Como podemos classificar os diferentes tipos de misturas

Como podemos classificar os diferentes tipos de misturas
Como podemos classificar os diferentes tipos de misturas

Carolina Batista

Professora de Química

Misturas são porções de matéria formadas por mais de uma substância. Existem dois tipos de misturas: homogêneas e heterogêneas.

A mistura heterogênea se distingue de uma mistura homogênea pela variação das propriedades em sua extensão. Enquanto a mistura homogênea apresenta apenas uma fase, a mistura heterogênea é formada por pelo menos duas fases.

Por exemplo, água e óleo é uma mistura heterogênea, pois visualmente conseguimos distinguir duas fases com diferentes características na mistura. Já uma mistura homogênea, como água e sal, apresenta as mesmas propriedades em qualquer parte observada.

Misturas Homogêneas

São aquelas em que não se consegue perceber a diferença entre duas ou mais substâncias componentes da mistura.

Elas apresentam-se de forma uniforme, em apenas uma fase (monofásica). Isso acontece porque as substâncias se dissolvem e se tornam, na verdade, uma solução.

Exemplos de misturas homogêneas

  1. Água e açúcar;
  2. Aço: mistura de ferro e carbono;
  3. Latão: mistura de cobre e zinco;
  4. Bronze: mistura de cobre e estanho;
  5. Vinagre: mistura de ácido acético e água;
  6. Soro fisiológico: mistura de 0,9 g de cloreto de sódio e 100 mL de água;
  7. Álcool etílico 96 ºGL: mistura formada por 96% de álcool etílico e 4% de água;
  8. Ar atmosférico: mistura de gases, como nitrogênio e oxigênio, entre outros (desconsiderando as partículas sólidas).

Saiba mais sobre as soluções químicas.

Nas misturas heterogêneas observa-se a presença de duas ou mais substâncias numa mistura. Apresenta duas ou mais fases (polifásica). Vale lembrar que não existem misturas heterogêneas gasosas.

Exemplos de misturas heterogêneas

  1. Água e óleo;
  2. Ouro e areia;
  3. Açúcar e farinha;
  4. Enxofre e limalha de ferro;
  5. Granito: mistura de feldspato, magnetita, mica e quartzo;
  6. Água gaseificada (conseguimos distinguir as bolhas de gás carbônico na água).

Leia também sobre substâncias puras e misturas.

Misturas Coloidais

Embora pareçam ser homogêneas a olho nu, pois a diferença entre as misturas não é perceptível, essas misturas são heterogêneas. Isso porque essa diferença se torna clara através da utilização de instrumentos.

Exemplos de coloides

  1. Sangue: aparentemente homogêneo, através do microscópio é possível verificar que o mesmo é composto por glóbulos, plaquetas e plasma;
  2. Leite: também com aparência uniforme, o leite é composto por água, gordura, proteínas, entre outros, os quais somente podem ser vistos mediante análise laboratorial.

Saiba sobre coloides.

Há várias formas de separar misturas heterogêneas, dentre as quais a catação. A catação é um tipo de separação de mistura manual, cujo exemplo mais comum é a retirada de impurezas dos alimentos, tal como cotidianamente fazemos antes de preparar arroz.

Outros métodos de separação de misturas heterogêneas:

  • Centrifugação
  • Decantação
  • Filtração
  • Separação magnética
  • Levigação
  • Peneiração
  • Ventilação

As misturas homogêneas passam por outros tipos de processos. Os principais deles são: destilação simples e destilação fracionada.

O mesmo acontece com as misturas coloidais. Estas, obrigatoriamente, tem de ser separadas por processos químicos.

Você também pode se interessar por:

Fazer uma mistura é um procedimento extremamente rotineiro em nossas vidas. Com certeza, todos nós já fizemos uma ou várias. Quer ver um exemplo? O “arroz com feijão” de cada dia ou, quem sabe, a maionese e o catchup em um sanduíche. Mas você sabe a definição de mistura?

A mistura é simplesmente a união de duas ou mais substâncias diferentes. De acordo com o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, união significa junção, adesão ou contato.

Todas as vezes que um material entrar em contato com outro, teremos a formação de uma mistura. Muitas pessoas têm o hábito de dizer que uma mistura só acontece quando um dos materiais envolvidos dissolve-se (como é o caso do sal na água) e que água e óleo não se misturam porque o óleo não se dissolve na água. Como uma mistura é a união de dois ou mais materiais e a água está em contato com o óleo (unidos), água e óleo formam sim uma mistura, mesmo que não haja dissolução.

Como podemos classificar os diferentes tipos de misturas

Como água e óleo estão juntos em um mesmo recipiente, eles formam uma mistura

Resumindo: qualquer material mistura-se com qualquer outro material, independentemente se há dissolução ou não. Já que tudo se mistura, o que temos que conhecer é a forma como as misturas são classificadas, isto é, sua classificação em homogêneas ou heterogêneas.

