação da pequena ave.

Após algumas semanas, o ovo se abriu e uma bela águia nasceu. Infelizmente, a pequena águia foi criada como uma galinha e passou a acreditar que era mais uma ave do galinheiro da fazenda. A águia amava seu lar e sua família, mas, intimamente, seu espírito sonhava com algo mais.

Um dia, enquanto ciscava o chão à procura de insetos, a águia olhou para o céu e viu um grupo de poderosas águias voando muito alto. “OH”, a águia gritou, “como eu gostaria de voar como aquelas aves”. As galinhas riram e zombaram: “Você não pode voar como aquelas aves. Você é uma galinha, e galinhas não voam”.

A águia continuou a mirar sua verdadeira família, sonhando que poderia estar lá em cima com aquelas belas aves. Mas toda vez que ela revelava seus sonhos, era lembrada que isto não era possível. Isto foi o que a águia aprendeu a acreditar. Com o passar do tempo, a águia parou de sonhar e continuou a viver sua vida de galinha. Finalmente, após muitos anos vivendo como galinha, a águia morreu.

Você está vivendo como águia ou como galinha?


Veja outras ilustrações interessantes:

Clique aqui e veja mais artigos da Série Esboços e Ilustrações

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

Compartilhe este estudo:
  • A aguia e a galinha no estudo

Academia.edu no longer supports Internet Explorer.

To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.

A águia e as galinhas

Era uma vez um camponês que foi a floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Coloco-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para galinhas, embora a águia fosse o rei de todos os pássaros.

Depois de cinco anos, este homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:
– Esse pássaro aí não é galinha. É uma águia.
– De fato,
 disse o camponês, é uma águia, mas eu a criei como galinha. Ela não é mas uma águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das grandes asas. 

– Não, retrucou o naturalista, ela é e será sempre uma águia, pois tem um coração de águia e este coração a fará um dia voar ás alturas.
– Não, não, insistiu o camponês, ela virou galinha e jamais voará como águia.

Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse:

– Já que você de fato é uma águia, abra suas asas e voe!

A águia pousou sobre o braço estendido do naturalista. Olhava  distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.

O camponês comentou: A águia e as galinhas
– Eu lhe disse, ela virou uma galinha!

– Não, tornou a insistir o naturalista, ela é uma águia e uma águia será sempre uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.

No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa e sussurrou-lhe:
– Águia, já que você é uma águia, abra as suas asas e voe!

Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão, pulou e foi para junto delas. O camponês sorriu e voltou à carga:
– Eu lhe disse…!

– Não, respondeu firmemente o naturalista, ela é águia e possuirá sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma ultima vez. Amanhã eu a farei voar.

No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo, pegaram a águia, levaram-na para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha.

O sol nascente dourava os picos das montanhas. O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:
– Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!

A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte. Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o típico kau-kau das águias e ergue-se, soberana, sobre si mesma, e começou a voar, a voar para o alto,
a voar cada vez mais para o alto. Voou… voou… até confundir-se com o azul do firmamento.

– Irmãos e irmãs, meus compatriotas! Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus! Mas houve pessoas que nos fizeram pensar como galinhas. E muitos de nós ainda acham que somos efetivamente galinhas. Mas nós somos águias. Por isso, companheiros e companheiras, abramos as asas e voemos. Voemos como as águias. Jamais nos contentemos com os grãos que nos jogarem aos pés para ciscar. 

Autoria: Leonardo Boff

A águia e as galinhas

Você sabe qual a diferença entre a águia e a galinha? Veja abaixo 10 características de cada uma e pense sobre qual você se identifica mais:

GALINHA

A galinha é medrosa / Olha sempre pra baixo / Não voa / É caça / Aceita comer restos e qualquer coisa / Não se preocupa em ficar presa / Constrói seu ninho no chão / Enxerga somente durante o dia / Aceita se relacionar com mais de um galo / Morre cabisbaixa.

