Como podemos observar as estrelas

É cada vez mais raro observar estrelas em grandes cidades e em suas proximidades. A poluição luminosa e a do ar apagam o céu noturno para bilhões de pessoas em todo o mundo. Mas ainda há lugares onde a noite permanece majestosa e intocada pelos humanos.

Sites como Light Pollution Map e Dark Site Finder ajudam a encontrar locais onde há uma boa observação de estrelas. A lista a seguir é uma verdadeira wishlist de lugares onde o céu e as estrelas fazem um espetáculo a parte que vale a pena ser visto.

Deserto do Atacama, Chile

Como podemos observar as estrelas

Ser o deserto mais seco do mundo é uma super vantagem para o Atacama quando o assunto é observar estrelas. A baixa umidade do ar, as altas altitudes e o terreno plano e desértico dão aos observadores um horizonte inteiro e limpo.

O deserto é também o lar do Atacama Large Millimeter Array, um grande telescópio criado em um esforço conjunto dos Estados Unidos, Europa e Ásia Oriental.

Leia Mais:
O que fazer no inverno em Ushuaia; veja o vídeo
Como fotografar estrelas e a Via Láctea

Salar de Uyuni, Bolívia

Como podemos observar as estrelas

O Salar de Uyuni, no sudoeste da Bolívia, está a 3.656 metros acima do nível do mar, altitude que permite acesso total às estrelas. Guias sugerem ir durante a estação chuvosa (dezembro a março), que inundam a superfície do Salar de Uyuni e transformam o solo em um espelho para o céu.

Ilhas Canárias

Como podemos observar as estrelas

As Ilhas Canárias têm uma posição geográfica que, aliada aos ventos que recebem, impede surgimento de muitas nuvens, sendo consideradas um ótimo lugar para a observação de estrelas — observatórios custeados por diferentes países têm sede lá.

Sutherland, Cabo Setentrional

Sutherland é tão boa para observar as estrelas que os cientistas construíram o maior telescópio óptico único do hemisfério sul – conhecido como SALT ou o Grande Telescópio da África Austral. Se você estiver na Cidade do Cabo, vale a viagem de quatro horas até o topo de Sutherland por uma longa e sinuosa estrada e apreciar uma das maiores observações de estrelas que o mundo tem a oferecer.

Jasper National Park, Canadá

Este parque canadense de 4.200 quilômetros quadrados é totalmente protegido da poluição luminosa. Há também um festival para observar as estrelas no parque, o Jasper Dark Sky Festival.

Trysil, Noruega

Trysil, no leste da Noruega, é conhecida pelas pistas de esqui, mas lá também é possível ficar em cabines de observação de estrelas. Você vai encontrar uma noite escura marcada por constelações ilimitadas. Quem aguentar o frio da madrugada, pode se deparar com as Luzes do Norte que ocasionalmente dão um show no céu.

Westhavelland, Alemanha

Como podemos observar as estrelas

O Parque Natural de Westhavelland, na Alemanha, é um dos mais novos membros da International Dark Sky Reserves (IDSR), uma organização dedicada a proteger nossas visões dos céus ao redor do mundo. Westhavelland é também uma reserva natural que é essencialmente um grande prado salpicado de lagos e bosques.

Doi Chiang Dao, Tailândia

Como podemos observar as estrelas

De fato, os céus mais bonitos do mundo pertencem às montanhas. Na Tailândia, o cume do Doi Chiang Dao é o terceiro pico mais alto do país. No entanto, o seu acesso não é muito difícil, e assim você pode desfrutar um céu sem grandes esforços.

Aoraki Internacional Dark Sky Reserve, Nova Zelândia

Como podemos observar as estrelas

O parque da Nova Zelândia se orgulha de grande variedade de beleza natural e também das milhões de estrelas visíveis todas as noites quando o céu está limpo. O parque é também o único no hemisfério sul e um dos oito no mundo na lista de locais protegidos pela IDSR. Além disso, dentro da reserva está o principal centro de pesquisa astronômica da Nova Zelândia, o Mount John Observatory.

