A crosta terrestre está para a Terra na mesma proporção que a casca de ovo está para o ovo

Questão 01. Estrutura Interna da Terra: (UFBA) A análise da ilustração a seguir, associada aos conhecimentos sobre as camadas da Terra, permite concluir:

A crosta terrestre está para a Terra na mesma proporção que a casca de ovo está para o ovo

01. A crosta terrestre representa 50% da massa total do planeta e é constituída predominantemente por rochas cristalinas.

02. A Terra é formada por camadas sucessivas, de densidades diferentes, que aumentam da superfície para o centro.

04. A separação das camadas da Terra é feita através da energia liberada pelo NiFe.

08. As diferentes temperaturas das camadas da Terra decorrem do processo de resfriamento iniciado na crosta terrestre.

16. O núcleo é a camada da Terra que exerce maior influência sobre a litosfera, através de fenômenos geológicos.

Soma ( )

Questão 02. (UFPE) Em relação às camadas internas da Terra podemos afirmar:

( ) O estudo das camadas internas da Terra não pode ser realizado por processos de investigações diretas, tendo-se de recorrer a métodos indiretos de observação, o que dificulta o seu conhecimento.

( ) Os especialistas dispõem de aparelhos muito sensíveis, chamados sismógrafos, capazes de registrar com grande precisão as vibrações da Terra, medindo a intensidade e localizando a origem dessas vibrações.

( ) O estudo detalhado de sismogramas, iniciado desde os primeiros anos do século XX, demonstra que o globo se divide, da superfície para o interior, nas seguintes unidades principais: crosta, manto e núcleo.

( ) A crosta terrestre é a camada mais externa da Terra e encontra-se consolidada. Nela, os elementos químicos distribuem-se de forma homogênea, havendo pequenas variações em peso e volume.

( ) A Terra não apresenta a mesma densidade em todas as camadas, isto é, a densidade diminui de acordo com a profundidade.

Questão 03. Estrutura Interna da Terra: (UEM-PR) Sobre a estrutura da Terra e a sua composição, assinale o que for CORRETO.

01. A camada sólida e externa da Terra é chamada de litosfera ou crosta terrestre. Subdivide-se em SiAl e SiMa.

02. O SiAl corresponde à camada externa da crosta. Nessa camada, o silício e o alumínio são os principais minerais presentes.

04. O SiMa corresponde à camada interna da crosta. Nessa camada, predominam as lavas vulcânicas, sendo o silício e a magnetita os principais minerais presentes.

08. O NiFe corresponde ao núcleo da Terra, formado por minerais pesados, com destaque para o níquel, o chumbo e o mercúrio.

16. Os principais recursos minerais inorgânicos encontram-se no subsolo, isto é, na camada imediatamente inferior à crosta externa.

32. Os recursos minerais de origem orgânica, como os combustíveis fósseis, encontram-se no manto, que corresponde a uma camada intermediária entre a crosta e o núcleo, mais próxima da superfície do planeta, no fundo oceânico.

Soma ( )

Questão 04. (UEPG-PR–2008) Com relação à constituição interna da Terra, suas camadas e características gerais, assinale o que for CORRETO.

01. A crosta sólida ou litosfera é a fina camada superficial, constituída principalmente por rochas sedimentares (92%) e rochas ígneas e metamórficas (8%).

Estude também sobre:  Lista de Exercícios de Ecologia sobre Biogeografia

02. O núcleo interno, constituído principalmente de ferro e níquel, encontra-se em estado sólido devido às altas pressões ali reinantes.

04. O núcleo externo encontra-se em estado de fusão e apresenta uma constituição metálica. Nele são geradas correntes elétricas que imantam o núcleo interno e criam o campo magnético da Terra.

08. A astenosfera, porção do manto dotada de plasticidade, é a sede das correntes de convecção que movimentam as placas litosféricas.
Soma ( )

Questão 05. Estrutura Interna da Terra: (UFPE) A respeito da constituição interna do Planeta Terra e de sua crosta, assinale o que for CORRETO.

01. O núcleo do globo terrestre é composto, em sua maior parte, de ferro e níquel e também é denominado de barisfera.

02. A crosta continental é formada basicamente por rochas basálticas e a oceânica por rochas graníticas.

04. Na astenosfera as rochas são mais maleáveis, ou seja, plásticas.

08. Não é possível ter acesso direto às partes mais profundas da terra devido a limitações tecnológicas de enfrentar altas pressões e temperaturas, dessa forma a estrutura interna da terra só pode ser estudada de forma indireta.

