Como adquirir o hábito de estudar

O hábito é um comportamento aprendido, que se repete regularmente, conscientemente ou não, como lavar as mãos e escovar os dentes. Trata-se de uma ação espontânea, ou seja, realizada de modo natural por todos os seres vivos. 

Ao reconhecer uma atividade, o cérebro poupa energia e passa a se dedicar a coisas novas. Desse modo, não há a sensação de vermos algo pela primeira vez e temos mais segurança para executar a tarefa, pois já a conhecemos e estamos acostumados com ela.

No processo de aprendizagem, o hábito é um grande aliado da criança. Sabe-se que não é possível interiorizar um conteúdo do dia para a noite. Por isso, ao estudar um pouco todos os dias, o aluno assimila melhor a matéria, aperfeiçoa as próprias habilidades, adquire gosto pelo aprendizado e, consequentemente, aumenta o rendimento escolar.

Entretanto, alguns pais relatam que o filho sente dificuldades de estudar diariamente. Isto ocorre porque ele enxerga a atividade como uma obrigação. Nesse caso, é necessário estimulá-lo para que ele passe a encarar os estudos como algo prazeroso e enriquecedor. 

Assim, a criança compreenderá que a prática constante é primordial para fortalecer as aptidões e os conhecimentos obtidos em sala de aula.

A seguir, preparamos uma lista de sugestões para fazer com que seu filho desenvolva o hábito de estudar todos os dias. Confira!

10 dicas para adquirir o hábito de estudar: 

1) Crie um cronograma de estudo 

O cronograma é uma estratégia de aprendizado, que tem o intuito de organizar a rotina de estudos do aluno. Por meio dessa agenda, são definidos os horários e as tarefas a serem feitas no dia. Dessa forma, o estudante consegue avançar no conteúdo de modo rápido e eficiente.

Ao montá-lo, o responsável deve tomar cuidado para não comprometer outras atividades, como escola e lazer, tampouco sobrecarregar a criança sem levar em consideração a sua rotina e ritmo de aprendizagem. Diante disso, o Kumon oferece planejamento individualizado e orientação de estudo exclusiva, respeitando a realidade do aluno, que adquire o hábito de estudo e sente-se motivado a continuar aprendendo.

Aproveite e aprenda como fazer um roteiro de estudo que funcione para a sua rotina! 

2) Estabeleça metas reais 

Quais são os objetivos? Ao especificá-los, lembre-se de que cada criança é única, portanto, tem um ritmo de desenvolvimento diferente. Por isso, o Kumon reúne orientadores e pais para desenharem um planejamento de aprendizagem compatível com as necessidades do pequeno. O aluno inicia os estudos no nível adequado às suas capacidades e somente passa para a próxima etapa após ter absorvido o conteúdo.

 3) Determine o tempo de estudo 

Ficar horas seguidas nos livros ou cadernos pode desmotivar o seu filho, além de não o ajudar a entender a matéria. O ideal é ver a disponibilidade da criança e calcular quanto tempo ela consegue se dedicar aos estudos. 

Por exemplo, no Kumon, os alunos são orientados a reservarem alguns minutos do dia para as tarefas, se possível de manhã e no mesmo horário; assim, terão o resto do dia para fazerem outras atividades. Inicie com 15 minutos e, aos poucos, aumente o tempo de concentração para 30 ou 40 minutos.

 4) Organize um local para os estudos 

Durante os estudos, afaste objetos que possam tirar a atenção do seu filho, como celular e televisão. Defina um ambiente confortável e silencioso. Após terminar a tarefa, diga para ele guardar o material no mesmo local; desta maneira, vai ajudá-lo a ter mais organização.

 5) Não deixe para amanhã o que você pode estudar hoje 

Ao acumular os exercícios, a criança se sentirá sobrecarregada e desestimulada. Então, oriente seu filho a realizar as tarefas diariamente. Essa atitude o ajudará a avançar de modo contínuo, sem pesar na rotina.

 6) Aproveite o material de estudo 

No Kumon, o aluno possui um material didático autoinstrutivo, que lhe permite progredir por conta própria. Ele é instigado a resolver os exercícios sozinho, desenvolvendo raciocínio lógico, concentração, disciplina e independência.

 7) Faça exercícios de fixação 

Os exercícios de fixação são ótimos para compreender a matéria e para perceber os pontos a melhorar. Por isso, todos os dias, os alunos do Kumon fazem tarefas na unidade e em casa, para aperfeiçoarem os conhecimentos sobre assuntos mais complexos.

 8) Faça pausas entre os estudos 

Os intervalos são essenciais para o cérebro absorver o conteúdo estudado. Durante a pausa, diga para a criança tomar água, comer um lanche ou caminhar.