ÁGUIA

A águia é corajosa / Olha sempre para as alturas / Voa muito alto / É caçadora / Não se alimenta de nada em decomposição / Não aceita ficar presa, está acostumada com a liberdade / Constrói seu ninho nos penhascos / Enxerga durante o dia e à noite / Só aceita um macho durante toda a vida / Morre voando.

Você já viu uma galinha d'’angola? Com certeza sim, e você deve se lembrar do tumulto que ela causa quando alguém corre atrás dela, mesmo que seja uma criança. A pobre coitada dispara a correr, desnorteada e gritando: "Tô fraca, tô fraca, tô fraca…" Assim é a natureza da galinha: fraca e indefesa. Ela se sente ameaçada e com medo com muita facilidade. Agora eu te pergunto: "Existe alguma águia d’angola?" Não! Não existe águia medrosa e que se acovarda. A águia é conhecida pela sua coragem e força. Ela não foge à luta e não "entrega os pontos" diante das circunstâncias complicadas. Ela é o símbolo da liberdade, que não aceita ficar presa e por isso devemos nos comparar a ela.

DEUS NOS CHAMA PARA SER ÁGUIA

"Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão" (Gálatas 5:1).

Quando Jesus entra em nossas vida, nós nascemos de novo (João 3:3). E essa nova vida precisa ser diferente em todos os sentidos. Nascemos para voar alto e por isso não podemos pensar da mesma forma de antes. Deus tem uma novo estilo de vida para nós e só conseguiremos vivê-la quando renovarmos nossa mente de acordo com a Sua Palavra. Só assim desfrutaremos da boa, perfeita e agradável vontade de Deus. (Rm 12:2) Ao observarmos o cuidado da mãe águia com seus filhotes, podemos entender um pouco mais de como o Senhor cuida de Seus filhos:

"Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio, a fidelidade dele será o seu escudo protetor" (Salmos 91:4).

A medida que os filhotes vão crescendo, a mãe águia vai retirando do ninho as penas e o capim, para que fiquem somente os espinhos e os gravetos. Isso começa a trazer o desconforto, até que eles não tem outra opção, a não ser levantar vôo. Deus também age assim conosco! Quando estamos bem acomodados em nosso ninho, Ele retira as penas e o capim, deixando que os gravetos e os espinhos nos incomodem, até que somos obrigados a voar.

Quando chega o momento do filhote aprender a voar, a mãe o coloca sobre suas asas, sobe bem alto e então se inclina, deixando-o escorregar. E então o filhote cai em queda livre, todo atrapalhado e certamente com muito medo. De repente, a mãe desce em uma velocidade extremamente rápida e posiciona-se abaixo dele, para que pouse em suas asas. Este ritual se repete inúmeras vezes até que o filhote aprenda a voar...

Assim como a águia força seus filhotes a saírem do ninho e estende suas asas para os protegerem da queda até que aprendam a voar, assim também o Senhor nos chama para saírmos da zona de conforto. Ele quer nos ensinar a voar alto, vivendo em completa dependência Dele. Porém Ele sabe que levaremos um bom tempo até que consigamos vencer os desafios, por isso Ele fica sempre de olho em nós. Quando começamos a cair, Ele nos abriga em Suas potentes asas. Como é bom saber que Deus está sempre por perto para nos socorrer! Suas asas são sempre o abrigo mais seguro e não encontraremos descanso em nenhum outro lugar.

Que possamos aceitar os desafios que Deus tem para nós, sempre nos lembrando que não precisamos ser fortes, capazes e cheio de habilidades. Deus não escolhe as pessoas perfeitas. Ele quer pessoas disponíveis, que não se conformam com este mundo e querem sempre crescer na fé, no amor, na pureza e atender ao Seu chamado. Que você possa ser essa pessoa!

LEIA TAMBÉM:
Viva na expectativa de milagres
Como vencer o desânimo
Você é mais que vencedor