Diferença entre escala numérica e gráfica

Qual a diferença entre a escala numerica e a escala grafica?


Respostas

1

Oi,

  A barra de escala é usada para entender melhor o tamanho de um determinado objeto ou local que geralmente é exibido em um mapa ou mapa topográfico. Eles formam os elementos centrais do projeto acima.

 As escalas numéricas, como o próprio nome sugere, mostram o tamanho de um espaço através de números e frações.

 Por exemplo: 1:100.000 (ou 1/10.000), o que significa que cada 1 cm em um mapa real é 100.000 cm.

 Escalas gráficas que usam segmentos de escala para representar distâncias.

 Ambos usam a mesma coisa.

—————————————————————————————————————————

2

Considere a razão como E = 1/n ou 1:n. Por exemplo, a proporção de números tem a seguinte forma: A proporção 1:n corresponde a:

1 (d) distância no papel

n (d) distância real

Sempre lemos a escala numérica de 1 a N. O(N) de acordo com seu grau decrescente.

escala digital:

Eu tenho um pedaço de papel marcado 1:10.000 – (1). No mundo real, precisa ser reduzido 10.000 vezes. Isso significa que a peça é 10.000 vezes maior. O tamanho desse papel não importa! Porque não há tamanho fixo. Podemos lidar com qualquer tamanho.

Escala de desenho:

Diferença! Aqui temos uma proporção fixa. Isso dá até 1 cm.

   1 centímetro

Dois

0 (n) quilômetro

Em papel com dimesões de um centímetro é desenhado. A escala numérica sempre mostrará o tamanho real com o qual você está trabalhando e provavelmente será em KM.

A escala cartográfica é um importante elemento presente nos mapas, sendo utilizada para representar a relação de proporção entre a área real e a sua representação. É a escala que indica o quanto um determinado espaço geográfico foi reduzido para “caber” no local em que ele foi confeccionado em forma de material gráfico.

Sabemos que os mapas são reproduções reduzidas de uma determinada área. Mas essa redução não ocorre de forma aleatória, e sim de maneira proporcional, ou seja, resguardando uma relação entre as medidas originais e suas representações. A expressão numérica dessa proporção é a escala.

Por exemplo: se uma escala de um determinado mapa é 1:500, significa que cada centímetro do mapa representa 500 centímetros do espaço real. Consequentemente, essa proporção é de 1 por 500.

Existem, dessa forma, dois tipos de escala, isto é, duas formas diferentes de representá-la: a escala numérica e a escala gráfica. A numérica, como o próprio nome sugere, é utilizada basicamente por números; já a gráfica utiliza-se de uma esquematização.

A escala numérica representa em forma de fração a proporção da escala, havendo, dessa maneira, o seu numerador e o seu denominador. Confira:

Diferença entre escala numérica e gráfica

Exemplo de escala numérica e os seus termos

No esquema acima, podemos notar que o numerador representa a área do mapa e o denominador a área real. Convém, geralmente, deixar o numerador sempre como 1, para assim sabermos quanto cada unidade do mapa equivale. Quando ela não possui a medida indicada (cm, m, km) em sua notação, significa, por convenção, que ela está em centímetros. Caso contrário, essa unidade de medida precisa ser apontada.

Já a escala gráfica representa diretamente o espaço relacional e suas medidas.

Diferença entre escala numérica e gráfica

Exemplos de escala gráfica

Nos esquemas acima, podemos perceber que cada intervalo entre um número e outro representa uma distância específica, que é devidamente apontada pela escala. Esse tipo de escala possui o mérito de aumentar e reduzir juntamente ao mapa. Assim, se eu transferir um mapa que estava em um papel menor para um pôster grande, a escala continuará correta, o que não aconteceria com a escala numérica, que, nesse caso, teria de ser recalculada.

Escala grande, escala pequena... Qual é a diferença?

Imagine que todo mapa é uma visão aérea sobre o determinado espaço. Dessa forma, para saber se uma escala é grande ou pequena, ou se ela é maior do que outra, basta entender que a escala nada mais é do que o nível de aproximação da visão aérea do mapa. Outra forma é observar a escala numérica, lembrando que ela se trata de uma divisão. Assim, quanto menor for esse denominador, maior será a escala.

Exemplo. Considere essas duas escalas: a) 1:5000; b) 1:10000. A primeira escala é uma divisão de 1 para cinco mil que, quando calculada, com certeza dará um número maior que uma divisão de 1 para dez mil. Portanto, a primeira escala é maior do que a segunda.

Assim, é possível perceber que, quanto maior for a escala, menor será a área representada no mapa e vice-versa, pois, quanto maior a escala, maior é a aproximação da visão aérea do local representado. Isso nos permite, por sua vez, um maior nível de detalhamento das informações, pois quanto mais próximos estamos de um local, mais detalhes conseguimos visualizar.

Em resumo, a sentença é:

Quanto maior a escala, menor a área representada e maior é o nível de detalhamento.

Um mapa-múndi possui uma escala muito pequena, com uma área grande representada e, com certeza, apresentará menos detalhes do que, por exemplo, um mapa do estado da Bahia, que teria, nesse caso, uma escala grande.

