Como Paulo Freire define Educação Popular?

Amanda Pereira Marques

Universidade Anhanguera, Brasil

O núcleo de educação popular Paulo Freire e suas contribuições na formação dos acadêmicos de pedagogia da universidade do estado do Pará

Revista Internacional de apoyo a la inclusión, logopedia, sociedad y multiculturalidad, vol. 2, núm. 4, pp. 174-188, 2016

Universidad de Jaén

Recepção: 02 Junho 2016

Aprovação: 30 Setembro 2016

Resumo: O referido estudo tras uma reflexão sobre o núcleo de Educação Popular Paulo Freire e suas contribuições na formação dos acadêmicos de pedagogia da universidade do estado do Pará-Brasil. A metodologia utilizada teve o enfoque qualitativo do tipo descritivo junto aos sujeitos membros pertencentes ao grupo de pesquisa, fazendo uso de questionário semi aberto sobre às práticas educativas desenvolvidas na Universidade quanto a formação desses alunos. A análise baseouse no paradigma interpretativo, sobre a importância da articulação entre a teoria para com a prática. Assim sendo, foi percebido a necessidade de um processo dialético maior que mobilise para a reflexão-ação do fazer educativo, diretrizes educacionais Freireanas destacam a educação dialógica na formação acadêmica, com adaptações que atendam a realidade conforme a Matriz curricular do Curso de Pedagogia (Licenciatura) da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Palavras-chave: contribuições, formação, metodologia, educação, pedagogia.

Abstract: he study behind a reflection on the core of Popular Education Paulo Freire and his contributions to the training of teaching academic university in the state of Para, Brazil. The methodology used was the qualitative approach with descriptive subject to members belonging to the research group, using semi open questionnaire on the educational practices developed at the University as the formation of these students. The analysis was based on the interpretative paradigm, on the importance of coordination between the theory to the practice. Therefore, it was realized the need for a higher dialectical process that mobilize for reflection-action education do educational guidelines Freireanas highlight the dialogical education in academic education, with adaptations that meet reality as curriculum Matrix Education Course (B.Sc.) of the Pará State University (UEPA).

Keywords: contributions, formation, methodology, education, pedagogy.

O núcleo de educação popular Paulo Freire e suas contribuições na formação dos acadêmicos de pedagogia da universidade do estado do Pará.

1.-Introdução.

De forma objetiva e com mediações, buscando-se compreender a complexidade da realidade da atuação dos alunos de pedagogia no Núcleo de Educação popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará, com as práticas teóricas e empíricas da pesquisa se pretende reconhecer a necessidade e pertinência na formação acadêmica mediante das práticas de efetiva construção do conhecimento do ensino, pesquisa e extensão do graduando, para analisar os problemas reais são necessárias as ferramentas conceituais, as ferramentas teóricas e metodológicas para apontar recomendações que nos permitem construir o conhecimento.

A formação acadêmica e profissional do pedagogo adequada contribui à sociedade com metodologias e adaptações para alunos que necessitam como cidadãos ter garantido ensino de qualidade, provocando reflexões, acerca da metodologia instrumentos e avaliações levando em conta as diferenças individuais para o desenvolvimento de competências e habilidades diversas. Visando respaldar ao acadêmico para um atendimento qualificado ao aluno.

A realização da pesquisa proposta para ciência e sociedade é de pensar o que há de mais essencial na questão da formação do acadêmico de pedagogia no âmbito de educação contemporânea, respeitando as diferenças, centrando as metodologias no aluno, reconhecendo que todos podem aprender independentes de suas condições intelectuais, físicas, sociais e emocionais.

Como cita Severino (2008), ensino/aprendizagem na Universidade é tão somente uma mediação para a formação, o que implica muito mais do que o simples repasse de informações empacotadas. Não se trata de se apropriar e de armazenar produtos, mas de apreender processos, estes que seguem um modelo em sua maioria padronizaram baseado em “normalidades” que desconsidera as diferenças.

A historia da educação e da pedagogia possibilita interpretar e analisar como os povos transmitem sua cultura, a criação das instituições escolares, as teorias que as orientam e norteiam, demonstrando as potencialidades, avanços e retrocesos da educação e da Pedagogia.

