Como estudar no cursinho presencial

Ouça este artigo:

Dentre as várias dúvidas que recebo com certeza esta é uma das mais frequentes: "Vale a pena ou não investir em cursinhos preparatórios para ENEM, concursos ou provas em geral?"

Já quero deixar claro que não existe uma resposta única para todas as pessoas, mas fique tranquilo, não vou dar nenhuma resposta vaga. O que vou fazer é apresentar as principais características do perfil de quem deve fazer cursinho preparatório.

Até o final deste artigo você vai conseguir avaliar se você possui ou não essas características.

Então, vamos começar com a primeira...

Cursinho é significativo para quem está iniciando

Se você está a muito tempo sem estudar, ou não tem uma boa base do conteúdo para uma prova específica, o cursinho é excelente.

Certa vez atendi uma aluna que queria estudar em casa, estava há 5 anos sem estudar, ia realizar o exame do ENEM pela primeira vez. Neste caso, minha recomendação foi para fazer o cursinho.

Em casos parecidos com esse o cursinho vai fornecer o necessário para formar uma base de conhecimento que e preciso para chegar na prova mais preparado.

Se você está iniciando agora os estudos para uma prova específica ou está muito tempo sem estudar, investir em um cursinho ajudará a conquistar bons resultados.

Cursinho é bom para quem não tem muita disciplina para estudar apenas em casa

Verdade seja dita, algumas pessoas têm muita dificuldade de estudar apenas em casa por vários fatores (local, distrações, falta de concentração, falta de hábito e disciplina).

Ao longo destes anos trabalhando com aprendizagem (estou desde 2014) sempre que percebo um perfil que não tem facilidade para manter a organização dos estudos, eu recomendo um cursinho.

Importante!

Fazer um cursinho não significa que não precisa estudar em casa. A ideia é estudar a teoria no cursinho e apenas revisar e praticar em casa, pois só assim o aprendizado se torna eficaz.

Se você está com muita dificuldade de estudar em casa, um cursinho pode ajudar muito.

Cursinho é bom para conseguir bons materiais de estudo

Uma outra vantagem dos cursinhos são os materiais. Hoje em dia os cursinhos disponibilizam apostilas, caderno de questões, vídeo aulas, tudo bem focado no que realmente deve ser estudado e que é cobrado na prova.

Não adianta achar que vai conseguir tudo de graça na internet, às vezes, pode só perder tempo com a procura e acabar perdendo o foco do realmente deve ser estudado para atingir seu objetivo. Nesta situação é melhor conseguir bons materiais que contenham os conteúdos que são realmente relevantes.

É obvio que essa altura você deve estar se perguntando se vai ter que pagar caro um cursinho apenas para ter acesso aos materiais.

Já vou responder essa dúvida logo abaixo...

Diferença entre cursinho on-line e presencial? Qual vale mais a pena?

Hoje em dia aumentou muito o número de cursinhos on-line. Isso é ótimo, principalmente pela estrutura dos conteúdos e organização que eles oferecem.

Se você está procurando bons materiais e conteúdos para estudar, nesse caso um cursinho on-line pode ser o diferencial que você necessita.

É obvio que o on-line não será muito útil se você for do tipo que não consegue estudar em casa, vai acabar pagando e não terá o retorno que deseja e ainda continuará com o problema.

Mas se já tem uma boa organização e disciplina para estudar, vale a pena. Se precisa melhorar sua disciplina para estudar em casa, recomendo que assista este vídeo:

Depois de tudo isso, vamos analisar juntos, se vale a pena ou não investir no cursinho...

Um caminho rápido para decidir se vale a pena o cursinho.

Então vamos analisar juntos (este é o mesmo modelo que utilizo para orientar os alunos dos meus cursos), são dois questionamentos rápidos e simples que ajudarão você na sua escolha.

Está começando a estudar agora ou está a muito tempo sem estudar? Então, vale a pena sim começar um cursinho presencial.

Não tem muita disciplina ou organização para estudar em casa? Vale a pena apenas o cursinho presencial.

Agora, se já tem uma base de estudo e consegue estudar em casa invista em um cursinho on-line. Nele você pode conseguir bons materiais e aproveitar mais o tempo de estudo, sem gastos com deslocamentos, trânsitos etc.

E por último. Se já tem uma base e bons materiais para estudar, pare de perder tempo e dinheiro investindo em mais um cursinho, a única coisa que precisa é estudar, foco no objetivo e estudar.

Para concluir...

