Na tela retirantes qual problema social do povo nordestino e retratado

Na tela retirantes qual problema social do povo nordestino e retratado

Show

Retirantes é uma pintura feita em 1944 pelo artista brasileiro Cândido Portinari. ... Nessa obra, Portinari aborda o tema da migração nordestina, triste realidade de uma parte da população brasileira, que deixa seu lugar de origem em busca de melhores condições de vida em outras partes do país.

Qual quadro de Cândido Portinari de 1944 que retrata pessoas que sofrem com problema social da fome *?

No quadro Os Retirantes, produzido em 1944, Portinari expõe o sofrimento dos migrantes, representados por pessoas magérrimas e com expressões que transmitem sentimentos de fome e miséria.

Qual o tema abordado por Cândido Portinari na obra retirantes de 1944?

A obra “Os Retirantes” produzida em 1944 pelo artista brasileiro Cândido Portinari, retrata uma família que precisa abandonar sua terra para fugir da miséria e da fome.

Qual é a mensagem expressa pela obra artística de Cândido Portinari os despejados?

“Os Despejados” (1934), primeiro trabalho de Portinari com temática social: denúncia contra as injustiças; solidariedade aos excluídos.

Como os retirantes são tratados na tela e nos quadrinhos?

Na tela se tem o retrato da realidade dura vivida por uma família retirante, como retratado no realismo brasileiro. ... Na tela se tem a devastação de uma família em função da briga por terras, como retratado no parnasianismo.

Qual artista representou o sofrimento do povo nordestino através das cores marcantes e estilo único?

Cândido Portinari, artista plástico responsável pelo quadro Os Retirantes, obra que retrata o sofrimento e a seca nordestina. ... Os traços fortes, as cores fechadas focadas em tons de preto, cinza e marrom, buscam retratar a dura realidade desta parte da população brasileira.

Quais problemas Portinari procurou denunciar principalmente no Nordeste?

Os retirantes fugiram dos problemas provocados pela seca, pela desnutrição e pelos altos índices de mortalidade infantil no Nordeste.

Qual a poética tema abordado no quadro os retirantes?

O tema da seca no sertão nordestino é a principal fonte de inspiração do autor Cândido Portinari no quadro Os Retirantes, que retrata, através da figura dos imigrantes, um cenário político social do Brasil da primeira metade do século XX.

O que retrata o quadro de Portinari?

Suas pinturas costumam trazer temas que retratam as condições em que vivia o povo brasileiro na primeira metade do século XX. Portinari teve muito êxito ao destacar questões sociais, festas populares, o trabalho na roça, a infância, entre outros assuntos.

Retirantes é um quadro de Candido Portinari, pintado em 1944 em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

O painel é um óleo sobre tela e tem 190 X 180 cm, faz parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e retrata uma família de retirantes, pessoas que se retiram de uma região para outra em busca de condições melhores de vida.

Análise e interpretação

Os principais elementos da tela

O quadro é composto por tons terrosos e cinza. A família de retirantes ao centro toma quase a totalidade da tela. O contorno escuro dos personagens dá um tom pesado à obra. Ao fundo se vê a paisagem do sertão.

O chão é duro, com pedras e ossos espalhados, e a única coisa que se vê no horizonte é o contorno quase indistinto de uma montanha. O horizonte é claro, mas o céu é escuro e cheio de aves negras que rodeiam a família como se estivessem esperando pela morte deles.

Ainda se vê um pequeno grupo de aves que desce em direção ao solo, todas muito próximas, como urubus atacando uma carniça.

Crianças

Há cinco crianças na pintura. Duas estão ao colo e as outras três estão em pé. Uma das crianças no colo é grande, porém raquítica. As pinceladas escuras ao longo da figura dão a impressão de que ela é feita apenas de ossos.

No primeiro plano vemos uma criança em pé, com a barriga saliente e o pescoço muito fino. O tamanho da barriga, desproporcional ao resto do corpo, indica que a criança tem barriga d'água.

Essa doença é muito comum nos lugares marcados pela seca extrema, onde a única fonte de água vem de açudes e não é tratada. A presença dessa criança nos traz a imagem de uma extrema pobreza que também convive com a sede.

Adultos

Enquanto os olhares das crianças são distantes e desolados, os adultos apresentam expressões mais fortes, que beiram o desespero.

O homem que carrega uma trouxa nas costas e conduz uma criança pelas mãos parece estar olhando fixamente para o pintor, o que dá para a pintura um caráter de retrato. Seu olhar também parece um apelo, um pedido de ajuda.

Interpretação

O quadro é um retrato da miséria de uma família de retirantes entre tantas outras. Fogem da seca e da fome do Nordeste em busca de uma vida melhor mais ao Sul. O quadro faz parte de uma série composta por mais duas obras: Criança morta e Enterro na Rede.

Todas as peças são compostas pelo mesmo tema e com as mesma tonalidades, dando uma unidade para o conjunto. O tema é a seca, que provocou muitas mortes e uma migração em massa.