16. O núcleo é essencialmente formado por ferro e alumínio e se distingue em duas zonas: núcleo interno, sólido, e núcleo externo, líquido.
Soma ( )

Questão 06. Estrutura Interna da Terra: (UEM-PR) Com base em seus conhecimentos sobre as camadas da Terra é possível afirmar que:

A) o núcleo interno da Terra é sólido, e composto de níquel e ferro.

B) o manto é constituído de níquel e ferro. Divide-se em manto superior e manto inferior.

C) o núcleo externo da Terra é líquido, constituído de material bastante denso, composto de silicatos ricos em ferro e magnésio.

D) foram reconhecidas três camadas principais, com densidade, estado físico, temperatura, pressão e espessuras iguais.

Questão 07. (PUCPR) Os continentes com 35 km de espessura média apoiam-se sobre rochas plásticas deformáveis por pressão. As bacias oceânicas são placas de apenas 6 km aproximadamente de espessura, onde se formam, pela ação tectônica, as cordilheiras oceânicas. Considerando o comprimento do raio terrestre de quase 6 400 km, é muito fina a camada superficial da Terra onde se encontram continentes e oceanos.

Essa camada chama-se:A) Descontinuidade de Mohorovicic.B) crosta terrestre.C) manto superior.D) núcleo externo.

E) cromosfera.

As camadas da Terra são a crosta terrestre, o manto e o núcleo. Essas três camadas formam a composição do planeta Terra e possuem características distintas entre si.

A crosta terrestre é a camada mais externa do planeta. Nela ocorre o desenvolvimento das atividades humanas. Já o manto é a camada intermediária terrestre, formado por rochas de densidade mediana e responsável pela formação do magma. Por fim, o núcleo é a camada mais interna do planeta, sendo formado basicamente por ferro e níquel.

As camadas da Terra, em especial o manto e o núcleo, ainda são pouco conhecidas pela ciência, uma vez que as suas características naturais, além das limitações técnicas dos equipamentos humanos, não permitem a sua exploração por completo.

Veja também: Movimentos da Terra — quais são e efeitos

Quais são as camadas da Terra?

O planeta Terra possui três grandes camadas:

  • crosta terrestre;
  • manto;
  • núcleo.

No caso do manto e do núcleo, eles ainda podem ser divididos em manto superior e inferior, assim como em núcleo externo e núcleo interno. Essas divisões ocorrem em razão da grande espessura dessas camadas e pelas particularidades que caracterizam cada uma delas. A ilustração abaixo mostra a divisão das camadas da Terra.

A crosta terrestre está para a Terra na mesma proporção que a casca de ovo está para o ovo
O Planeta Terra possui três grandes camadas: crosta terrestre, manto e núcleo.

O estudo das camadas da Terra, comumente empregado na Geografia, na Biologia e na Geologia, é realizado por meio de sondagens subterrâneas. Porém, como é sabido, a grande espessura das camadas, assim como as dificuldades técnicas de exploração impossibilitam um maior conhecimento dessas estruturas, em especial do manto e do núcleo. Desse modo, os cientistas procuram alternativas viáveis para uma melhor compreensão das camadas terrestres, como o estudo das ondas sísmicas internas do planeta, que permitem, a partir das suas medições e análises, traçar hipóteses sobre a formação, a espessura e a composição de cada uma dessas camadas. Segue abaixo as principais características de cada uma das camadas da Terra.

A crosta terrestre é a camada mais externa do planeta Terra. É considerada a camada terrestre mais importante, uma vez que é na crosta que são desenvolvidas as atividades humanas, assim como são registradas as ocorrências dos diferentes fenômenos geográficos.

Ela é a menor camada em espessura, quando comparada com as demais, e o seu tamanho é variável, podendo chegar até 40 quilômetros de profundidade. A sua composição é predominantemente de material rochoso, sendo as rochas da crosta formadas por minerais, como a sílica e o alumínio.

A crosta pode ser dividida entre partes continentais e oceânicas, e a sua estrutura é toda fragmentada, formando as chamadas placas tectônicas. Essas placas flutuam sobre o manto, mais precisamente na astenosfera, camada de transição entre a crosta e o manto superior. A partir da movimentação dessas placas na astenosfera, ocorrem diversos fenômenos geológicos, como os terremotos. A separação entre a crosta terrestre e o manto é dada pela Descontinuidade de Mohorovicic. Para saber mais sobre essa camada, leia: Crosta terrestre.

Logo abaixo da crosta, há a camada do manto terrestre. O manto é a camada mais profunda do planeta e é comumente dividido em manto superior e manto inferior. As temperaturas no manto podem chegar até a 2.000 ºC.

