A população sabe a diferença entre ubs e upa

Você sabe quando se deve procurar uma UBS, UPA, AMA, Samu ou Hospital? Reunimos abaixo as informações de acordo com as fontes consultadas e que servem como parâmetros em todo o Brasil.

As UBS são locais onde os usuários do SUS podem receber atendimento médico para diagnóstico e tratamento de cerca de 80% dos problemas de saúde. É nessas unidades que a população tem acesso a medicamentos gratuitos e vacinas, faz atendimento pré-natal, acompanhamento de hipertensos e diabéticos e de outras doenças, como tuberculose e hanseníase. As UBS são a porta de entrada do SUS, contribuindo para o aumento da qualidade de vida e para a redução dos encaminhamentos aos hospitais.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.

A estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação, colabora para a diminuição das filas nos prontos-socorros dos hospitais. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico.

Nas localidades em que estão em pleno atendimento, as unidades têm capacidade para atender sem necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro hospitalar em mais de 90% dos pacientes. Estas unidades estão ligadas diretamente ao SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Atendimento Médico Ambulatorial - (AMA): A AMA suporta as demandas de saúde com média complexidade, como dor de ouvido, dor de garganta, crises de asma e infecção urinária. Realiza, também, administração de medicamentos, suturas, drenagem de abscessos e Raio-X de qualquer paciente sem cadastramento prévio, com atendimento diferenciado, sendo de segunda-feira à sábado das 07 às 19h para as unidades tradicionais, e 24h para as unidades interligadas à hospitais.

SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência): Ao discar o número 192, o cidadão estará ligando para uma central de regulação que conta com profissionais de saúde e médicos treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. São estes profissionais que definem o tipo de atendimento, ambulância e equipe adequado a cada caso.

Há situações em que basta uma orientação por telefone. O SAMU/192 atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, através do telefone 192 o atendimento chega ao usuário onde este estiver.

Hospitais: Em situações de emergência que necessitam de internação, cirurgias, acompanhamento cirúrgico, exames mais elaborados, maternidade, exames de imagem e casos mais complexos.

Fontes: Ministério da Saúde/Telessaúde São Paulo/Unifesp

Sobre a Ebserh - O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh/MEC desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 Hospitais Universitários Federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculados às Universidades Federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os Hospitais Universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Elthon Ribeiro- jornalista do HUJB-UFCG/Ebserh

UBS ou UPA – O que é e Quais os Serviços de Saúde por eles Oferecidos? Quando procurar a UPA e quando procurar a UBS? Você sabe para que serve uma UBS ou uma UPA? Já parou para pensar a diferença entre essas duas unidades de saúde? Descubra o que significado dessas siglas e quais serviços são oferecidos por esses locais.

O que é uma UBS? UBS ou UPA

A população sabe a diferença entre ubs e upa
O Que E Uma UPA

A UBS, Unidade Básica de Saúde, é uma unidade do SUS, Sistema Único de Saúde, que visa atender a maioria dos problemas de saúde da população brasileira, com foco total nos que são menos graves. Elas estão localizadas em quase todo o território nacional e costumam atender por bairros, o que faz com que uma cidade possua várias UBSs. Seu foco é na saúde das famílias e seu intuito é fazer parte do cotidiano das pessoas, fazendo com que estejam próximas dos locais de moradia, trabalho, comércio.

Quais serviços são oferecidos em uma UBS?

A UBS consegue fornecer quase todos os Serviços Básicos de Saúde que outros tipos de unidade oferecem.

Nos postos, é possível:

  • receber curativos,
  • fazer inalações,
  • obter tratamentos básicos em Pediatria e Odontologia,
  • Tomar Vacinas,
  • receber algumas medicações de forma gratuita,
  • entre outras coisas.

O que é uma UPA? UBS ou UPA

A população sabe a diferença entre ubs e upa
O Que E Uma UBS

A UPA, Unidade de Pronto Atendimento, é uma unidade do SUS que possui recursos para atingir grande parte dos casos de urgência e emergência relacionados à saúde.

Funciona, em sua maioria, 24h por dia e costuma atender parte ou a maioria de uma cidade inteira. Está também ligada ao SAMU, possibilitando que os hospitais não lotem e que a qualidade do atendimento seja melhorada.