As convicções políticas e a consciência social do pintor são essenciais na composição dessa obra. Retratar a miséria, de uma forma tão crua, é um modo de se posicionar contra ela. Ao mesmo tempo em que as cidades brasileiras se desenvolviam, o campo era o palco da fome.

Portinari nasceu e cresceu na cidade de Brodowski, que fica no interior de São Paulo, em 1903. Filho de imigrantes italianos que trabalhavam em plantação de café, Portinari teve uma infância simples.

As imagens de quando ele era criança são constantes inspirações para as suas obras. Portinari fala como os retirantes o impressionavam, principalmente na fase da grande seca de 1915, que matou milhares de pessoas e levou à fuga de muitas outras.

A miséria dos retirantes e a esperança de uma vida melhor marcaram o menino que via uma leva de migrantes passando pela sua cidade.

Portinari se muda para o Rio de Janeiro aos quinze anos para estudar pintura. Lá, aprimora as suas técnicas e se dedica a retratos com o objetivo de ganhar a medalha de ouro do Salão da Escola Nacional de Belas Artes (Enba). Ele de fato ganha o Prêmio em 1928, o que lhe dá a oportunidade de morar na França por dois anos, de onde viaja pela Europa.

No velho continente, Portinari entra em contato com diversas obras, tem grande admiração por Rafael e Ticiano, pintores clássicos. O tempo passado na Europa serve para o artista ter uma visão mais afastada da sua infância e da sua cidade natal.

Essa visão possibilita um entendimento melhor de suas origens, que serão abordadas diversas vezes em suas obras. Ele volta ao Brasil em 1931, decidido a retratar as imagens da sua infância e do seu povo.

Portinari define a sua pintura como sendo "de camponês". Seus pais eram camponeses pobres e ele não podia se esquecer deles. Com o final da Segunda Guerra e o começo da abertura política no Brasil, Candido se filia ao Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Portinari diz não entender de política, mas tem convicções profundas e chegou a elas devido à sua infância pobre, ao seu trabalho e principalmente devido ao seu interesse artístico. Para o pintor não existe obra neutra. Mesmo quando o artista não tem intenção, o quadro sempre indica um sentido social.

Conheça também

Retirantes é uma pintura feita em 1944 pelo artista brasileiro Cândido Portinari. ... Nessa obra, Portinari aborda o tema da migração nordestina, triste realidade de uma parte da população brasileira, que deixa seu lugar de origem em busca de melhores condições de vida em outras partes do país.

Quais objetos ou pessoas aparecem na obra os retirantes?

Conteúdo factual – Nota-se a presença de nove figuras humanas, sendo duas criança de colo e mais três crianças maiores.Um velho com um cajado, duas mulher: uma trouxa na cabeça e uma criança no colo, outra com uma criança no colo.Um homem mais novo também carregando uma trouxa nas costas, um céu escuro, chãos seco, ...

O que as cores causam na obra os retirantes?

Na obra Os Retirantes, Candido Portinari expõe um estilo expressionista de pintura. Os traços fortes, as cores fechadas focadas em tons de preto, cinza e marrom, buscam retratar a dura realidade desta parte da população brasileira.

O que transmitem as expressões das pessoas retratadas no quadro os retirantes?

No quadro Os Retirantes, produzido em 1944, Portinari expõe o sofrimento dos migrantes, representados por pessoas magérrimas e com expressões que transmitem sentimentos de fome e miséria.

Que sentimentos os retirantes motivaram?

Que sentimentos os retirantes motivaram? “motivaram sentimentos de tristeza” (Luana), “Tristeza e dor” (Shirley), “Tristeza” (Edvirgem), “Sentimentos tristes e doentes” (Ana Paula).

Qual é o tema retratado pela obra retirantes?

O tema da seca no sertão nordestino é a principal fonte de inspiração do autor Cândido Portinari no quadro Os Retirantes, que retrata, através da figura dos imigrantes, um cenário político social do Brasil da primeira metade do século XX.

Que relação tem essa informação com o tema da tela retirantes?

Na tela se tem o retrato da realidade dura vivida por uma família retirante, como retratado no realismo brasileiro. Na tela se tem também a idealização da vida e do amor, como fizeram os românticos. ... Na tela se tem a devastação de uma família em função da briga por terras, como retratado no parnasianismo.

Qual é a figura central da obra é o que mais chamou sua atenção?

1 Qual é a figura central da obra? O que mais chamou sua atenção nela? A figura central é uma criança esquelética, provavelmente morta (o que se infere pelo título da obra).

O que são os retirantes?

Retirante é o termo que se refere à pessoa ou grupo que abandona a sua terra por causa da seca e da miséria em busca de uma localidade que lhe dê melhores condições de vida. Foi amplamente usado no Brasil para se referir a nordestinos que migravam para as grandes cidades do Sul–Sudeste brasileiro, fugindo das secas.

Que tipo de denúncia Portinari nos faz perceber?

