O que é campo de estudo no currículo

Colocar a cursos e formação no currículo é requisito básico para chamar a atenção do recrutador e comprovar as suas competências para assumir uma vaga. 

Continua depois da publicidade

Depois de definir o objetivo profissional e incluir a experiência no CV, é chegado o momento de falar um pouco sobre as qualificações para ocupar o cargo. Nesse histórico, é importante reunir os cursos que já foram concluídos, bem como aqueles que estão em andamento. As informações devem ser organizadas de maneira clara, direta e ordenada.

O que é formação profissional no currículo?

A formação é uma parte do currículo que engloba cursos de longa duração, ou seja, com carga horária a partir de 100 horas. Isso inclui pós-graduação (especialização, MBA, extensão, mestrado ou doutorado), graduação, ensino técnico, ensino médio e ensino fundamental, alinhados ao objetivo profissional.

O item formação profissional existe para evidenciar os conhecimentos do candidato a respeito de uma área, bem como os seus interesses profissionais. Preencher esse campo corretamente no CV é uma forma de dar um passo à frente no processo seletivo. 

Continua depois da publicidade

Os recrutadores reconhecem a importância dessa parte do currículo no momento da triagem e convocam os candidatos mais capacitados para entrevista de emprego.

Como colocar formação acadêmica no currículo?

Ao falar de cada formação, seja objetivo e direto. Reúna as seguintes os seguintes dados de cada curso:

  • Nome da instituição;
  • Nome do curso;
  • Nível de formação;
  • Mês e ano de início e conclusão do curso (ou previsão de conclusão do curso, para quem ainda está cursando).

Ao listar as formações, evite dar muitos detalhes. Organize na forma de tópicos para facilitar o trabalho do recrutador.

Continua depois da publicidade

Outras cursos não entram no campo de formação acadêmica, como é o caso dos cursos de curta duração (com menos de 100 horas), de idiomas e informática. Essas informações devem constar no CV, mas dentro de um tópico intitulado de “Informações Adicionais”.

Como preencher formação acadêmica no currículo?

O Via Carreira separou algumas dicas de como escrever a formação acadêmica no currículo. Acompanhe:

Continua depois da publicidade

Ao listar os cursos, siga uma ordem cronológica decrescente, começando sempre do mais recente para o mais antigo. Essa organização deixa evidente qual é a sua área de atuação e os conhecimentos técnicos que possui. 

Além de seguir uma linha do tempo, também é interessante considerar a ordem de relevância e nível de escolaridade.

Cada caso é um caso. Um profissional que está mudando de área, por exemplo, pode incluir a nova graduação primeiro e depois adicionar o curso de pós-graduação que já concluiu em outra área. Em contrapartida, se o seu objetivo é evidenciar o perfil de um profissional pós-graduado, então inclua os cursos de pós-graduação no topo, respeitando o nível de escolaridade (doutorado, mestrado, MBA e especialização).

Continua depois da publicidade

Para que o recrutador possa compreender sua trajetória educacional, informe nome do curso, nome da instituição e ano de conclusão. Em alguns casos, também é interessante citar a cidade. Inclua esses dados básicos de cada formação.

Curso em andamento

Uma faculdade em andamento ou mesmo uma pós-graduação que ainda não foi finalizada pode somar pontos positivos no currículo. Portanto, não deixe de incluir a formação que você está cursando no documento. Apenas se lembre de substituir o termo “data de conclusão” por “previsão de término”.

Curso trancado

Um curso trancado ou interrompido deve constar no currículo? Depende. Se a formação tiver relevância para a vaga pretendida, pode ser uma boa ideia inclui-lo no CV. Só tome o cuidado de deixar claro que o curso em questão não foi concluído.

Imagine a seguinte situação: um publicitário que fez dois anos de Letras e está se candidatando para o cargo de redator. Ele não concluiu a faculdade, mas os conhecimentos que adquiriu nessa formação “interrompida” vão ao encontro da vaga.

De qualquer forma, se você informar um curso trancado no CV, esteja preparado para explicar o motivo da interrupção. Certamente esse será um dos questionamentos na entrevista.

Descarte algumas formações

Quem tem ensino superior completo, ou já fez cursos de pós-graduação, não precisa informar os nomes das escolas que frequentou no ensino fundamental e médio. Esses dados são irrelevantes para o recrutador.

Não conte mentiras

Ao escrever a formação acadêmica no currículo, não invente coisas para impressionar o recrutador ou supervalorizar suas habilidades. Uma mentira sempre é desmascarada uma hora ou outra, por isso não vale a pena.

Continua depois da publicidade

O seu CV não deve ser uma propaganda enganosa. Tenha em mente que os conhecimentos relacionados a sua formação serão avaliados.

Os dados sobre formação não podem ser apresentados de qualquer forma no currículo, ou seja, com abreviações, erros ortográficos e linguagem informal.

Considere o caso de um estudante, que deseja ingressar em um programa de aprendizagem. Ele jamais deve preencher o item “formação acadêmica” simplesmente com a frase “Ainda estudando na escola” ou “Curso de ADM na ETEC”. O certo é informar nome do curso, nome da instituição, data de início e data de término (ou previsão), de maneira organizada.

Exemplos de formação acadêmica no currículo

Veja a seguir alguns exemplos de estrutura para organizar as informações sobre formação no CV:

Para cargo de Analista de Marketing

Para o cargo de Gestor de RH

Para o cargo de Jovem Aprendiz

Para o cargo de Assistente Administrativo

Para o cargo de Coordenador de TI

Você não precisa escrever o seu currículo do zero. Os exemplos apresentados acima foram elaborados em um template do Google Docs. Adapte as informações conforme o seu perfil profissional e pronto.

Ainda tem dúvidas? Então confira o passo a passo de como fazer um currículo. Esse guia mostra como cada parte do CV deve ser preenchida.

Isabella MorettiFormada em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do Via Carreira.

Postingan terbaru

LIHAT SEMUA