 9) Realize atividades de lazer que complementem o estudo 

Passeios culturais, como ir ao teatro, ao cinema e ao museu, permitem que seu filho potencialize os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Também deixe à disposição da criança livros e brinquedos de montar; isso estimula a criatividade e desperta ainda mais o interesse pela aprendizagem.

 10) Pense na recompensa 

Ao praticar todos os dias, o aluno desenvolve o hábito de estudo, a concentração, disciplina, autoconfiança e organização. Ele compreende que estudar é importante para seu futuro e passa a ter mais compromisso com essa atividade. Além disso, ao dominar um conteúdo, a criança se sentirá segura e capaz de avançar em outras disciplinas escolares.

Quer desenvolver o hábito de estudo em seu filho? Entre em contato com uma de nossas unidades e venha conhecer o método Kumon. 

Você sabe como desenvolver o hábito de estudar? Para conquistarmos nossos objetivos de vida, o estudo é um dos fatores mais importantes. Não importa se o nosso desejo é passar no vestibular e fazer o curso dos sonhos, aprender determinada profissão ou viajar o mundo: conhecimento é poder, e você precisará estudar para alcançar o que deseja. 

Mas nem todo mundo gosta de estudar e muitas pessoas têm dificuldades de dedicar um tempo para isso. O ideal, então, é tornar os estudos parte da sua rotina, para que eles se tornem natural e não algo forçado.

Afinal, como desenvolver o hábito de estudar, então? É isso que vamos te ensinar no artigo de hoje. Confira a leitura e torne os estudos uma prática muito mais simples e fácil!

Entenda como funciona um hábito

Para saber como desenvolver o hábito de estudar, é fundamental que você entenda, primeiro, como funciona um hábito.

Um hábito é uma ação, uma atitude que tomamos com tanta frequência que se torna quase que automático, natural   como, por exemplo, escovar os dentes ou tomar banho. 

Sendo assim, fazer atividade física já é um hábito para algumas pessoas e, para outras, estudar e ler também.

Aqui vai uma informação importante: a qualidade dos nossos hábitos influencia diretamente a qualidade da nossa vida!

Resumidamente, um hábito se forma a partir de três elementos, de acordo com o livro “O Poder do Hábito” de Charles Duhigg:

  • gatilho: o estímulo que te faz tomar a ação. Por exemplo: se chegar ao cinema te faz querer comer pipoca, o cinema é um gatilho para comer pipoca;
  • rotina: o ato em si, a atividade. Essa atividade pode ser física, intelectual ou emocional;
  • recompensa: o que você ganha depois da ação. Pode ser uma sensação boa após fazer uma atividade física, por exemplo. A recompensa fará com que você continue fazendo essa atividade, aumentando a sua frequência.

Como desenvolver o hábito de estudar

Já que entendemos o que é um hábito e como ele se forma, vamos agora levar isso para os estudos?

Até sua mente e corpo se acostumarem com a ideia, você poderá sentir certo desconforto. Está tudo bem, pois será passageiro!

Confira agora os 3 passos sobre como desenvolver o hábito de estudar.

1. Gatilho

Seguindo o modelo do Duhigg, você precisa de um gatilho para criar o hábito de estudar. Ele pode ser, por exemplo, um ambiente propício, como seu quarto organizado, com material para estudo, luz adequada e silêncio.

É importante que você estipule um horário para os estudos, inserindo-o em sua rotina.

Dê preferência por não estudar em sua cama, pois é um local associado a dormir e descanso. Associe um local ao estudo. Assim, toda vez que estiver na escrivaninha ou em uma mesa de biblioteca, por exemplo, você saberá que ali é o local para estudo.

2. Recompensa

A recompensa que faz com que o hábito se torne mais frequente pode ser um sentimento de dever cumprido. Aquela sensação boa no fim do dia de que cumprimos tudo que tínhamos proposto, já sentiu isso? É muito bom!

Ela cria uma dependência neurológica. E há um desejo tão intenso pela recompensa, que o hábito pode virar um vício.

No caso dos estudos, pode ser também tirar notas boas em alguma prova ou realizar simulados e perceber que está com um desempenho melhor.

Você pode também se permitir fazer algo divertido ou que você ama fazer, como assistir um episódio da sua série favorita, apenas após cumprir as metas de estudo!

Como adquirir o hábito de estudar

3. Repetição

Quanto mais repetimos a mesma sequência de: ter um gatilho, realizar a tarefa e ter uma recompensa, mais automático ficará o seu hábito. O gatilho e a recompensa ficam muito ligados a ponto de criarmos antecipação e desejo

Uma dica importante é começar aos poucos e ir aumentando a frequência e tempo de estudo conforme conseguir. Respeite seu ritmo!

