O que que é cravo

É verdade que o cravo da pele é um animal?

Não é bem assim. “O cravo é um poro entupido de gordura”, explica a dermatologista Tereza Makaron, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Só que algumas bactérias, como a Propionobacterium acne, e até um parente das aranhas, o Demodex folliculorum, adoram morar dentro desses poros, onde encontram um ambiente ideal para procriar. Lá se instalam e fazem a sua casa, muitas vezes provocando uma irritação, a acne, que muita gente chama de espinha. É comum ter esses problemas depois da puberdade, quando os hormônios aumentam a oleosidade da pele.

1. A pele é recoberta por uma proteína chamada queratina, que a protege contra o ressecamento.

2. Às vezes a queratina fecha a saída dos poros. A pontinha preta do cravo é resultado da reação de uma quantidade grande da proteína com o oxigênio do ar.

3. Como a glândula sebácea continua produzindo gordura, esta vai se acumulando no poro. É o cravo.

Cravos e espinhas são nomes utilizados para indicar um problema conhecido como acne. Eles são muito comuns na adolescência, mas isso não significa que não possam surgir em adultos. Apesar de a acne não causar grandes danos à saúde do indivíduo, o surgimento dessas lesões pode provocar problemas de autoestima.

Ao surgir cravos e espinhas na pele, é importante procurar um dermatologista para que essas lesões sejam tratadas. Outro ponto importante é nunca espremer essas lesões, sob o risco de deixar cicatrizes na pele e provocar infecções.

Leia também: Mitos e verdades sobre a acne

O que causa cravos e espinhas?

O que que é cravo
Cravos e espinhas são mais comuns na adolescência.

A acne, também conhecida como espinhas e cravos, é um processo inflamatório que acomete as glândulas sebáceas e os folículos pilossebáceos. As espinhas e cravos surgem com mais frequência na região do rosto, mas podem aparecer também nas costas, peito e ombro. É um processo comum na adolescência, estando relacionado principalmente com a produção de hormônios sexuais, os quais são responsáveis por alterar as características da pele e afetar as glândulas sebáceas, que passam a produzir mais secreção.

As glândulas sebáceas são glândulas que produzem o sebo, uma secreção que, entre outras funções, lubrifica a pele e o pelo. Essas glândulas possuem ductos que geralmente terminam nos folículos pilosos. Em determinadas situações, observa-se que as células da pele no folículo piloso produzem muita queratina, levando à obstrução do orifício folicular. Essa obstrução faz com que o sebo fique acumulado e se formem os chamados cravos. Quando bactérias se desenvolvem no interior do folículo, levando à inflamação e acúmulo de pus, observamos o surgimento das espinhas.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que a acne não precisa ser tratada, pois ela tende a desaparecer com a idade, é muito importante que o tratamento seja feito. Como dito anteriormente, a acne pode desencadear problemas psicológicos no indivíduo, uma vez que muitos têm vergonha da aparência de sua pele. Além disso, a acne pode deixar marcas no rosto, as quais nem sempre podem ser corrigidas facilmente.

O tratamento da acne é completamente individualizado. Isso significa que o procedimento adotado para uma pessoa pode não resolver o problema de outra. A forma de tratar pode incluir tanto produtos tópicos como medicamentos de uso oral. Para tratamento da acne em mulheres, é comum a indicação do uso de anticoncepcionais.

O que que é cravo
Espremer cravos e espinhas pode provocar cicatrizes.

Um medicamento muito falado quando assunto é cravos e espinhas é a isotretinoína. Esse medicamento não deve ser usado indiscriminadamente e costuma ser indicado para casos em que outros tratamentos não produziram uma boa resposta. É importante salientar que o medicamento gera efeitos colaterais graves, como ressecamento dos lábios, olhos e pele e aumento do colesterol, e seu uso deve ser acompanhado por um médico, o qual exigirá exames para avaliar a condição do paciente durante o tratamento. É importante destacar que a gravidez é completamente contraindicada durante o uso de isotretinoína, pois pode levar a malformações no bebê e abortamento.

Vale ressaltar também que o indivíduo com acne nunca deve manipular as lesões que surgem na pele. Espremer as espinhas e cravos pode causar problemas como cicatrizes e até mesmo inflamações e infecções. Limpar excessivamente a área é também prejudicial, pois pode causar irritação.