Educação não é neutra sofre influência da ideologia, cultura e política, assim é necessário que a formação acadêmica vise a prepará-los para lidar com mudanças e diversidades tecnológicas, econômicas e culturais. Para Foucault (1995, p. 86) “[...] o poder é também, ou sobretudo, uma operação positiva que permeia as relações, produz coisas, induz ao prazer, forma saber, produz discursos, [...] o poder produz realidade, produz campos de objetos e rituais de verdade”.

Dessa forma, cada vez mais presente, na atualidade, a discussão da competência docente, a fim de adquirir não somente conhecimento e qualificação profissional, mas competências que tornem a pessoa apta a enfrentar inúmeras situações e a trabalhar em equipe, adequando as ações pedagógicas á diversidade da aprendizagem.

Para a formação e reflexão de educadores/as no período de atuação no Núcleo de educação popular Paulo Freire da Universidade do estado do Pará, se evidência a divulgação e consolidação do pensamento Freireano nas práticas educativas nos GETs (grupos de estudo e trabalho), uma vez que, possibilita a interação de diversos sujeitos em prol de legitimar as diferentes vozes presente no contexto social, político e cultural, rompendo com preconceitos, estereótipos e estigmas. Para Paulo Freire, ressaltado por Pettro (2008, p. 13) "o ato de educar é um ato de comunicação".

Um problema ou desafio na prática docente é adaptações e intervenções metodológicas e as conversões dos conteúdos escolares para adequação as possibilidades e necessidades do aluno, para que se torne compreensível, significativo e estimulante ao aluno, assegurando a igualdade e oportunidades a todos os alunos. É possível afirmar que toda educação é um ato político, como dizia o venerável educador Paulo Freire. Toda educação demanda escolhas, toda educação demanda compromisso. O ato de planejar é um ato de reflexão sobre as práticas pedagógicas e suas finalidades, como reflete Freire (1986).

O docente tem papel fundamental em educação incluindo, criando condições para aprendizagem, proporcionando uma educação de qualidade, promovendo mudanças atitudinais como a aceitação das diferenças. Para o docente dar um atendimento de qualidade ao aluno, necessita de formação adequada na área, recursos, condições físicas e administrativas.

Segundo as diretrizes de Oliveira (2011), espero com a realização deste estudo, evidenciar a necessidade de processo dialético e permanente reflexão-ação sobre o fazer educativo, quanto ao processo de formação e atuação analisando as contribuições na formação acadêmica dos alunos de pedagogia no período de atuação no Núcleo de educação popular Paulo Freire da Universidade do estado do Pará, segundo as diretrizes educacionais Freireanas de uma educação dialógica, por meio da oralidade, problematizar, da autonomia, se está comprometida com a éticapolítico-pedagógica.

Como é resultado desta pesquisa realizado no âmbito da Universidade do Estado do Pará, no núcleo de educação popular Paulo Freire (Nep\Uepa), o estudo foi organizado da seguinte forma:

A primeira etapa a contextualização do trabalho, identifica o problema da pesquisa, justifica e apresenta a relevância do tema, relaciona as perguntas da investigação e expõe o problema do estudo, define seus objetivos e levanta as hipóteses. Por segundo a literatura e apresenta o levantamento histórico das principais. O estudo foi embasado teoricamente, em livros e artigos dos quais destaca os autores aos quais tras um retorno às fontes de leitura: Paulo Freire (1987), Lorenzo Luziriaga (1960), José Carlos Libâneo (2010), que tratam de questões da atuação, formação do pedagogo, pedagogia social e educação popular com excelência, oferecendo pensamentos e reflexões em considerações às práticas educativas e à realidade social.

Na sequencia a metodologia adotada para a realização da pesquisa. Apresenta o universo, a população e a amostragem, identifica o método, descreve o ambiente investigado, explica a coleta e a análise dos dados. Ainda a descrição dos resultados, dos dados colhidos através da observação estruturada e divulga a análise e interpretação dos dados coletados.

