Tem como reprovar no vestibular de faculdade particular

O processo seletivo em faculdade particular tem o objetivo de selecionar os estudantes aptos e assegurar que ele tenha os requisitos para iniciar seus estudos naquela instituição de ensino. Dependendo da faculdade os métodos aplicados vão além dos vestibulares convencionais e aceitam outras formas de seleção às vagas disponíveis.

Em geral, nas instituições privadas possibilidades são mais amplas e nem sempre é necessário realizar uma prova tradicional para medir o desempenho dos interessados na vaga. Continue lendo o post e conheça as diferentes maneiras de ingresso no ensino superior.

1. Vestibular

Há basicamente três modalidades de vestibular. São elas:

Vestibular tradicional

É o modelo mais tradicional de seleção e o mais utilizado pelas faculdades brasileiras. Esse processo seletivo verifica se o candidato tem os conhecimentos necessários para ingressar no nível superior de ensino. A lógica é simples: os alunos que acertarem a maior quantidade de questões fazem mais pontos, portanto, quanto mais pessoas prestarem o vestibular, maior a pontuação necessária para obter uma vaga.

Todas as especificações do funcionamento do vestibular são definidas em um edital, publicado na instituição e no site. Nele, estão disponibilizadas informações como datas para inscrições, taxa, data de aplicação da prova, local, entre outros dados importantes.

O vestibular cobra matérias do ensino médio. O formato da prova e o número de questões varia de acordo com a faculdade, mas a maioria delas adota sistemas de questões de múltipla escolha, questões discursivas e redação. Cursos como artes visuais e música também exigem provas de habilidades específicas.

Vestibular Seriado

Nele, o estudante presta provas durante o ensino médio e não somente quando conclui o curso básico. Nem todas as universidades oferecem essa modalidade, que é uma forma de não sobrecarregar o candidato, já que ele pode demonstrar seu conhecimento por etapas. Geralmente as provas são aplicadas nos três últimos anos do ensino médio, e as questões são elaboradas conforme o conteúdo daquele ano.

Vestibular Agendado

Outra forma de processo seletivo em faculdade particular é o vestibular agendado. Consiste na aplicação da prova em data específica, beneficiando os estudantes que não conseguiram participar do exame na data determinada no edital.

O aluno pode escolher datas e horários previamente determinados. Também há instituições que permitem que o aluno indique o melhor dia para comparecer ao local da prova.

2. Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio foi desenvolvido para avaliar o nível do ensino médio das escolas brasileiras, mas seus objetivos mudaram. Hoje, atende a uma grande demanda de estudantes que querem ingressar em uma instituição de nível superior, inclusive as particulares. Basicamente, há duas formas de utilizar a nota do Enem: ProUni e ingresso direto.

O ingresso direto pode ser usado quando o estudante não se encaixa nos critérios do ProUni ou não conseguiu uma bolsa de estudos. Essa modalidade permite que seja apenas apresentada a nota, e se for obtido a nota mínima é só fazer a matrícula. As regras variam conforme a universidade, que podem, por exemplo, atribuir pesos diferentes conforme a área de conhecimento ou definir uma média mínima para redação.

Assim como o vestibular, os requisitos são publicados em edital específico. No entanto, a maioria das faculdades pode substituir o vestibular tradicional pela nota do exame.

3. Diploma IB (International Baccalaureate)

O IB ou International Baccalaureate (Bacharelado Internacional) é uma certificação educacional reconhecida internacionalmente. O objetivo é facilitar a transição do ensino médio para o superior em universidades de todo o mundo. As escolas conveniadas participam de avaliações para que possam oferecer essa qualificação aos seus estudantes, pautada principalmente em imersões em português e em inglês.

O diploma IB permite a ampliação da mobilidade acadêmica. Sua reputação é um dos diferenciais, uma vez que simplifica a aceitação nas instituições de ensino. Em algumas delas basta apresentar a certificação para o ingresso. Também serve como preparatório para vestibulares e graduação em diferentes áreas de conhecimento.

Inúmeras escolas no mundo oferecem o diploma IB. São aproximadamente 3.500 escolas em quase 140 países.

4. Diploma Abitur

Também é uma certificação, concedida aos estudantes que participaram de um curso específico em sua própria escola. Na Alemanha, funciona como o Enem, avaliando o desempenho dos estudantes de nível médio daquele país.

Com o diploma é possível ingressar em universidades alemãs, brasileiras, de outros países da América Latina, Europa e ainda obter créditos para instituições americanas. Em algumas delas, o estudante pode conseguir bolsas parciais ou integrais. No Brasil, a FIA foi a primeira faculdade particular a adotar o diploma Abitur como processo de seleção.

O conteúdo programático do Abitur aborda disciplinas como português, história, matemática, biologia, física, além de idiomas como inglês e alemão. A avaliação final inclui quatro matérias obrigatórias e três opcionais em exames escritos e orais. Há uma nota mínima para passar no Abitur baseado em sistema de notas que varia de 1 a 6.

5. Certificação Cambridge (Exame CAE)

A certificação Cambridge é chamada de CAE (Certificate in Advanced English). Trata-se de um dos exames mais importantes criados pela Universidade de Cambridge, faculdade inglesa reconhecida mundialmente. O CAE é aceito por países em todo o globo para comprovação do alto nível de inglês, obtenção de visto e ingresso no ensino superior.

Mais de seis mil instituições de ensino, órgãos governamentais e corporações aceitam o exame como prova de alto nível de desempenho. Ele é baseado em imersões em inglês focadas na área profissional para desenvolvimento das habilidades linguísticas.

