Conceitos centrais no pensamento freudiano para entender como funciona a psique humana são

Conceitos centrais no pensamento freudiano para entender como funciona a psique humana são
O médico checo Sigmund Freud (Foto: Reprodução)

Quem nunca se viu repetindo comportamentos que havia prometido deixar para trás? Ou fazendo coisas que prejudicam a si mesmo, por mais irracional que isso pareça? Quantas vezes você se espantou com uma palavra fora de contexto que saiu no meio de uma frase? E sonhos bizarros, quem não tem?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todas essas situações, sem relação aparente entre si, podem ser explicadas pela existência de uma única instância psíquica, que subverte nossas intenções e vontades: o inconsciente. A humanidade deve a Sigmund Freud essa descoberta. Apesar das transformações sociais, culturais e tecnológicas dos últimos 120 anos, o método psicanalítico criado por Freud para lidar com o mal-estar inerente à condição humana segue atual. 

Ao criar esse novo campo do conhecimento, Freud desenvolveu diferentes conceitos teóricos para sustentar suas pesquisas. Confira a seguir os termos essenciais da psicanálise:

InconscienteFreud demonstrou que a maior parte da vida psíquica se desenrola sem que tenhamos acesso a ela. Ali se encontram principalmente ideias reprimidas que aparecem disfarçadas nos sonhos e nos sintomas neuróticos.

Ego

A parte organizada do sistema psíquico que entra em contato direto com a realidade e tem a capacidade de atuar sobre ela numa tentativa de adaptação. O ego é mediador dos impulsos instintivos do id e das exigências do superego.

Id

Fonte da energia psíquica, é formado por pulsões e desejos inconscientes. Sua interação com as outras instâncias é geralmente conflituosa, porque o ego, sob os imperativos do superego e as exigências da realidade, tem que avaliar e controlar os impulsos do id, permitindo sua satisfação, adiando-a ou inibindo-a totalmente.

Superego

É formado a partir das identificações com os pais, dos quais assimila ordens e proibições. Assume o papel de juiz e vigilante, uma espécie de autoconsciência moral. É o controlador por excelência dos impulsos do id e age como colaborador nas funções do ego. Pode tornar-se extremamente severo, anulando as possibilidades de escolha do ego.

Pulsão

Conceito situado na fronteira entre o psíquico e o somático. A pulsão é a representante psíquica dos estímulos que se originam no organismo e alcançam a mente. É diferente do instinto, pois não apresenta uma finalidade biologicamente predeterminada, e é insaciável, pois tem relação com um desejo, e não com uma necessidade.

Sonhos

Caminho de ouro para o acesso ao inconsciente. A interpretação do conteúdo dos sonhos revela desejos e percepções que de outro modo não chegariam à consciência.

Complexo de Édipo


Entre dois e cinco anos, aproximadamente, a criança desenvolve intenso sentimento de amor pelo genitor do sexo oposto e grande hostilidade pelo do próprio sexo. Tais sentimentos geralmente são vividos com grande ambivalência. O conflito costuma declinar por volta dos cinco anos, e uma boa estruturação da personalidade depende de sua resolução satisfatória.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais por aqui: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.


  a)são pré-conscientes, na sua totalidade, uma vez que com o processo de maturação o id se desenvolve perdendo sua forma primária original.

  b)incluem configurações mentais que nunca se tornaram conscientes, assim como o material que foi considerado inaceitável pela consciência.

  c)são plenamente conscientes, dado que o indivíduo durante todo o período do seu ciclo vital atualiza os processos de funcionamento cognitivo, do início das etapas evolutivas do ciclo vital individual.

  d) são parcialmente conscientes e parcialmente pré-conscientes, dependendo dos estímulos recebidos no processo de diferenciação do eu.

  e)incluem imagens praticamente todas pré-conscientes, podendo posteriormente voltar a serem reprimidas, dependendo de como o ego exerce, via mecanismo de defesa, o trabalho de integração mental.


Page 2

Conceitos centrais no pensamento freudiano para entender como funciona a psique humana são

Para Freud entender os problemas da psique humana é entender esses três conceitos – Id (paixões, vontades primitivas) ego (adequação desses desejos à realidade) e Superego (Valores morais, leis).

Como a psicanálise explica o comportamento humano?