Os dados foram analisados a partir das categorias pedagogia social, educação nãoformal, interdisciplinaridade, levando em consideração a formação e a atuação de documentos, depoimentos da equipe, procurando enfatizar a formação e a atuação do acadêmico de pedagogia nos grupos de estudos e pesquisa do núcleo de educação popular Paulo Freire.

E por último, dedica-se à discussão dos resultados e à conclusão da pesquisa. Nesta etapa, além de deduções lógicas e correspondentes aos objetivos propostos, apresenta-se a recapitulação sintética dos resultados dos estudos, indicam-se as recomendações para reflexão em intervenções futuras e apresentam-se as considerações finais do trabalho.

2.-Teoria de Paulo Freire.

A educação é uma educação que ainda, vem a sendo construída a partir de um debate amplo, num caminhar junto onde os educadores, não só como professores, mas, também com ajuda dos pais, alunos e comunidade em geral, enfim, por toda a sociedade brasileira num repensar, e reaprender o Brasil de hoje.

Para Gadotti, Freire e Guimarães (1995) seria uma ingenuidade de nossa parte reduzir a política ao pedagógico, da mesma forma, seria ingênuo fazer o contrário. Cada pessoa tem sua especificidade, devido à dialética e a dinâmica que mesmo contraditório, é como ter domínios específicos, havendo interpenetração política no pedagógico e vice-versa. Pode-se dizer com isso é que quando se descobre a medida certa da possibilidade política, percebe-se também que não foi suficiente para proibir a presença do pedagógico nela. Quando se descobre por sua vez a especificidade do pedagógico, nota-se que não lhe é possível proibir a entrada do político.

Neste sentido, ao invés de ressaltar a idéia de convencer como ato de persuadir e, no fundo, de vencer o outro à base de argumentos, prefiro interpretar o convencer como a ação de, conhecendo juntos, vencer com. Ou seja: na prática, não se trata de que eu, como líder, tente convencer aqueles que vão me seguir de que estou certo e eles estão errados. Muitas vezes, o que acontece entre as pessoas que optam pela mesma linha de ação é perceber que não há necessidade do convencimento, no sentido oratório, retórico, da persuasão, mas, simplesmente a necessidade de se conhecer, de se identificar os pontos em que a gente concorda ou não. Gadotti, Freire e Guimarães (1995, p. 28). O ser politizado articula e dialoga proferindo o seu saber no intuito de vencer e ou convencer seu semelhante de que o que se propõe é válido.

Ninguém está só no mundo, cada um de nós é um ser no mundo e com o mundo. Tanto para o homem e a mulher, o mundo é uma realidade objetiva, independente dele, possível de ser conhecida, em que não apenas está, mas com a qual se defronta daí, o ser de relações que ele é, e não só de contatos, porque está com a realidade, na qual se acha, é que se relaciona com ela Freire (1998, p. 50). Levando em consideração a formação bem como, a atuação dos envolvidos no processo, pelos saberes, procurando enfatizar a formação da educação para o acadêmico.

“A educação autêntica não se faz de A para B sobre A, mas, de A com B, mediatizados pelo mundo. Mundo que impressiona e desafia a uns e a outros, originando visões ou pontos de vista sobre ele.” (Freire, 1998, p. 60).

Figura 1: Educação seguindo interesses.

Educação Ação conformista Ação cultural ou ou Domesticadora libertadora Metodologia Importar tabla

Fonte: Paulo Freire para educadores, (1998, p. 59).

A educação é sempre política de acordo com Freire (1998) sendo o primeiro educador a anunciar que não existe educação politicamente neutra. Uma vez que em cada palavra proferida existe um interesse deste ou aquele ou de uma sociedade de forma oposta e, ou contraditória das quais convivem, é impossível a existência humana com uma única educação que sirva a todos os grupos sociais.

A educação está sempre em mutação a favor de alguém específico e, por conseqüência, contra alguém também. O propósito da educação é contribuir para que as pessoas não se acomodem ao seu próprio mundo, mas, se envolvam para a transformação dele, numa educação transformadora.

