Segredos do doce de leite caseiro

Descubra segredos de uma receita simples de doce de leite caseiro cremoso | Foto: Flávio Tavares/O TEMPO

Paciência. Esse é o principal segredo para fazer um doce de leite caseiro bem cremoso. Quem revela o truque é Clayton Soares, do @aprendizdechef_clayton, que ensina como fazer uma receita simples para os amantes do doce marcante da culinária mineira. Isso porque são necessárias até duas horas de dedicação quase exclusiva no preparo da sobremesa. Mas “vai valer apenas esperar”, garante o chef.

Veja também: Receita de bolo de chocolate simples: aprenda como fazer no liquidificador

Entretanto, o processo pode se tornar um pouco mais rápido valendo-se de outro segredo: o uso do bicarbonato. Segundo Clayton, o ingrediente faz com que o doce doure, atinja a coloração e cozinhe mais rapidamente. Ele chama a atenção, ainda, para o fato de que a receita deve espumar com a adição do bicarbonato, “por isso a necessidade de usar uma panela funda”.

Veja também: Como fazer sorvete caseiro de pão de queijo? Surpreenda-se com a receita

É fundamental também que, para a produção da receita, seja utilizado leite que contenha gordura. Isso vai garantir a cremosidade e o ponto certo do doce. “O leite cru direto da vaca é rico em gordura, que é muito boa para o resultado do doce. Entretanto, vai demorar mais para atingir o ponto adequado. Se optar pelo leite pasteurizado, não use em hipótese alguma o desnatado ou semidesnatado”, informa.

O tempo de duração do preparo do doce é de duas horas com leite cru, e de até uma hora e meia quando utilizado leite de caixinha ou de saquinho.

Veja o vídeo (os ingredientes e modo de preparo estão logo abaixo dele):

Doce de leite cremoso

Ingredientes do doce de leite cremoso:

2 litros de leite cru (pode-se usar o leite integral pasteurizado) 400 g de açúcar cristal

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Veja também: Como fazer brigadeiro? Aprenda preparo fácil com quatro ingredientes 

Como fazer o doce de leite cremoso:
Coloque o leite em uma panela (de preferência alta) juntamente com o açúcar. Misture para dissolver o açúcar e cozinhe em fogo alto. Assim que começar a ferver, abaixe um pouco o fogo e adicione o bicarbonato de sódio. O leite começará a evaporar. Continue mexendo uma vez ou outra. Quando o leite estiver reduzido pela metade, abaixe o fogo e mexa de 4 em 4minutos, sempre raspando o fundo e as laterais da panela. Continue cozinhando. O leite vai ter a coloração alterada algumas vezes até chegar ao tom caramelo. Assim que ele estiver no ponto cremoso, desligue o fogo, espere esfriar bem e coloque num pote ou numa vasilha de sua preferência.

O jornal O TEMPO publica semanalmente a série Como Fazer, com receitas deliciosas e fáceis. Você pode acompanhar no nosso portal, no canal no Youtube e no perfil no Instagram.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Leite integral da marca brasileira Italac e da marca portuguesa Mimosa

  • Espátula de silicone ou similar

  • Panela pequena/média com capacidade de 2 litros (20 cm de diâmetro) e fundo reforçado

  • Termômetro (opcional, mas recomendado)

  • 1 litro de leite integral/gordo (4 xícaras)
  • 250 g de açúcar branco (1 1/3 xícaras)
  • 50 g de creme de leite fresco/nata fresca (1/4 xícara)
  • 3 g bicarbonato de sódio (1/2 colher de chá)
  • 1 de extrato ou sementes de 1 fava de baunilha

  • Prepare a baunilha: Divida a fava de baunilha (se utilizar) com uma faca e raspe as sementes com a parte plana da lâmina. Reserve sementes para outra receita

  • Combine os ingredientes: Numa panela grande, adicione a vagem da baunilha, leite, açúcar e bicarbonato de sódio. Aqueça a mistura em fogo médio, mantenha a temperatura em torno de 99°C. Mexa ocasionalmente com uma espátula resistente ao calor, até que o açúcar se dissolva.

