Qual o número atômico do elemento que apresenta o subnivel mais energetico 5p4

A Tabela Periódica organiza os elementos químicos em ordem crescente de número atômico. Muitas informações sobre os átomos que formam esses elementos podem ser retiradas dela. Para isso, basta conhecer bem a sua organização e saber realizar a distribuição eletrônica no diagrama de Linus Pauling. Resumindo: existe uma grande relação entre a distribuição eletrônica e a Tabela periódica.

A Tabela Periódica é organizada da seguinte forma:

  • Colunas Verticais: são as chamadas famílias (divididas em A e B, sendo oito de cada) ou grupos (numerados de 1 a 18);

Qual o número atômico do elemento que apresenta o subnivel mais energetico 5p4

Os grupos (ou famílias) da Tabela são numerados da esquerda para a direita de 1 a 18

Qual o número atômico do elemento que apresenta o subnivel mais energetico 5p4

Os grupos (ou famílias) na tabela são divididas em A ou B

  • Colunas Horizontais: são os chamados períodos. Ao todo na tabela, eles são sete.

Qual o número atômico do elemento que apresenta o subnivel mais energetico 5p4

A Tabela periódica apresenta um total de sete períodos

Observação: As séries dos Lantanídeos e dos Actinídeos (pertencentes à família IIIB), posicionadas fora e abaixo da tabela, pertencem, respectivamente, ao sexto e sétimo períodos.

Qual o número atômico do elemento que apresenta o subnivel mais energetico 5p4

Os lantanídeos pertencem ao 6o período, e os actinídeos, ao 7o

O diagrama de Linus Pauling é composto por níveis (um total de sete) e subníveis (s, p, d, f) que são organizados da seguinte forma:

Qual o número atômico do elemento que apresenta o subnivel mais energetico 5p4

Diagrama de Linus Pauling (as setas indicam ordem de energia)

As setas em vermelho e rosa indicam a ordem de energia que devemos seguir para realizar a distribuição eletrônica. A seta vermelha que passa pelo 1s é o local de menor energia; e a seta rosa, que passa por 5f, 6d e 7p, é o local de maior energia. Assim, se formos realizar a distribuição de 20 elétrons, devemos seguir a seguinte sequência:

Podemos observar que a distribuição eletrônica terminou no subnível 4s, o que o torna o subnível mais energético do átomo com 20 elétrons. Além disso, notamos que, como a distribuição passou por quatro níveis de energia, esse átomo apresenta quatro níveis. O mais interessante é que podemos obter essas duas informações apenas avaliando a tabela periódica, basta analisar as famílias e períodos.

A partir do período, nós conseguimos determinar o número de níveis de um átomo de qualquer elemento. O subnível mais energético e o número de elétrons podem ser identificados facilmente pela família. Para isso, basta seguir o esquema organizacional abaixo que mostra o subnível em cada área do diagrama e o número de elétrons que haverá em cada caso:

Qual o número atômico do elemento que apresenta o subnivel mais energetico 5p4

Distribuição dos subníveis aplicada em cada uma das famílias

Assim fica muito simples determinarmos o número de níveis e o subnível de maior energia de qualquer elemento químico. Veja alguns exemplos:

Qual o número atômico do elemento que apresenta o subnivel mais energetico 5p4

Tabela periódica dos elementos químicos

1º) Na (Família IA, 3o período)

Como o sódio (Na) está na Família IA e no 3º Período, seu subnível mais energético é s1 e o átomo apresenta três níveis. Resumindo: 3s1 seria o término da sua distribuição.

2º) Hg (Família IIB, 6o período)

Como o mercurio (Hg) é da família IIB e está no sexto período, seu subnível mais energético é o d10 e apresenta quatro níveis. Todavia, sempre que estivermos trabalhando com um elemento de subnível d, sua distribuição sempre terminará em um nível anterior. Isso ocorre porque, seguindo a ordem de energia do diagrama de Linus Pauling, para terminar em d, antes passamos pelo s do nível seguinte. Resumindo: a distribuição do cobre termina em 5d10.