Figura 2: Formas de educação.

Educação Domesticadora Educação Libertadora Quem educar? Educandos vistos como pessoas isoladas e como recipientes a serem enchidos Educandos ativos construtores do seu objeto de conhecimento Para quem educa? Adaptar o indivíduo ao sistema vigente: A pessoa se submete a história Desenvolver a pessoa crítica em relação ao sistema vigente: A pessoa faz a história O que ensina? Sistema de conhecimento já organizado pacotes prontos. Sistema de conhecimentos por construir e organizar, sob medida. Como ensina? Por uma transferência de conhecimentos, recursos: repetição e memorização. Pela descoberta dos conhecimentos e de suas funções, recursos: observação, análise, síntese. Importar tabla

Fonte: Paulo Freire para educadores, (1998, p. 59).

Deste modo, pode-se perceber que a educação varia a cada lugar, continente, país, estado e, ou município e estando sempre envolvida no emanhado jogo, interesse político, propagando uma educação alienada, cega conformita ou então, parcialmente com tapa olhos, segundo olhos do interesse maior.

Ainda, quando as pessoas buscam incansavelmente respostas aos vários porquês é possível, construir a própria essencia enquanto ser humano numa construção permanente e constante da sua própria história.

Esta defesa do diálogo deu origem à idéia de que o educador democrático não pode se valer de uma exposição narrativa. Freire (1998, p. 61) respondeu a falsa compreensão, dizendo que pode haver diálogo na exposição crítica, metódica, de um educador a quem os educandos assistem não como quem ‘come’ a fala, mas como quem aprende sua intelecção, tendo um diálogo invisível, que não necessita inventar perguntas ou fabricar respostas. Os educadores democráticos não estão e sim são dialógicos.

3.- Metodologia.

A metodologia. Segundo Boaventura (2009), pesquisa é buscar sistematicamente operacionalizar a solução a problemas, considerando várias alternativas. É fundamental que o problema não seja resolvido pela crença, tradição ou conselhos, necessitando do uso de métodos e técnicas para investigação.

A dimensão metodológica refere-se ao operacional, os aspectos lógicos (métodos) e técnicos (instrumentos) indicando a melhor forma de pesquisa um determinado fenômeno ou fato. Ao definir o problema explicitado na introdução deste trabalho a principal motivação deste capítulo é a busca de resposta sistemática com rigor no uso da metodologia científica e contribuições importantes para ciência. (Gonçalves, 2004, p.17)

A metodologia permite identificar e apresentar os aspectos essenciais na realidade prática que estejam relacionados com o objetivo da pesquisa. Assim, faz-se necessário a utilização de método que possa corresponder às expectativas teóricas adotadas e que esta esteja plenamente adequada a abordagem investigada.

Os procedimentos metodológicos apresentados foram apresentados nesta ordem: a abordagem da pesquisa, Tipo de pesquisa, Desenho da pesquisa, Unidades de Análise, o Campo Empírico da pesquisa, População e Amostra, Sujeitos da Pesquisa, Variáveis, e Instrumentos para coleta de dados, Validação dos Instrumentos e Procedimentos da coleta de dados e Procedimento análise de dados.

Nas diferentes etapas, a continuação do texto apresentando baseado no Problema que diz: Quais as percepções que os alunos tem quanto as contribuições do curso de pedagogia do Núcleo de educação popular Paulo Freire da Universidade do estado do Pará e seus reflexos na sua formação acadêmica?

Na sequencia a pesquisa identificou o Objetivo Geral que buscou: Analisar as contribuições na formação acadêmica dos alunos de pedagogia no período de atuação no Núcleo de educação popular Paulo Freire da Universidade do estado do Pará, em Belém-Pa.

Os estudos científicos de forma geral devem ser fundamentados em procedimentos metodológicos adequados e estruturados, utilizando os conceitos de forma coerente. Sendo assim, este capítulo tem como objetivo formalizar os conceitos de pesquisa científica e suas variáveis. As utilizações dos tipos de procedimentos metodológicos mais adequados para esta pesquisa são aqui apresentadas e devidamente justificadas. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa, qualitativa e descritiva, que tem a formação acadêmica e prática do NEP-CCSE-UEPA, como princípio da reflexão na práxis dos educadores popular contextualizado na cultural local.