Essa camada é composta basicamente por rochas com densidade intermediária, compostas por minerais como silício e magnésio. No caso do manto superior, essas rochas possuem um estado pastoso, em razão do calor que irradia do manto inferior e do núcleo. É a partir do manto superior que o magma é expelido pelos vulcões. O manto superior é responsável ainda pela movimentação das placas tectônicas que formam a crosta.

Já em relação ao manto inferior, a sua estruturação é basicamente líquida, uma vez que as rochas presentes nessa camada se dissolvem, em razão do calor proveniente do núcleo. A Descontinuidade de Wiechert-Gutenberg marca a passagem do manto inferior para o núcleo. Para saber mais sobre essa camada, leia: Manto terrestre.

A crosta terrestre está para a Terra na mesma proporção que a casca de ovo está para o ovo
A lava expelida pelos vulcões têm sua origem no manto terrestre.

O núcleo é a camada mais interna do planeta Terra. Ele é basicamente formado por ferro e níquel, sendo dividido em núcleo externo e interno. A parte externa do núcleo possui temperaturas próximas a 3.000 ºC e possui uma composição líquida, em razão das altas temperaturas registradas no interior da Terra. Já o núcleo interno, apesar de registrar temperaturas de até 6.000ºC, é sólido, devido à alta pressão no ponto mais interno da Terra.

Essa é a camada menos conhecida do planeta, já que, em razão das suas características naturais e de limitações técnicas, é a mais difícil de ser estudada. O núcleo é apontado por muitos cientistas como o ponto de origem do magnetismo terrestre, uma vez que a sua movimentação gera uma corrente elétrica, resultando na formação de um campo magnético. Para saber mais sobre essa camada, leia: Núcleo terrestre.

Leia também: Por que vulcões entram em erupção?

Exercícios resolvidos

Questão 1

(UFJF) Leia o fragmento de texto a seguir:

Tais mudanças nas partes superficiais do globo pareciam, para mim, improváveis de acontecer se a Terra fosse sólida até o centro. Desse modo, imaginei que as partes internas poderiam ser um fluido mais denso e de densidade específica maior que qualquer outro sólido que conhecemos, que assim poderia nadar no ou sobre aquele fluido. Desse modo, a superfície da Terra seria uma casca capaz de ser quebrada e desordenada pelos movimentos violentos do fluido sobre o qual repousa.

Benjamin Franklin, 1782, em uma carta para o geólogo francês Abbé J. L. Giraud-Soulavie in PRESS, frank et al. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

Sobre a estrutura interna da Terra, pode-se AFIRMAR que:

a) a crosta é uma camada única constituída de uma placa tectônica, dividida em duas seções.

b) a litosfera é a camada mais densa e se mantém em movimento devido às correntes convectivas.

c) as camadas da Terra são separadas umas das outras por áreas denominadas descontinuidade.

d) ela é formada por camadas alternadas, de densidades semelhantes, que diminuem da superfície para o centro.

e) o núcleo divide-se em duas partes — superior e inferior — e seu material é o magma.

Resolução: Alternativa C. A Descontinuidade de Mohorovicic marca a separação entre a crosta terrestre e o manto. Já a Descontinuidade de Wiechert-Gutenberg indica a divisão entre o manto e o núcleo. Essas descontinuidades possuem características específicas, que marcam a passagem de uma camada para a outra, sendo descobertas por meio do estudo das ondas sísmicas produzidas pelo planeta.

Questão 2

(UFCG) […] a crosta terrestre está para a Terra na mesma proporção que a casca de ovo está para o ovo. A clara e a gema do ovo podem ser comparadas às camadas internas da Terra, representadas pelo manto e pelo núcleo.

ROSS, Jurandyr L. S. Geografia do Brasil. 5 ed. São Paulo: Edusp, 2005.

Analisando as características e a dinâmica da estrutura geológica da Terra, é CORRETO afirmar que:

a) a litosfera compreende um corpo não estático. Ela é constituída pela crosta continental e pela crosta oceânica.

b) a crosta terrestre, chamada de litosfera, corresponde à camada mais superficial, fluida e espessa da Terra.

c) o manto de composição sólida dominante e de elevada temperatura compreende a camada mais susceptível a abalos sísmicos.

d) o núcleo, chamado de orosfera, de composição magmática, corresponde à camada mais rígida e complexa da Terra.

e) o manto da Terra, formado por rochas basálticas graníticas, estrutura-se a partir de combinações físico-químicas estáticas.

Resolução: Alternativa A. A litosfera, também chamada de crosta terrestre, é a camada mais externa da Terra. Ela é formada por porções terrestres e oceânicas, sendo não estática, uma vez que nela ocorrem diversos fenômenos geológicos, como o tectonismo e o vulcanismo.