Apresentei para você todas as características, prós e contras sobre o investimento em cursinho presencial ou on-line.

Recomendo que agora analise (se já não fez) seu perfil, suas necessidades e tome sua decisão.

Fazer cursinho presencial ou online dependente muito do que você procura e do momento pelo qual está passando. Afinal, ambos têm vantagens e desvantagens. Faça uma lista de prós e contras incluindo fatores como tempo, metodologias de estudo e até mesmo o seu momento psicológico.

É comum pensarmos em um curso presencial como primeira opção e que o curso online nos deixará dispersos e sem foco. Mas, acredite, as duas opções podem ser muito boas a depender das suas necessidades no momento. Por isso, antes de dar um passo adiante, faça a sua lista de pros e contras e considere as dicas a seguir.

Tempo

Como estudar no cursinho presencial

Se você já fez cursinho presencial antes, pode sentir que está repetindo algo que não funcionou. Os anos passam e os professores reproduzem até as mesmas piadas em sala de aula. Assim, se você trabalha o dia todo e vai ao cursinho a noite, essa sensação de que “não está dando certo” pode ser ainda maior.

Isso porque você passa a maior parte do tempo assistindo às aulas e bem menos tempo exercitando ou estudando em casa. Então, se o fator tempo é algo precioso pra você, reflita: quanto tempo você vai levar para ir e voltar ao cursinho? Quanto tempo você terá para estudar em casa?

Será que esse deslocamento vale a pena? Afinal, estudar não é só assistir aula, você precisa de tempo para ler a matéria sozinho e fazer suas anotações e exercícios. Além disso, ter alunos atrasados com relação a você é algo que também influencia no seu desenvolvimento, já que você precisará esperar o tempo de aprendizado dos seus colegas.

Agora, se a situação é o contrário, se a turma está mais adiantada, você pode se sentir desestimulado por achar que só você não aprende, acabar não conseguindo tirar suas dúvidas com os professores e não render o que poderia. Dessa maneira, se você sente essas dificuldades, talvez seja uma boa opção escolher um cursinho online.

A melhor metodologia de estudos

A melhor metodologia de estudos é aquela que traz resultados para você. Assim, quando você estuda sozinho, seguindo um plano de estudo, aliado à revisões e resolução de questões, fica mais fácil identificar quais são os seus pontos fortes e quais as suas deficiências. Desse modo, você pode montar seu cronograma e as suas aulas online de acordo com seus progressos e dificuldades. Ou seja, o seu estudo é totalmente focado em você e na sua forma de aprender.

Estudando online, você estuda com seu material digital, assiste às videoaulas que precisa para esclarecer temas mais complexos e, dessa maneira, não fica preso às necessidades das outras pessoas.

Outro fato, é que você pode focar nas disciplinas da sua área. Algo que um cursinho físico dificilmente irá priorizar.

No entanto, se você se sente perdido com a quantidade de assuntos para estudar e acha difícil montar um cronograma sozinho, busque um curso presencial e converse com seus professores sobre as melhores opções para o seu caso.

Leia também: 6 dicas matadoras para organizar seus estudos para o ENEM.

Como estudar no cursinho presencial

Rede de apoio

O cursinho presencial pode ser muito útil se você sente que precisa estar perto de pessoas que estão vivendo o mesmo que você – seja para compartilhar dúvidas e momentos de estudo, seja para dividir sentimentos sobre o processo pré-enem.

Além disso, pessoas que sentem dificuldades de estudar sozinhas ou que não conseguem espaço e concentração para estudar em casa podem fazer cursinho presencial também.

Outra vantagem da sala de aula física é que os professores podem solucionar rapidamente pequenas dificuldades que você tenha ou oferecer uma resposta direta aos seus questionamentos. Algo diferente ocorre em um cursinho online, no qual você precisa aguardar o tempo de um e-mail ou comentário.

E se você está tentando o Enem pela primeira vez, talvez seja bom ter orientação de professores presencialmente para que eles possam lhe auxiliar a lidar com assuntos novos e estratégias para as provas.

No entanto, se você já passou dessa fase e se sente mais seguro para guiar seus estudos sozinho, talvez seja melhor apostar no cursinho online. Assim você foca apenas no que é necessário pra você.

Leia também: Dicas imperdíveis para estudar por videoaulas.

E ai? Já parou pra pensar nisso tudo? Está fazendo algum cursinho? Fala sobre as suas experiências com estudo presencial e online e o que o motivou a escolher um ou outro.