Para o referido estudo foi utilizado pesquisa qualitativa e descritiva. A utilização da mesma se justifica por ser a que melhor se enquadra para saber as opiniões e atitudes dos entrevistados, pois empregam um instrumento de coleta de dados padronizado (questionários). Nesta perspectiva, para Brandão (2003, p.186) “o qualitativo é uma escolha fundada em leitura teórica, é um estilo de relacionamento, é uma abordagem de fenômenos (de pessoas, da sociedade, da história, da cultura da vida.”

Trata-se de uma pesquisa descritiva que teve o intuito de coletar informações sobre o tema pesquisado. Foi realizado questionário com os membros pertencentes aos grupos de estudo e trabalho do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire. Boaventura (2009), caracteriza a pesquisa descritiva “identificam as características de determinada população ou fenômeno.”

Como estratégia metodológica utilizou levantamento documental de relatórios de pesquisas e experiências dos grupos de estudos e trabalhos do NEP, de fonte primária.de conquistar um embasamento teórico mais consistente. Logo, livros didáticos e os relatórios e planejamentos de atividades do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) foram analisados, para a construção do arcabouço teórico. Também serão destacadas outras fontes relevantes, entre os quais, “documentos, tais como fotos, filmes e audiovisuais que compõe as fontes diárias não escritas” (Gonçalves, 2005, p.60).

Os Critérios na escolha dos sujeitos da pesquisa apresenta intencionalidade são integrantes dos grupos de estudos e trabalhos que atuam efetivamente e produtivamente nas práticas educativas, com interesse de participar da pesquisa, assim distribuídos em cerca de 7 (sete) GET’S. Estes acadêmicos foram selecionados, para atender ao objetivo geral da pesquisa que é: “Analisar as contribuições na formação acadêmica dos alunos de pedagogia no período de atuação no Núcleo de educação popular Paulo Freire da Universidade do estado do Pará, em Belém-Pa”.

A pesquisa de campo ocorreu no período do 2º semestre de 2015. A aplicação do questionário foi realizada junto aos acadêmicos do núcleo de educação popular Paulo Freire no ato da pesquisa. Neste período foram pesquisados com os sujeitos sendo 6 em ambientes hospitalares, 2 acolhimento de idosos, 1 centro comunitário, 2 de educação sexual e 3 do grupo de filosofia com crianças.

Considerando a natureza do estudo se preocupa em definir os caminhos a serem seguido que mais se adaptam aos objetivos que se tem em uma investigação. A pesquisa bibliográfica, documental e eletrônica é a primeira etapa metodológica na busca de respostas para o problema de investigação, através de descrições, explicações ou interpretações de dados coletados para conseguir os objetivos programados. Como defende Ortiz, (2013): “A metodologia consiste na maneira de levar a cabo a investigação ou modo de enfocar os problemas e clarear as respostas, interessando-se mais pelo processo que pelo resultado.” (Ortiz, 2013, p.12).

3.- Discussão dos resultados.

Partindo da analises das respostas durante a aplicação dos questionários com a equipe, referente ao aspecto da formação adequada para atuação, foi explanado pela mesma a falta de incentivo do governo para um aperfeiçoamento dos profissionais, além da ausência da discussão da temática em nossa região. Assim, foi ressaltada pelas técnicas, a necessidade de uma reformulação dos currículos das universidades relacionando as práticas institucionais e as relações da estrutura social.

Segundo Roesch (1999), com o término da coleta de dados, o investigador, se encontra com uma quantidade enorme de dados sobre os pesquisados. Os dados coletados foram organizados e depois interpretados. A formação do grupo técnico do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire, nos espaços mostrou a extrema relevância do acompanhamento de formação, por sua diversidade de visões propiciada também pelas formações em áreas distintas.