Cálculo da escala

Para calcular a escala, basta lembrar o seu conceito: Escala (E) é a relação (divisão) entre a área do mapa (d) pela área real (D). Assim:

E =   d
      D

Assim, para calcular uma escala de um mapa em que dois pontos estão a 5 cm de distância um do outro, sendo que, no mundo real, eles estão separados por 1000 cm, basta aplicar a fórmula:

E = 5/1000 → E = 1/200

A escala, nesse caso, é de 1:200 ou um para duzentos. Por Rodolfo Alves Pena

Graduado em Geografia

Mapas são representações gráficas de uma área real, são de extrema importância para a sociedade e, especialmente, para determinados profissionais, como Geógrafos, Geólogos, Agrônomos, Engenheiros, Biólogos, Cartógrafos, dentre outros. Um mapa pode possuir níveis distintos de abrangência, de modo que podemos mapear o mundo, continentes ou partes deles, países, regiões, Estados ou mesmo ruas. Todas as vezes que visualizamos um mapa, independentemente do seu tema (mapa político, físico, histórico, econômico), podemos saber a distância real que há entre dois pontos ou o tamanho de uma área. Isso é possível por meio da verificação da escala disposta nos mapas. Escala é variação de proporção de uma área a ser mapeada, quem a determina é o responsável pela elaboração do mapa.

Exemplo prático:

Quando se tem a intenção de construir um mapa de um espaço, de maneira que represente fielmente as medidas reais do mesmo, pode-se seguir o princípio do exemplo abaixo: Se uma sala de aula possui 5 metros de largura por 5 metros de comprimento, a mesma pode ser representada da seguinte forma: se estabelece que cada centímetro no papel equivale a 1 metro ou 100 centímetros no real. Desse modo, a escala produzida é 1:100 (1cm: 100cm) ou 1/100 (1cm/100cm). Basicamente existem dois tipos de escalas ou duas formas de representação da escala: escala gráfica e escala numérica.

Escala gráfica: é representada por uma linha estabelecida no sentido horizontal que contém divisões precisas entre seus pontos. Na mesma se expõe as distâncias que existem na superfície real.


Diferença entre escala numérica e gráfica

A escala representa que cada centímetro no papel corresponde a 3 km na superfície real.

Escala numérica: exposta no mapa em forma fracionária, sendo que o numerador representa a medida no mapa e o denominador a medida da superfície real.

Diferença entre escala numérica e gráfica

O mapa de Portugal traz consigo uma escala numérica.

Escala gráfica: é representada por uma linha estabelecida no sentido horizontal que contém divisões precisas entre seus pontos. Escala numérica: exposta no mapa em forma fracionária, sendo que o numerador representa a medida no mapa e o denominador a medida da superfície real.

O que é uma escala numérica?

A escala numérica indica a relação entre as dimensões do espaço real e do espaço representado, por meio de uma proporção numérica. Por exemplo, numa escala 1:100 000, 1 centímetro medido no mapa representa uma distância de 100 000 centímetros ou 1 quilômetro na superfície terrestre.

O que é escala de um gráfico?

As escalas de um gráfico determinam os pontos de referência para dados exibidos no gráfico. Uma escala gráfica inclui uma linha de eixo vertical ou horizontal, marcas de verificação para valores ou categorias específicos e marca de rótulos.

Para que serve a escala gráfica?

A escala gráfica é muito útil para manter a proporção da imagem, pois é preciso reduzir o tamanho da imagem, em uma impressão. Um exemplo disso é a dimensão da barra da escala gráfica que também diminuirá junto com a imagem. Dessa forma ela mantém a informação e a proporção real.

O que é escala e como pode ser?

Escala é uma medida usada para definir as dimensões proporcionais dos tamanhos reais em representações gráficas. Existem diversas definições diferentes de escala. Esta palavra pode ser usada, por exemplo, para se referir a parada que uma aeronave ou navio faz para abastecer ou desembarcar e embarcar passageiros.

Como se calcula a escala?

Por exemplo, se a escala fosse de 1/5.000 e a distância real fosse de 1.000 metros, encontraríamos o valor de 0,20 metros. Transformando para centímetros encontraríamos o valor de 20 centímetros. Ou seja, na escala de 1/5.000, 1000 metros no mundo real correspondem a 20 centímetros no mapa.

O que é um mapa para que serve?

“Os mapas servem para localizar no espaço, para orientar, para representar geograficamente determinado espaço.” “Os mapas servem para alguém se situar e definir/identificar o caminho a percorrer para chegar a um determinado destino.

Para que fins serve a cartografia?

A cartografia é a ciência que se dedica à representação do espaço geográfico por meio do estudo, análise e confecção de cartas ou mapas. Os seus produtos, entretanto, não se limitam aos mapas: plantas, croquis e o globo terrestre são outros resultados diretos da aplicação dos conhecimentos cartográficos.

Quais são os tipos de escala geográfica?

Existem dois tipos de escalas geográficas: a numérica e a gráfica. A Escala numérica é aquela representada por frações, ou razões matemáticas, em que cada 1 cm do mapa representa, na verdade, 1.000.000 cm da área real, ou 10 km.

Quais são os tipos de escalas de trabalho?

Os 6 tipos de escalas de trabalho
Escala tipo 5×1. Na escala de trabalho 5×1, a cada cinco dias trabalhados o colaborador deve ter um de folga. Escala tipo 5×2. Essa é a escala mais comum no mercado de trabalho. Escala tipo 6×1. Escala tipo 12×36. Escala tipo 18×36. Escala tipo 24×48.

O que é escala geográfica explique?

Elemento do mapa, no qual representa a razão entre a área real e sua representação. Por exemplo, se a escala geográfica do mapa for 1:800, quer dizer que cada um centímetro no mapa representa 800 na realidade.