Caso o problema não possa ser resolvido em uma UPA, como acontece com os de alta complexidade, o paciente será encaminhado para um hospital ou outra unidade com maior infraestrutura e equipes específicas.

Quais serviços são oferecidos em uma UPA?

Os serviços oferecidos vão desde atendimento simples até os de complexidade média-alta, oferecendo raio-x, laboratório de exames, leitos usados em casos de observação médica, entre outras coisas.

Também é possível obter prestação de socorro imediatamente em alguns casos de urgência e emergência.

Diferença entre Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Unidade Básica de Saúde (UBS) UBS ou UPA

Você sabe aonde ir quando está gripado? E quando seu filho está com febre, para onde o leva? Se precisar fazer um curativo, onde deve ir?

E se sua tia cair e fraturar a bacia, o que você vai fazer?

Conheça melhor o que cada unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) está habilitada para atender, e saiba o que fazer em casos de emergência ou quando sintomas desagradáveis aparecerem.

Os problemas de saúde mais comuns, o dia-a-dia da Saúde e os Exames de Rotina devem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde, ou seja, nas Unidades da Estratégia Saúde da Família do seu bairro ou distrito, o objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhar ao Pronto Atendimento ou ao hospital. Já para os casos de agravo, urgências, como acidentes, fraturas, Infartos e AVCs, o paciente deve ser encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).

Prefeitura de Guarulhos Esclarece

Assista no Youtube

Unidade de Pronto Atendimento UPA

A Unidade de Pronto Atendimento 24h é a unidade fixa de urgência e emergência. É um serviço da alta-complexidade. No Pronto Atendimento o paciente será apenas estabilizado, pois não é uma unidade de internação. Estima-se que 90% dos problemas de saúde que chegam até essas unidades são resolvidos sem necessidade de encaminhar o paciente ao pronto-socorro de um hospital.

Qual a função da UBS?

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais.

Quando foi criada a UPA?

Para ele, ex-secretário de Gestão no governo Serra na capital, o próprio governador do Rio inspirou-se na AMA para criar a UPA carioca.

“O presidente Lula foi desonesto. Inventou uma suposta inspiração no Rio quando na realidade o modelo de pronto atendimento é mais um pioneirismo tucano em São Paulo”, afirmou Montone.

Qual a Diferença Entre: USB X UPA X PRONTO SOCORRO?

PRONTO SOCORRO

Aqui a verdadeira função a ser executada por todo Pronto Socorro de um Hospital, assim como em seu próprio nome fala: Atender Pacientes que Estejam em Estado de Urgência ou Emergência.

Todas as pessoas que tem um risco Eminente de morte ou seja perder a vida, podemos citar aqui alguns exemplos tais como:

  • Acidentados de qualquer tipo seja:
    • Carro,
    • avião,
    • trabalho,
    • brincando,
    • em lazer ou
    • viajando
    • pescando
    • praticando esportes
    • por meios da natureza:
      • Raios
      • Chuvas
      • Afogamento
      • Picadas de insetos
    • outros
  • Suspeita de infartos,
  • Derrames,
  • Apendicite,
  • Pneumonia,
  • Fraturas,
  • entre diversas outras possibilidades de complicações.

Essa informação é o caminho correto para o bom atendimento, uma vez que a cada 10 pessoas que procuram o serviço, em média, seis não são casos de urgência.

Urgência: Perigo EMINENTE DE MORTE

Repetindo, pois sei que você vai se lembrar: URGÊNCIA, PERIGO EMINENTE DE MORTE.

Lembre-se, uma vez que você não tem um risco eminente de Morte e utiliza o pronto socorro por receio apenas. O time que lhe atende, pode não estar disponível quando um caso eminente de morte chegar. Sua vida é mais importante que de outro ser da mesma especie? Reflita.

Isenção de responsabilidade! Como um serviço para nossos leitores, o ABCTudo fornece acesso à nossa biblioteca de conteúdo arquivado. Favor observar a data da última revisão ou atualização em todos os artigos. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto para aconselhamento médico direto de seu médico ou outro clínico qualificado.