Foi relatada a importância e a necessidade da reunião mensal, onde são expostos os planejamentos, desenvolvimento das atividades e necessidades dos profissionais da equipe, sendo o mais relevante para esse debate não exatamente destacar contradições entre concepções que estão presentes na perspectiva da área de conhecimento de cada profissional sobre o tema, mas, sim, entender as diferenças existentes entre os pontos de vista de todos da equipe, dando ênfase aos aspectos particulares da constituição dos diversos espaços de atuação, na atualidade.

Nos termos aqui considerados nos questionários , significa investir na construção de uma perspectiva de análise mais abrangente, que valorize a realidade multifacetada dos ambientes de atuação, mas sem perder de vista o debate sobre aspectos específicos relacionados ao seu processo de gestão como instrumento da política social, ao enfrentamento de práticas que promovem segregação. Nos diversos grupos entre as ações pedagógicas desenvolvidas na atuação dos pedagogos do NEP, destacamos:

Organização de dinâmicas, que são fundamentais para estimular as relações sociais entre os educandos, bem como reflexões sobre os encontros a fim de que as aulas sejam frutos de uma construção coletiva.

Criação de temas geradores, fundamentais para estimular as trocas de experiências por eles vivenciadas em seu cotidiano a partir de suas regiões de origem.

Produção textual a partir dos assuntos vivenciados e socializados nos encontros educativos.

Realização de uma alfabetização reflexiva, que não apenas proporcione ao educando um letramento, mas também a capacidade de assumir uma postura ativa e questionadora sobre o que ele está estudando.

A promoção da interdisciplinaridade nas atividades é fundamental para que o ensino seja ampliado em todas as suas vertentes, seja nos campos das ciências naturais, exatas e humanas, utilizando a musicalidade e atividades corporais como ferramentas para o processo de aprendizagem.

Sendo assim, considerando que a educação popular de Paulo Freire visa superar as diferentes formas de opressão social, por meio de seus círculos de cultura, dos quais conforme autores como Monteiro; Cavalcanti; Aquino et al. (2013, p.2) se caracterizam por uma “socialização de novos saberes através da retomada das questões norteadoras com o objetivo de obter a produção coletiva das respostas.

Com o intuito de contribuir efetivamente para a vivência de um processo de interlocução” (Freire, 1997), levantado para investigação o seguinte problema: Quais contribuições são percebidas pelos alunos de pedagogia que atuam no Núcleo de educação popular Paulo Freire da Universidade do estado do Pará e seus reflexos na sua formação acadêmica? Deste modo, o cumprimento rigoroso de analisar os conhecimentos sobre as suas contribuições na formação dos acadêmicos de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará, que atuam no Núcleo de Educação Popular Paulo Freire, município de Belém- PA.

Conhecendo-se como atua o acadêmico de pedagogia na prática educativa no NEP para responder questões desse estudo relativo ao Tema. Sua atuação e dificuldades apresentadas nesta pesquisa são de extrema importância na construção de novas diretrizes e práticas educativas, partindo dessas respostas que podemos refletir sobre a prática educativa e efetivamente elaborar estratégicas de conhecimento e melhoras na formação acadêmica.

Na primeira etapa de análise do questionário, foi dado ênfase ás perguntas subjetivas, que nos traz oportunidade de expor o assunto através de respostas apontadas pelos acadêmicos de pedagogia a respeito do Tema e Objetivos deste estudo.

Cada item examinado pelos acadêmicos de pedagogia nessa primeira fase de respostas é de muita importância nas dificuldades enfrentadas pelos educadores em seus ambientes educativos quanto a questões da formação de professores e profissão docente, porque serve também de estímulo para o futuro do ensino no nosso país.

Nesse prisma, devemos refletir que a educação não pode se fundamentar sobre alicerces fragmentados, dos quais representam a ausência da interação entre áreas do conhecimento como a antropologia, a psicologia e a pedagogia. Assim, acabam por não levar em consideração as representações das relações sociais no seio escolar. Nessa perspectiva, as contribuições de pesquisadores como Gusmão (2008, p.52) se apresentam pertinentes, no sentido de mapearem essas reflexões ao descrever o multiculturalismo como “um evidente pluralismo cultural, e a educação voltada para essa diversidade.”

