Por que o bolo embatuma

Por que o  bolo murcha? Por que ele cresce no forno e depois afunda?  Você seguiu a receita a risca, colocou o bolo no forno,  ele estava crescendo lindão e bum de repente abaixou. Que tristeza!

Mas calma, antes de se culpar por falta de habilidade ou  culpar a receita,  saiba que tem motivo e  solução!  Veja as dicas a seguir e garanta que seu bolo nunca mais afunde de novo!

  1. PRÉ AQUEÇA  O FORNO: Sempre por no mínimo 20 minutos e  30 minutos como ideal. A primeira coisa a fazer,  antes de  preparar o bolo  é acender o forno. A segunda,  untar a forma,  a massa deverá entrar ao forno assim que for preparada.
  2. UNTAR A FORMA ANTES: Lembre-se que o fermento começa a reagir quando em contato com os líquidos. E o bicarbonato de sódio assim que entra em contato com um ácido. O correto é que esta reação aconteça dentro do forno o mais rápido possível. Portanto nada de deixar a massa esperando. 
  3. TEMPERATURA DO FORNO: É ela o principal motivo dos bolos desabarem. Isso por que se muito alta faz com que o bolo cresça muito rápido.  Sem ter assado internamente. Por falta de tempo ele não ganha  estrutura suficiente para crescer e colapsa, formando um buraco no meio.  O bolo deve ser assado  sempre em temperatura baixa, 180°C.
  4. ANSIEDADE:  Nada de abrir o forno para ver se o bolo está bom.  Ao abrirmos, o ar frio entra e diminui a temperatura interna.  O bolo toma um golpe de ar frio fatal e abaixa!  Controle a ansiedade, melhor ascender a luz e observar. 
  5. QUANDO ABRIR? Depois de 20minutos que é quando o bolo ganha estrutura, aí sim, com cuidado pode!  Feche antes janelas e portas ao redor ( se houver) para que não haja corrente de ar. Abra a tampa devagar, permitindo que o ar frio entre aos poucos. Assim o bolo não afunda.
  6. NA HORA DE RETIRAR DO FORNO: Abra a tampa do forno em alguns centímetros (10cm), permitindo que o ar quente saia do forno e o frio entre, igualando a temperatura interna. Assim quando retirar o bolo de dentro do forno ele não sente o choque térmico. Mas só por 3 ou 4  minutos senão ele resseca com o calor.
  7. EXCESSO DE FERMENTO OU BICARBONATO – Fermento faz o bolo crescer, então muito fermento deixa o bolo mais fofinho certo?  Só que não!  Excesso de fermento  cria muito ar dentro do bolo, de uma forma muito rápida, e sem  estrutura você já sabe,  ele implode.  
  8. QUANTIDADE DE FERMENTO/XÍCARA: Em média entre 1 e 1 ½ colher de chá de fermento/bicarbonato para cada xícara de farinha. Isso se a farinha for sem fermento, claro!
  9. FERMENTO x BICARBONATO DE SÓDIO: Lembre-se, fermento e bicarbonato não são a mesma coisa, portanto não substitua um pelo outro. O bicarbonato ajuda o bolo crescer sim, mas só quando há bastante aeração dos ovos na massa. Ele  costuma ser usado nos bolos de chocolate para acentuar a cor deixando o bolo mais negão, mais bonito!

  10. FERMENTO VENCIDO: Parece óbvio, mas a gente esquece. Então antes de começar  certifique-se que o fermento  esteja ativo. Olhe a  validade e  se já estiver vencida não necessariamente seu fermento não está bom, faça  o teste do fermento.
  11. TESTE DO FERMENTO coloque 1 colher de chá de fermento em  ½ xícara de chá de água quente, se estiver ativo ele deve começará a borbulhar imediatamente, caso não melhor nem começar.
  12. BATER OU NÃO BATER? Depende e aqui vale dar uma espiadinha nas dicas para deixar seu bolo sempre fofo. Bater na primeira parte é permitido, bater na segunda parte não. Pera que eu explico.
    Você pode bater com vontade, os ovos com o açúcar e a manteiga. Essa aeração é boa e garante um bolo bem fofinho. Depois que você adicionar  a farinha de trigo aí é proibido bater.  Se estiver usando a batedeira, abaixe para a velocidade para o mínimo e  apenas misture. Se estiver batendo  na mão, misture delicadamente para não desenvolver muito o glúten. Com uma espátula, puxe a massa por baixo e dobre-a sobre a farinha,  peneirada sobre a massa. Peneirar? é bom! por que?  aqui
  13. INGREDIENTES –  Se você leu todo o texto e chegou até aqui, já sabe  que o bolo é sensível a mudanças bruscas de temperatura. Então o ideal é que os ingredientes, como leite, manteiga e ovos estejam em temperatura ambiente. Mas isso também não é regra, se for bater claras em ponto de neve, o ideal, é que os ovos  estejam refrigerados. Com as claras geladas conseguimos neves mais perfeitas, veja  como bater claras, aqui.