O artista quis expressar a profunda miséria humana que é causada pela fome, pelas guerras e pelas desigualdades sociais, sendo os seus retirantes apresentados de forma quase monstruosa, que retrata as desumanidades que sofreram. A obra tem profundo sentido social, e servia tanto para o seu tempo quanto para o nosso.

Quais são os sentimentos retratados nas obras de Candido Portinari?

Preocupado, também, com aqueles que sofrem, Portinari mostra em cores fortes a pobreza, as dificuldades, a dor. Sua expressão plástica, aos poucos, vai superando o academicismo de sua formação, fundindo a ciência antiga da pintura a uma personalidade experimentalista moderna.

Pode-se afirmar que o quadro Retirantes 1944 de Cândido Portinari?

No quadro Os Retirantes, produzido em 1944, Portinari expõe o sofrimento dos migrantes, representados por pessoas magérrimas e com expressões que transmitem sentimentos de fome e miséria. ... Contribuíram para essa migração os problemas de cunho social da região Sul, com altas taxas de mortalidade infantil.

Como você interpreta a pintura que retrata a situação dos retirantes?

O quadro é um retrato da miséria de uma família de retirantes entre tantas outras. Retratar a miséria, de uma forma tão crua, é um modo de se posicionar contra ela. ... Ao mesmo tempo em que as cidades brasileiras se desenvolviam, o campo era o palco da fome.

Como podemos relacionar o quadro de retirantes aos textos lidos?

A obra de Portinari Retirantes representa o povo nordestino , Portinari passa a mostrar a necessidade que o povo tem em abandonar sua terra em busca de uma vida melhor em outra parte do país ( por isso o nome Retirantes - retirante é o homem nordestino que viaja de onde mora a outro lugar em busca de água e comida, ...

Quem pintou o quadro Os retirantes?

Candido Portinari

O que você vê o que a pintura representa?

O que você vê? O que a pintura representa? ... Por isso, podemos dizer que essa pintura procura imitar a forma como enxergamos uma paisagem.

Em qual desigualdade social o quadro Retirantes te faz pensar?

Resposta. A obra Retirantes representa o povo nordestino. Mostra a necessidade que o eles têm de abandonar sua terra em busca de uma vida melhor em outra parte do país. Portinari retrata com exatidão todo o sofrimento do povo brasileiro ,pois ele sofria com o sofrimento do seu povo.

Quem fez a obra de arte o grito?

Edvard Munch

O que significa a obra de arte o grito?

O quadro O Grito é uma obra de arte expressionista que simboliza a angústia e ansiedade do ser humano. Quadro O grito, de Edvard Munch. É uma das pinturas mais populares de todos os tempos e revela várias características de Munch: a força expressiva das linhas, redução das formas e o valor simbólico da cor.

O que significa a obra O Grito?

O Grito (no original Skrik) é uma série de quatro pinturas do artista norueguês Edvard Munch, a mais célebre das quais datada de 1893. A obra representa uma figura andrógina num momento de profunda angústia e desespero existencial. O plano de fundo é a doca de Oslofjord, em Oslo, ao pôr-do-sol.

O que a pintura retrata o grito?

Edvard Munch (1863-1944). Pintor norueguês, um dos precursores do Expressionismo. Em 1893 pintou "O Grito", sua obra máxima, que retrata a angústia do artista em relação ao amor e à amizade. O quadro se tornou bastante popular, como símbolo do desespero humano.

Como você acha que foi a reação das pessoas ao ver esta obra O Grito?

Resposta. O estilo do artista é o Expressionismo. (A emoção a flor da pele). A cena exposta na obra é disforme diante da dor do personagem que parece doente e com medo.

O quê Munch quis expressar através desse pungente grito?

O artista quis criar uma reflexão de nossa relação com a tecnologia. O artista quis criar uma reflexão em como não damos importância aos notebooks.

O que você sente quando depara com uma obra de arte?

Resposta. apreciar é saber olhar, é notar o que ela tem de melhor, é prestar atençao a maneira como vc se sente qdo exposto a ela. Qdo um autor cria uma obra (qq que seja) ele esta exprimindo um sentimento, se vc captar isso ja esta mais do que bom!

O que você sente ao observar uma imagem como essa?

Resposta. Resposta: A calma. Porque ele remete á um céu estrelado transmitindo paz e tranquilidade.

Que figura humana está simbolizada no quadro descreva a?

Resposta. Resposta: Uma pessoa espantada.

Qual o valor do quadro O Grito?

Com US$ 119,9 milhões, a obra "O Grito", de Edvard Munch (1863-1944), tornou-se a pintura mais cara da história a ser vendida em um leilão, nesta quarta-feira (2), caso se cumpram as previsões de que o quadro arrecade até 150 milhões de dólares.

Como podemos definir os artistas expressionistas?

Expressionismo é o nome de uma vanguarda artística europeia do início do século XX. Esse movimento artístico está entre os primeiros representantes das vanguardas históricas e talvez, o primeiro a focar em aspectos subjetivos, valorizando a expressão emocional do ser humano.