Ao averiguar as perguntas e respostas desse primeiro momento, foi obtido um perfil dos acadêmicos de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará que atuam Núcleo de Educação Popular Paulo Freire contando-se as questões objetivas do questionário, ver-se que há relevância, possibilitando atualização e de qualificação acadêmica, sendo que nem todos comungam de mesma opinião, priorizando aspectos como:

Formação voltada para cultura amazônica, suporte de equipamentos pedagógicos, propostas pedagógicas, e educação continuada, trouxeram ênfase nas suas respostas, porque são motivadores no processo ensino-aprendizagem, além de aproximar das práticas sociais.

4.-Conclusão.

Discutiu-se até aqui, de acordo com os dados levantados nesta pesquisa, e com a análise e interpretação nos permitiram abreviar algumas conclusões, e fazer outras considerações quanto à avaliação das contribuições na formação acadêmica dos alunos de pedagogia no período de atuação no Núcleo de educação popular Paulo Freire da Universidade do estado do Pará, em Belém-Pa.

Este trabalho foi uma oportunidade de avaliar e refletir os cenários pedagógicos de atuação da instituição, com o objetivo de contribuir no desenvolvimento educacional daqueles comprometidos com o ensino. O momento também dará visibilidade ao atual quadro da educação amazônica, sob a perspectiva de possibilitar a construção de novos facilitadores em prol do desenvolvimento humano-educacional, no incentivo do aprendizado, da pesquisa e do conhecimento no núcleo de educação popular Paulo Freire.

Os educadores do NEP trabalham a educação no sentido de desenvolvê-la enquanto atividade agradável e libertadora, minimizando o ambiente solitário, levando os educandos a percebê-la como criadora e reveladora do mundo que os rodeia, enquanto sujeito histórico capaz de agir e transformar o mundo em uma educação libertadora. Assumem uma postura de agentes ativos de transformação e unindo-se aos educandos buscam ampliar seus horizontes de conhecimentos superando qualquer atitude discriminatória.

Tomando por base a Matriz Curricular do Curso de Pedagogia (Licenciatura) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) entendemos e contribuímos propondo fazer adaptações que venham atender as novas realidades. No período considerado Básico, formado pelos dois semestres iniciais, onde se sugerimos a presença do aluno na sala de aula, na condição de observado e possíveis entrevistas, para que perceba a dinâmica da sala de aula em plena atividade; e que isso aconteça em espaços diferentes escolas públicas e privadas em espaços geográficos diferentes.

Dessa forma, é possível que o aluno em formação a priori orientado pelo professor mestre na academia possa observar as diversas realidades apresentadas na sala de aula e em aulas e salas diferentes de espaços e contextos diferentes. Contudo, vale considerar que esse aluno graduando está em inicio de formação e seu dever é propor apenas com um relatório e algum dado teórico.

O período considerado avançado deve propor a maior permanência e concentração do graduando em sua formação, na qual esse deve ter a competência de aliar o conhecimento adquirido na sala de aula e as observações feitas através de sua participação e observação externa nas escolas de educação básica e outros espaços desenvolve-la em suas disciplinas consideradas fundamentais.

O período de aprofundamento referentes ao penúltimo semestre nelas seria recomendável que o graduando já em considerável formação aproveitasse esse momento para aprimorar seus conhecimentos buscando essas disciplinas, onde melhor correspondesse com seus interesses, por exemplo: a sociologia, política, antropologia, historia, psicologia. Enfim, novas experiências em uma sociedade que nos impõe sempre novas experiências e experimentos.

Por fim, sem a necessidade do aumento da carga horária e nem adicionar disciplinas o curso de pedagogia da Universidade do Estado do Pará pode torna-se atual e eficiente na formação de docentes da educação tomando um posicionamento preciso e necessário para os dias de hoje.

A Participação para construção de uma proposta de educação popular na Amazônia, respeitando as singularidades da diversidade cultural e de saberes aos acadêmicos de pedagogia na Universidade do Estado do Pará, no exercício da práxis no Núcleo de educação popular Paulo Freire.