Antártica

Como podemos observar as estrelas

Ridge A

Em 2009, um estudo determinou que Ridge A, um local no meio da Antártida, era na verdade o melhor lugar da Terra para observar as estrelas. No entanto, é tão fria e inóspita que nenhum humano jamais esteve lá. Mas, se você tiver a oportunidade de ir a qualquer parte da Antártica, olhe para céu. Aproveite esse continente livre de poluição.

Como podemos observar as estrelas
Como podemos observar as estrelas

Shutterstock-Jess Kraft

Depois de um dia cheio de tarefas, trabalho, computador e smartphone, tudo o que normalmente queremos é ir para a cama e fechar nossas janelas. O simples prazer de olhar para o céu não tem lugar na nossa agenda.

O fato de que olhar para o céu se tornou tão raro é a razão por trás de uma das crescentes tendências do turismo atual: o turismo das estrelas – ou “astroturismo”, como é conhecido.

Os céus escuros se tornaram cada vez mais atraentes para viajantes de todo o mundo que perseguem fenômenos naturais excepcionais como super luas, chuvas de meteoros ou eclipses apenas para testemunhá-los. Só em 2017, cerca de sete milhões de pessoas viajaram pelos EUA para ver o eclipse solar total.

Esses eventos únicos não são a única coisa que os observadores de estrelas estão procurando. De acordo com o Light Pollution Science and Technology Institute, 80% da massa de terra da Terra sofre poluição luminosa, então encontrar os lugares onde o céu está completamente escuro e as estrelas brilham mais se tornou um tesouro raro.

Olhar para o céu pode parecer uma nova tendência hoje em dia, mas na verdade faz parte de quem somos há séculos. Em uma entrevista para a Lonely Planet, J. Thomas Beckett, presidente do Clark Planetarium, de Utah, mencionou que “os astroturistas estão se reconectando com algo que tem um profundo significado primitivo para os humanos”.

Não é apenas um sentimento. Observar as estrelas é uma oportunidade para refletir sobre nós mesmos, para pensar sobre a grandeza que existe por aí, para nos questionarmos sobre o nosso lugar no mundo e para nos reconectarmos com o Criador. O silêncio de um céu noturno incrivelmente iluminado pode fazer isso. Como Madre Teresa coloca: “Precisamos encontrar Deus, e ele não pode ser encontrado no barulho e na inquietação. Deus é amigo do silêncio. Veja como a natureza – árvores, flores, grama – cresce em silêncio; veja as estrelas, a lua e o sol, como eles se movem em silêncio… Precisamos do silêncio para poder tocar as almas”.

Observar as estrelas também pode nos colocar em estado de admiração, provocando uma onda de emoções positivas, como compaixão, gratidão e abnegação. De acordo com um estudo da American Psychological Association, olhar para o céu noturno induz um sentimento de espanto e desencadeia admiração. Esta pesquisa explica que a reverência desempenha uma função social vital, porque diminui a ênfase no eu individual e pode encorajar as pessoas a renunciar a um interesse próprio estrito para melhorar o bem-estar dos outros e do mundo em geral.

Onde você pode encontrar os céus mais escuros para as suas próximas férias?

De acordo com a International Dark-Sky Association, existem mais de 100 locais internacionais certificados pela Dark Sky em meados de 2018. Aqui estão alguns deles:

  1. Mont-Mégantic International Dark Sky Reserve, Canadá
  2. Mayo International Dark Sky Park, Irlanda
  3. Brecon Beacons National Park, an International Dark Sky Reserve, País de Gales
  4. Pic du Midi International Dark Sky Reserve, França
  5. NamibRand Nature Reserve, Namíbia
  6. Aoraki Mackenzie International Dark Sky Reserve, Nova Zelândia
  7. Elqui, Chile
  8. Catalonia, Spain
  9. Big Bend National Park, Texas
  10. Cherry Springs State Park, Pensilvânia