O candidato que conclui o exame CAE comprova que:

  • consegue acompanhar um curso acadêmico de nível universitário;
  • desenvolve suas habilidades de comunicação;
  • consegue lidar com situações do cotidiano em países de língua estrangeira;
  • consegue se expressar com fluência;
  • consegue reagir a situações corriqueiras em diferentes culturas.

Faculdades brasileiras aceitam apenas a comprovação do certificado para o ingresso no curso superior.

Como visto existem mais de um processo seletivo em faculdade particular. A escolha vai depender de fatores como a disponibilidade do estudante e seu nível de conhecimento. É válido ressaltar que as instituições podem dar prioridade a um em relação a outro, por isso é importante consultá-la previamente para definir aquela que terá maior peso na sua aprovação.

Gostou do que leu? Aproveite e entre em contato conosco e veja quais as possibilidades para ingressar no nível superior.

Apresentamos abaixo diferentes formas de entrar em uma faculdade particular. Aproveite e conheça boas universidades que oferecem diversas opções de ingresso!

Os vestibulares tradicionais foram, por muito tempo, a única forma de entrar na faculdade. Hoje, as universidades brasileiras (principalmente as particulares) oferecem vários formatos de seleção e ingresso. 

É forte a imagem do vestibulando estressado, acordando cedo para enfrentar uma prova extensa de quatro ou cinco horas. Claro que essa ainda é a realidade para quem disputa uma vaga em algumas instituições públicas concorridas, como a USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). 

O estresse também pode fazer parte das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas saiba que não é obrigatório ter feito o Exame para entrar em uma boa faculdade particular. Muitas instituições, inclusive, trabalham com diversas formas de ingresso e têm iniciativas próprias de bolsas e descontos. 

Antes de detalharmos as diferentes maneiras de conseguir uma vaga no ensino superior privado, vale lembrar que fazer uma faculdade pode ser um fator decisivo para seu sucesso profissional. De acordo com o IBGE, uma pessoa com diploma universitário no Brasil ganha, em média, 2,5 vezes mais do que alguém que tem apenas o ensino médio.

A seguir, saiba mais sobre as diferentes formas de entrar em uma faculdade particular.

Por meio de vestibular próprio

Esta ainda é a forma de ingresso mais conhecida, oferecida pela maior parte das universidades brasileiras. Trata-se de uma prova com conteúdo, formato e tempo de duração definidos pela faculdade. Portanto, pode variar bastante de uma instituição para outra. 

O formato do exame também pode ser diferente para cada curso. Algumas provas podem ser mais curtas e se concentrar em habilidades de redação, enquanto outras (para o curso de Medicina, por exemplo) são mais extensas e cobram conhecimentos de exatas e biológicas.

Vestibular agendado

Enquanto o vestibular tradicional tem data definida pela universidade, no exame agendado é o candidato que escolhe o melhor dia para fazer a prova. Uma das instituições que oferecem essa opção é a Cruzeiro do Sul, que permite ao estudante escolher também o horário e o local do exame.

Usando a nota do Enem

Outra maneira de ingressar em uma faculdade particular é usando sua nota no Enem. O desempenho no exame pode ser aproveitado de duas maneiras:

  • Por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos)
  • Para ingresso direto na universidade

A seguir, detalhamos essas duas possibilidades.

ProUni

O ProUni é uma iniciativa do governo federal que concede bolsas de estudo parciais e integrais a alunos de baixa renda. A nota do Enem é usada para selecionar e classificar os candidatos a bolsas em instituições particulares. Veja os requisitos que os candidatos a bolsas pelo ProUni precisam cumprir:

  • Ter cursado o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada.
  • Ter obtido pelo menos 450 pontos no Enem, sem zerar a redação.
  • Ter renda renda familiar, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo (para concorrer às bolsas de 100%) ou de até 3,5 salários mínimos (para concorrer às bolsas de 50%).
  • Ainda não ter um diploma de ensino superior.

Só participam do ProUni universidades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC (Ministério da Educação). Como é o caso, por exemplo, da Anhanguera.

Ingresso direto com Enem

Mesmo quem não atende aos critérios do ProUni ou não conseguiu uma bolsa por meio do programa pode usar a nota do Enem para entrar em uma faculdade particular de forma direta, sem fazer o vestibular.

Neste caso, basta apresentar a nota e, se ela atingir o mínimo necessário definido pela instituição, efetuar a matrícula para começar a estudar. Candidatos com bom desempenho no Enem podem até receber bolsas ou descontos nas mensalidades. 

Outras formas de ingresso

Dependendo da universidade particular, é possível contar ainda com outras maneiras especiais de ingresso:

  • Via transferência: quando o aluno já faz faculdade em uma determinada instituição e pretende mudar para outra.
  • Via reingresso: quando o estudante já fez parte do curso superior e deseja retomá-lo na mesma universidade.
  • Para fazer uma segunda graduação: neste caso, geralmente, o aluno tem condições especiais (como ingresso direto e descontos) e pode eliminar matérias.

Escolhendo uma boa faculdade

Agora que você já sabe que existem várias opções para entrar na faculdade e conseguir um diploma de ensino superior, que tal conhecer algumas instituições reconhecidas pelo MEC que oferecem várias opções de ingresso? Veja a lista que preparamos:

Escolher uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação garante que o seu diploma seja aceito no mercado de trabalho, em concursos públicos e em programas de pós-graduação.

Consulte as instituições e pergunte também sobre suas opções de bolsas e descontos. A Cruzeiro do Sul, por exemplo, oferece bolsas para quem tiver bom desempenho no Enem ou no vestibular da instituição. 

Leia mais:

Descubra quais são as melhores universidades EAD

Saiba como ir bem na redação do Enem

Você já decidiu em qual faculdade vai estudar? Que curso você deseja fazer? Conte para a gente nos comentários.