Em alguns casos, o tratamento da acne inclui também acompanhamento psicológico. A ajuda de um psicólogo é importante para recuperar a autoestima do indivíduo.

Leia também: Puberdade — período caracterizado por diversas transformações

Como prevenir cravos e espinhas?

Para prevenir o surgimento da acne, deve-se cuidar adequadamente da pele, utilizando produtos indicados ao tipo específico de pele. Cosméticos que aumentam a oleosidade, por exemplo, podem ser responsáveis por estimular o surgimento de cravos e espinhas e devem ser evitados.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a acne apresenta forte componente genético e não se relaciona diretamente com a alimentação, não sendo necessário realizar nenhuma dieta ou restrição alimentar. O estresse emocional pode provocar uma piora no quadro de cravos e espinhas, sendo importante, portanto, também evitá-lo.

Os cravos são conhecidos como comedões, são comuns em todas as faixas etárias e sexo. Até mesmo adultos possuem cravos, mas você sabe por que eles surgem na sua pele?

Essa é a pergunta que responderemos nesse texto, saiba tudo sobre cravos, como preveni-los e trata-los. Vá até o final para descobrir tudo o que precisa!!

Boa leitura!

O que são cravos?

Os cravos são as obstruções do folículo piloso pelo sebo, embora seja um nome popular chamar essa doença de cravo, o nome correto é comedão

Na explicação da Sociedade Brasileira de Dermatologista vimos que os comedões surgem pelo excesso de sebo na pele. O sebo na pele é comum, pois é produzido pela glândula sebácea para lubrificar, proteger e hidratar a pele.

Mas, em excesso o sebo causa os comedões que são resultados pelo entupimento dos folículos pilosos (poros). Os poros também podem ser tampados por queratina e células mortas.

Portanto, uma pele oleosa é formada pela produção excessiva de sebo + queratina. Dessa forma, a pele oleosa é responsável pelos cravos e espinhas na nossa pele. Existem diversos fatores que provocam o sebo em excesso, abaixo listamos as principais causas.

O que causa cravos?

A obstrução dos poros causa os cravos, mas o que leva essa obstrução é o excesso de oleosidade da pele causada por:

  • Aumento dos hormônios sexuais
  • Alimentação rica em gorduras
  • Fatores genéticos
  • Anticoncepcionais
  • Síndrome do ovário policístico
  • Uso de testosterona e derivados
  • Corticoides
  • Cosméticos e maquiagens a base de óleo
  • Banhos com sabonete inadequado

Todos esses fatores são responsáveis por deixar a pele oleosa!! São fatores que precisam ser avaliados pelo médico dermatologista, afinal esse é o único profissional responsável pela prevenção e tratamento dos cravos.

Qual a diferença entre cravo e comedão?

Nenhuma, cravo e comedão são a mesma coisa. 

Qual a diferença entre cravos e espinhas?

Espinhas e cravos pertencem a uma doença chamada “acne”. O cravo é estagio inicial da acne e a espinha é oestágio mais avançado onde as bactérias já se proliferaram na pele. O cravo é causado somente pelo entupimento dos poros com oxidação dos ácidos graxos quando em contato com o ar.

Qual a diferença entre cravo branco e preto?

Os cravos pretos são comedões que não estão cobertos por pele, somente sebo e ficam abertos.  A cor preta vem do processo de oxidação das células mortas, queratina e sebo, quando essas substâncias acumulam nos poros, eles dilatam e ocorre a oxidação.

O cravo pode ficar ainda mais preto se tiver cremes ou substâncias tampando os poros, isso favorece o escurecimento do cravo. Por isso é muito importante tirar a maquiagem e outras substâncias da pele diariamente.

O cravo branco é fechado, fica coberto pela pele, como tem uma camada de proteção não entra em oxidação como o cravo preto.

No entanto, esse tipo de cravo é difícil de remover, pois, pode provocar cicatriz na pele e espinhas quando tentamos tira-lo. Somente os profissionais devem lidar com esse tipo de cravo.

Em ambos casos, a pessoa deve procurar um dermatologista para indicar os produtos corretos para sua pele e falar como limpa-la profundamente. Optar por uma rotina de cuidados e higienização ajuda a prevenir e evitar os cravos.

Quais os melhores tratamentos para cravos?