A psicanálise promove a consciência de padrões de emoções e comportamentos inconscientes, desadaptativos e habitualmente recorrentes. Isso permite que aspectos anteriormente inconscientes do self se integrem e promovam um ótimo funcionamento da mente, cura e expressão criativa.

O que Freud explica sobre a sexualidade?

Para Freud a sexualidade humana não é em nada instintiva. Ele afirma que o ser humano, desde a infância, busca prazer e satisfação de variadas formas. A busca pelo prazer não se direciona apenas aos órgãos genitais e a reprodução não é seu único objetivo.

Quem foi Freud e qual sua importância?

Sigmund Freud () foi um médico neurologista e importante psicanalista austríaco. Foi considerado o pai da psicanálise, que influiu consideravelmente sobre a Psicologia Social contemporânea. Sigmund Schlomo Freud nasceu em Freiberg, na Morávia, então pertencente ao Império Austríaco, no dia .

Quais são os quatro conceitos fundamentais da psicanálise?

O artigo versa sobre os quatros conceitos considerados por Lacan como fundamentais da psicanálise: inconsciente, repetição, transferência e pulsão.

Qual é a psicanálise?

  • A psicanálise é um tipo de psicoterapia, desenvolvida pelo famoso médico Sigmund Freud, que serve para ajudar as pessoas a entenderem melhor seus sentimentos e emoções, assim como ajudar na identificação de como o inconsciente influencia os pensamentos e ações no dia-a-dia.

Como você vai entender a psicanálise melhor que a maioria das pessoas?

  • Conhecendo os ‘segredos’ do pensamento de Freud você vai entender a Psicanálise melhor que a maioria das pessoas (que passa anos estudando sem saber direito do que se trata…) Você já leu/ouviu algo sobre a psicanálise e teve alguma dessas reações? Ficou sem entender nada? Achou absurdo e maluco? Achou que a explicação mais confundiu que explicou?

Como funciona a psicoterapia com psicanálise?

  • Embora possa ser um processo longo, a psicoterapia com psicanálise traz benefícios ao tratamento de várias condições de saúde, como depressão e ansiedade e ajuda a pessoa a viver melhor consigo mesmo e com os outros, independente da técnica utilizada.

Quem é a psicanálise lacaniana?

  • Psicanálise Lacaniana É tido como o “aperfeiçoamento” do método psicanalítico desenvolvido por Freud. A psicanálise lacaniana foi criada por Jacques Lacan (19), um psicanalista francês que acreditava ser o seu modelo psicanalítico não uma ciência, mas uma “escola”, onde o paciente é direcionado a identificar o núcleo do seu ser.

1.Freud acredita que as doenças psíquicas seriam tratadas a partir:

a) da psicanálise, que encontra no ser humano apenas doenças físicas.

b) da psicanálise, que seria a cura pela fala.

c) da psicanálise, que seria a solução dos males do corpo.

d) da psiquiatria, que se manifesta para solucionar os males do espírito.

e) da psiquiatria, que seria a cura pela fala.

2.Conceitos centrais no pensamento freudiano para entender como funciona a psique humana são:

a) imaginação, superação de si e traumas.

b) consciência e traumas reais.

c) consciência e realidade latente.

d) Sonhos, traumas e anomalias.

e) Ego, Id e Super ego.

3.Para Freud, algumas das formas de analisar o inconsciente humano são:

a) traumas e Ego.

b) recalques e anomalias.

c) Sonhos e imaginação.

d) Ego e consciência.

e) atos falhos e sonhos.

4.Freud ( 1856-1939 ), médico austríaco, teve como principal novidade a descoberta do inconsciente e a compreensão da natureza sexual da conduta, que foram golpes fortes na noção de liberdade racional da sociedade ocidental. Sobre as teorias de Freud, marque a alternativa incorreta. a) A teoria de Freud é duramente criticada pelas psicologia de linha naturalista, pois não usa a experiência no sentido tradicional do método científico. b) Freud trabalha com uma realidade hipotética, considerada inverificável nos moldes tradicionais: o inconsciente. c) A vida inconsciente, segundo Freud, é apenas a ponta do iceberg, e a montanha submersa é o consciente.

d) A vida consciente, segundo Freud, é apenas a ponta do iceberg, e a montanha submersa é o inconsciente.