Mãos a obra?  Que tal começar com este BOLO DE NADA?  Ou então,  joga na busca aqui do site a palavra chave BOLO e escolha o seu!

Ah não esquece de salvar este post entre os seus favoritos! Tem este recurso aqui no site, basta se inscrever e clicar no joinha que fica no canto superior direito desta página, assim ele fica salvo nas  suas receitas favoritas do Monta Encanta.  😉

Obrigada e até a próxima receita ou dica 😉 Rosi Seligra.

Boas Compras Monta Encanta

Foto: Shutterstock

Porque o seu bolo solo? Confira esses erros, que você pode estar cometendo na sua receita!

Você pode encontrar várias formas de preparar um delicioso bolo e desde as versões sem farinha até aquelas preparadas no liquidificador ficam simplesmente divinas! Porém, nem sempre é tão fácil acertar o ponto, deixá-lo fofinho e molhadinho. Aí você para e pensa no que pode ter errado, culpa a qualidade dos ingredientes que você usou para sua massa não rachar e o seu bolo só crescer no meio. Por isso, selecionamos os principais erros que você pode cometer para o seu bolo ficar solado, confira!

Os principais erros que podem deixar o seu bolo solado

Pode ser a temperatura do forno e até algo na receita que podem influenciar negativamente o sucesso do seu bolo, te impedindo de saborear um bolo molhadinho e fofinho! Venha ver os erros mais comuns e, claro, nossas sugestões para evitá-lo!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Se seu bolo estiver com pouco volume

Se você preparou o seu bolo e ele não cresceu ou ficou baixo na sua forma é possível que você tenha adicionado muito líquido na mistura ou utilizado pouca quantidade de farinha. Outro fator pode ser a eficiência do fermento e até que o forno esteja muito quente para receber o seu bolo. Observe qual erro você pode ter cometido e evite para um bolo de sucesso!

Descubra como evitar uma massa quebrada e um bolo esfarelado

Você já conheceu as melhores receitas de bolo de chocolate do TudoGostoso. Para evitar que o seu bolo fique esfarelado e se quebre todo, você pode ter adicionado muito açúcar e fermento na sua massa. Você pode ter usado a farinha ou a ordem inadequada dos ingredientes. Por isso, preste atenção no que pode estar dando de errado para o resultado final ficar como o esperado.

Foto: Shutterstock

Não tem nada melhor do que acertar na sua receita de bolo e aproveitar esse delicioso prato!

 Um dos famosos aspectos do bolo solado é a textura densa

Quando o seu bolo fica solado, normalmente é por ter pouca fermentação, mistura de açúcar e até muito líquido na massa. Outro problema, pode estar na temperatura do seu forno e o seu bolo não ter assado na temperatura ideal para ele. Evite abrir a porta do seu forno nos primeiros minutos, para ele não ficar solado.

A escolha da forma para sua massa

Se quando você retirou o bolo do forno o encontrou “torto” na forma, é capaz de você ter levado para assar sem misturar corretamente os ingredientes. Por isso, repare se a sua forma não está deformada ou se a prateleira do forno não tem algum desnível, pois isso acarretaria na irregularidade do calor recebido na hora de assar.

Se sua massa estiver “dura como pedra”

Quando você for preparar sua massa, ela ficar muito densa, você pode ter colocado muita farinha ou até pouco açúcar. Quando for misturar, não mexa demais, pois a massa pode acabar desenvolvendo demais o glúten da farinha de trigo. Evitando esses erros clássicos, confira as dicas criativas para confeitar o seu bolo e ele ficar ainda mais delicioso!

Postingan terbaru

LIHAT SEMUA