⇒ Mistura homogênea:

É a mistura que apresenta apenas uma única fase. Formamos uma mistura homogênea todas as vezes que todos os materiais envolvidos na mistura são dissolvidos. Por exemplo, se adicionarmos sal e açúcar na água, ambos serão dissolvidos e, ao final, veremos apenas a água, ou seja, haverá apenas uma fase. Veja alguns exemplos de misturas homogêneas:

  • petróleo;

  • ouro 18 quilates;

  • bronze;

  • aço;

  • ar atmosférico;

  • etanol combustível;

  • gasolina.

Observação: A fase é um aspecto visual. Esse aspecto pode ser uma cor diferente ou um estado físico diferente. Por exemplo: a mistura de água sólida (gelo) com álcool líquido apresenta duas fases.

⇒ Mistura heterogênea:

É a mistura que apresenta duas ou mais fases. Sempre é formada quando um ou mais materiais que foram adicionados não se dissolveram em outro. Por exemplo, se adicionarmos areia e isopor na água, nenhum dos dois se dissolverá. Como podemos ver claramente na mistura a água, a areia e o isopor, temos três fases. Veja alguns exemplos de misturas heterogêneas:

  • granito;

  • leite;

  • sangue;

  • água e areia;

  • água e petróleo;

  • água e isopor;

  • óleo e sal.

Como podemos classificar os diferentes tipos de misturas

O sangue é um exemplo de mistura heterogênea


Por Me. Diogo Lopes Dias

Como podemos classificar os diferentes tipos de misturas

As misturas são formadas por mais de uma substância e podem se classificar em Misturas homogêneas ou heterogêneas. Misturas homogêneas: são as misturas que apresentam uma única fase. Exemplos: o ar atmosférico é uma mistura homogênea de vários gases, dentre eles o gás nitrogênio (N2) e o gás oxigênio (O2).

O que são misturas e como são classificadas de exemplos?

Misturas são formadas por duas ou mais substâncias, elas podem se classificar em Misturas homogêneas ou heterogêneas. Misturas homogêneas: são as que apresentam uma única fase. ... Exemplo: mistura de água e álcool. Misturas heterogêneas: apresentam mais de uma fase.

Quanto as misturas de substâncias como são classificadas?

As substâncias puras são classificadas em simples e compostas, e as misturas são classificadas em homogêneas e heterogêneas.

Como saber quantas fases tem uma mistura?

De acordo com o número de fases, a mistura heterogênea pode ser classificada em: bifásica, quando apresenta duas fases; trifásica, quando apresenta três fases; polifásicas, quando apresenta a partir de quatro fases. Água e areia ou água e azeite são alguns exemplos de misturas heterogêneas.

Qual é a classificação da matéria?

A matéria pode ser classificada como substância pura ou misturas. As substâncias puras são aquelas formadas por unidades químicas iguais, sejam elas átomos ou moléculas, apresentando, assim, propriedades químicas e físicas próprias. As substâncias puras podem, por sua vez, ser classificadas como simples ou compostas.

O que é uma mistura Cite exemplos?

Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes. As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. ... Exemplos de misturas homogêneas: as águas salgadas, o ar, apresentam uma única fase. A água do mar contém, além de água, uma quantidade enorme de sais minerais.

O que é mistura de substâncias?

As substâncias puras têm só um constituinte e possuem as propriedades físicas constantes, já as misturas são formadas por duas ou mais substâncias.

Qual a diferença entre a substância e mistura?

Uma substância pura é formada por um único tipo de espécie química, ou seja, sua composição e propriedades são fixas. Uma mistura contém mais de um tipo de componente e, por isso, sua organização é variável.

Como se classificam as misturas?

  • Misturas: quando a molécula apresenta mais de uma substância pura é chamada de mistura. A água oxigenada é um exemplo, pois ela contém água (H 2 O) e peróxido de hidrogênio (H 2 O 2 ). As misturas podem se classificar em Misturas homogêneas ou heterogêneas.

Quais são as propriedades físicas das misturas?

  • As propriedades físicas das misturas, como densidade e temperatura de fusão e de ebulição, serão diferentes das substâncias puras envolvidas nesse sistema. As misturas diferenciam-se, principalmente, pelos seus aspectos físicos, como o aspecto visual e temperaturas de ebulição e fusão, que podem ser fixas ou variáveis.

Quais os tipos de Misturas químicas?

  • Tipos de Misturas Química As misturas podem ser homogêneas, quando apresentam aspecto uniforme, ou heterogêneas, quando possuem mais de uma fase.

Qual a diferença entre mistura e mistura?

  • Mistura é a junção de duas ou mais substâncias, sejam elas simples, sejam compostas, sem que ocorra uma transformação química desses compostos. As propriedades físicas das misturas, como densidade e temperatura de fusão e de ebulição, serão diferentes das substâncias puras envolvidas nesse sistema.