  • Cozinhe a mistura: Mantenha a mistura em fogo baixo por 1h 40m a 2h. O tempo de preparação pode variar dependendo do fogão utilizado.

  • Retire a espuma: Retire a espuma que se forma na parte superior da mistura.

  • Finalize a preparação: Retire o doce do fogo e coloque num recipiente de vidro para esfriar. Após o resfriamento, coloque na geladeira. Duração aproximada de 3 meses na geladeira.

Por que adicionar bicarbonato de sódio?

O bicarbonato de sódio é adicionado como alcalinizante, ou seja, ele eleva o pH da receita. O leite é naturalmente ácido (pH 6.6). Quando cozinhamos o doce, a água presente no leite evapora e há uma concentração do ácido. Esta concentração do ácido coagula as proteínas do leite (caseína), formando grumos.

Doce coalhado. Sem a adição de bicarbonato, a textura passa de cremosa para arenosa (grumos)

Acelerador da reação de Maillard:  A reação de Maillard é influenciada pelo aumento da temperatura, tempo e pH. O bicarbonato de sódio eleva o pH da mistura e acelera a reação.

Variação de tonalidade do doce de leite

Qual a diferença entre o doce de leite e o creme de caramelo?

Embora o sabor do doce de leite seja semelhante ao creme de caramelo, durante a preparação destas receitas ocorrem reações de escurecimento não enzimático distintas: a caramelização e a reação de Maillard.

Os dois processos são frequentemente confundidos entre si, pois produzem uma cor mais escura e um sabor mais complexo em alguns alimentos. No doce de leite, a reação de Maillard ocorre entre a lactose (açúcar) e alguns aminoácidos (proteínas), especialmente lisina.

A reação de Maillard é um conjunto de pequenas reações químicas simultâneas que ocorrem quando proteínas e carboidratos (açúcar livre ou conectado à um amido) são transformados pelo calor, gerando sabores complexos e uma coloração amarronzada. A reação de Maillard começa a ser perceptível à uma temperatura de 50°C.

A caramelização é a reação química que ocorre quando o açúcar é aquecido ao ponto que suas moléculas rompem. O calor transforma o açúcar em centenas de moléculas diferentes que geram um sabor complexo e uma cor amarronzada. O açúcar de mesa (sacarose) carameliza à uma temperatura de 170°C, a glucose carameliza à 150°C e a frutose carameliza a 105°C.

Receitas com doce de leite 

Este é o doce mais popular da Argentina e do Uruguai, onde é consumido no café da manhã com torradas. É também o ingrediente principal de muitos bolos, tortas e doces típicos.

Alfajor

Alfajor

Flan com doce de leite

Flan com doce de leite

Churros

Churros

Panqueca 

Panquecas

Bem-casado

Bem-casados recheados Pati Piva

Tabletón

Tabletón é das receitas do restaurante La Guapa da chef Paola Carosella

Mil folhas 

Cheesecake 

Cheesecake clássico com cobertura de doce de leite

Os melhores marcas de doces prontos

No Brasil, os melhores doces são eleitos pelo concurso Nacional de Produtos Lácteos que ocorre no mês de julho. Abaixo, segue a lista dos melhores doces de leite eleitos em 2017:

Marca Gardingo


Marca Vimilk


Marca Viçosa – Fundação Arthur Bernardes

Na Argentina,o jornal La Nación pediu para alguns chefs de cozinha elegerem os melhores doces de leite. Os oitos produtos eleitos estão abaixo. Para nossa surpresa, há duas marcas uruguaias.

Marca Lapataia, Uruguai


Marca Las Quinas


Marca Vacalin


Marca La Mimosa de La Pampa


Marca Los Nietitos, Uruguai


Marca La Serenísima Estilo Colonial


Marca San Ignacio

Quer aprender mais sobre confeitaria e pastelaria?

Postingan terbaru

LIHAT SEMUA