Com todos esses elementos, você já sabe como desenvolver o hábito de estudar!

Facilitando os estudos

Agora que você já sabe os elementos básicos sobre como desenvolver o hábito de estudar, separamos algumas dicas que podem facilitar esse processo para você. Confira!

1. Fique atento às metas

Não crie metas de estudo muito grandes ou que não caibam em sua rotina. Estipule metas possíveis dentro do tempo que você tem disponível e também da sua concentração e energia.

Aos poucos você vai se acostumando e conseguirá focar por mais tempo! Temos que exercitar nossa atenção para que ela aumente.

O segredo é criar metas pequenas de início, como:

  • estudar por 10 minutos todo dia, depois ir aumentando mais 10 e assim por diante;
  • selecionar tópicos da matéria a ser estudada e colocar cada um como uma mini meta;

Parabenize você mesmo cada vez que atingir uma meta pequena. Assim, você se dá uma recompensa emocional e se sente bem por ter atingido uma meta.

Além disso, lembre-se de começar com metas fáceis para evitar o sentimento de frustração que te afasta da recompensa e aumente a dificuldade gradativamente, sempre valorizando cada conquista.

Como adquirir o hábito de estudar

2. Tenha um objetivo

Para fazermos algo constantemente e alcançarmos o sucesso, precisamos ter motivação para isso. E motivação vem de dentro.

Quando temos clareza sobre o motivo pelo qual estamos estudando, temos mais energia e vontade para desenvolver esse hábito! 

Acordar cedo para estudar só por que te disseram para fazer isso pode ser muito chato. Mas acordar cedo para estudar porque isso te deixará mais próximo do seu sonho de ingressar em determinado curso é muito mais motivador, não?

Reflita sobre seus objetivos de vida e veja qual a importância do estudo neles. Escreva seus planos e lembre-se deles sempre que possível!

3. Descubra o melhor método de estudo para você

Existem inúmeros métodos de estudos, como: técnica pomodoro, mapa mental, resumos, fichamentos, mnemônica, entre outros.

Mas, e para que eles servem? Bom, a principal função é auxiliar o processo de aprendizagem, assim como otimizar o tempo de estudo. Dessa forma, os métodos irão facilitar a memorização e entendimento de matérias de diversas áreas do conhecimento.

Porém, não existe o método de estudos perfeito, pois cada aluno pode se identificar mais com um ou com outro. Portanto, se você está iniciando seus estudos agora e está buscando qual método aplicar nessa jornada, a dica é: pesquise sobre todos os tipos de métodos de estudo e separe os que mais chamaram sua atenção. Após isso, aplique um dos métodos escolhidos no tempo de uma semana. Na semana seguinte aplique o próximo e assim por diante.

Assim que todos os métodos forem aplicados em seu estudo, é a hora de analisar qual deles favoreceu mais a concentração, foco e otimização do tempo. E pronto!

4. Seja curioso

Estudar pode ser chato e entediante quando é uma obrigação sem sentido. Como dissemos antes, sem um motivo fica difícil mesmo, não é?

Mas mesmo se você não possui muitos planos e se o futuro parece distante e vago, estudar sempre será algo positivo! 

Ter conhecimento é algo que te coloca em vantagem. Afinal, quando compreendemos as coisas temos mais poder de escolha, sabemos conversar melhor com as pessoas sobre assuntos diversos, entendemos como funcionam a natureza, o mundo, o ser humano…

Por isso, ter uma visão curiosa sobre as coisas torna o hábito de estudar muito mais interessante.

Como adquirir o hábito de estudar

Os seres humanos são os únicos seres vivos com a capacidade de raciocínio, de refletir sobre temas complexos e de modificar tanto a natureza. Você tem um cérebro capaz de armazenar muita informação e utilizá-la a seu favor e a favor da humanidade. 

Quando pensamos assim, parece até desperdício não aproveitar o que há disponível para aprendermos!

Então, agora que você já sabe como desenvolver o hábito de estudar, lembre-se de ir aos poucos introduzindo essa prática em sua rotina e perceba como será prazeroso e cada vez mais fácil.

Não desista se no começo você descumprir uns dias ou algumas metas. O progresso não é sempre linear, ou seja, erramos mesmo. O importante é a direção na qual nos movemos. Se você está aqui lendo este artigo, já está querendo ser uma pessoa melhor e merece o mérito por isso!

Gostou de saber como desenvolver o hábito de estudar? Então aproveite para conferir, agora, as nossas dicas sobre como exercitar o cérebro!