Os cravos podem ser tratados de diversas formas, o dermatologista tem o papel de avaliar a pele do paciente e estabelecer a causa dos cravos a fim de determinar o melhor tratamento para seu caso. Os melhores tratamentos podem envolver:

  • Sabonetes para rosto com ácido retinoico
  • Hidratante específico para pele oleosa
  • Limpeza de pele profissional (para remover cravos e células mortas)
  • Protetores solares e maquiagens anti-oleosidade
  • Argila verde (ajuda controlar a oleosidade)
  • Estabelecer limpeza e higiene da pele adequadamente

Todos esses produtos ajudam a tratar cravos e manter a pele menos oleosa.

O que que é cravo
O que que é cravo

Como prevenir cravos?

Os cravos podem ser recorrentes para algumas pessoas, nesse caso é recomendável procurar um especialista para tratar o problema. No entanto, existem algumas recomendações básicas para prevenir os cravos, como a limpeza de pele e higienização.

Se você ainda não tem o ritual de limpar seu rosto para diminuir a oleosidade ou tratar cravos, talvez esse seja seu problema: “não ter uma rotina de higiene da pele”.

Como evitar que os cravos apareçam?

Uma das melhores maneiras de evitar os cravos é com a limpeza de pele, não estamos falando da limpeza profissional. Mas da rotina de limpar a pele diariamente na sua casa. Já ouviu falar do termo skincare?

Esse é termo inglês que significa “cuidados com a pele”, é uma tendência nos últimos anos.

Montar uma rotina de skincare depende de um dermatologista, afinal ele é único profissional capacitado para sugerir os cosméticos e dermocosméticos que sua pele precisa.

Utilizar os produtos certos para seu tipo de pele faz toda a diferença, mas utilizar produtos de qualidade também faz, não são todos os produtos que vão bem com sua pele.

Como retirar cravos em casa?

A melhor maneira de retirar o cravo é limpando a pele, esfoliando, aplicando mascara removedoras de cravos e hidratando a pele. Montamos um passo a passo para você acompanhar uma rotina skincare:

  1. Lavar o rosto como sabonete: procure sabonetes suaves e que equilibrem o pH da sua pele, como por exemplo: Dermoequilibrante da Vista Derm. Esse é um produto leve e que proporciona a sensação de limpeza instantânea na pele, ajuda a reduzir a oleosidade e remove qualquer impureza. Você precisa optar por sabotes como esse, pois garantem a limpeza profunda da pele e são específicos para acne.
  2. Esfoliar a pele: muitas pessoas erram nesse passo, colocam muita força para esfoliar a pele, uma dica para você realizar a esfoliação de forma profunda e eficiente é como comprar uma Escova Para Limpeza Facial.
  3. Secar o rosto com toalha e devagar: não esfregue o rosto e não use roupas para secar sua pele, é importante usar uma toalha própria e limpa. Muitas pessoas secam com roupas ou toalhas sujas, não faça isso!!!
  4. Hidratar a pele: a hidratação restaura funções importantes da pele, existe um hidrante especial para cada tipo de pele. Mas uma opção interessante para comedões é “Creme Amolecedor De Comedões Beauty Face”. Esse creme hidrata e amolece os cravos. O ideal é que você aplique compressas do creme por 8 a 15 minutos para amolecer os cravos.
  5. Retirar cravos: Após limpar a pele e amolecer os cravos você pode realizar a limpeza dos cravos com “Limpador De Poros Portátil”. A tecnologia do Limpador De Poros remove de forma eficiente cravos e espinhas da pele.

Receita caseira de remoção de cravos

Você sabia que é possível ter bons resultados com esfoliantes (comprados ou caseiros) e óleo de coco? Pois é. Com isso, você pode tirar aqueles pontinhos do rosto e do nariz que tanto te incomodam.

Quer uma receita exclusiva? Então, veja um vídeo que a Patrícia Elias preparou para você. Ela tem uma dica especial para usar a seringa. Veja agora como isso é possível!

Viu como é fácil cuidar da sua pele? Todos os produtos que citamos tem na Shopfisio para te ajudar.

É importante ressaltar o uso do protetor solar diário para proteger sua pele da desidratação, não existirá uma rotina de higiene eficiente se você não usar o protetor solar, afinal o sol é o grande vilão da pele e o responsável por criar uma textura desagradável.  

Afinal, os cravos são só parte dos problemas que você precisa resolver, não é mesmo?

Aproveite esse cupom da Shopfisio para montar sua rotina Skincare contra os cravos!