3º) Nd (Família IIIB, 6o período / série dos actinídeos)

Como o Neodímio (Nd) é o quarto elemento da série dos actinídeos e está no sexto período, seu subnível mais energético é o f4 e apresenta seis níveis. Todavia, sempre que estivermos trabalhando com um elemento de subnível f, sua distribuição sempre terminará em dois níveis anteriores. Isso ocorre porque, seguindo a ordem de energia do diagrama de Linus Pauling, para terminar em f, antes passamos pelo s de dois níveis seguintes. Resumindo: a distribuição do neodímio termina em 4f4.

4º) Bk (Família IIIB, 7o período /série dos lantanídeos)

Como o Berquélio (Bk) é o nono elemento da série dos actinídeos e está no sétimo período, seu subnível mais energético é o f9 e apresenta sete níveis. Como já esclarecido no item anterior, por apresentar subnível f, sua distribuição terminará em dois níveis anteriores. Resumindo: a distribuição do berquélio termina em 5f9.

Qual o número atômico do elemento que apresenta o subnível mais energético “5p4”?

Qual é a distribuição eletrônica em subníveis para o cátion ca2 mais?

O ÁTOMO Ca20,possui o número de elétrons=ao número de prótons. Porém,se é um cátion ou um ânion,o átomo vira um ÍON. - com +2=-2 elétrons. ... E por fim,ao fazer a distribuição ELETRÔNICA,obviamente será dos elétrons,logo só distribuir até chegar em 18.

Qual é a distribuição eletrônica do átomo de ferro em níveis e subníveis de energia Sabendo-se que seu número atômico e 26?

A distribuição eletrônica de íons é feita mexendo-se na camada mais externa (camada de valência), que é onde o átomo ganha ou perde os elétrons. ... O átomo de ferro (número atômico = 26) tem a seguinte distribuição eletrônica nos subníveis em ordem energética: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6.

Qual o número atômico do elemento que apresenta o subnível mais energético 5d4 *?

- Vanádio

Qual o número atômico do elemento que apresenta o subnível mais energético 4p2?

Resposta: O número atômico é 32, se trata do elemento germânio que está na coluna 14, quarto período da tabela periódica.

Qual é a configuração eletrônica do fósforo?

[Ne] 3s² 3p³

Qual é o número atômico do fósforo?

15

Que tipo de ligação química O fósforo fará ao se ligar com cada um dos átomos de oxigênios para a formação do íon fosfato?

covalente coordenada, ou seja, todas as ligações entre fósforo e oxigênio são formadas pelo compartilhamento de elétrons desses átomos (cada par de elétron das ligações é proveniente de 1 elétron do P e 1 elétron do O).

Qual a composição do fósforo?

A superfície da caixa em que riscamos o palito possui característica áspera, semelhante a uma lixa, e é composta das seguintes substâncias: dextrina, fósforo vermelho, Sb2S3 (trissulfeto de antimônio). A ponta do palito, identificada pela cor vermelha, é composta por enxofre, um agente oxidante e cola.

Como os animais podemos adquirir o fósforo e como o eliminam e os vegetais?

As plantas obtêm fósforo do ambiente absorvendo os fosfatos dissolvidos na água e no solo. Os animais obtêm fosfatos na água e no alimento. A decomposição devolve o fósforo que fazia parte da matéria orgânica ao solo ou à água.

Onde o fósforo atua no nosso organismo e como obtemos esse elemento da natureza?

Sua principal função no organismo é de formação da estrutura óssea na construção e manutenção do esqueleto animal dando suporte aos órgãos e músculos. No osso, o fósforo está intimamente combinado com o cálcio na forma de hidroxiapatita. Age sobre o equilíbrio ácido-básico dos fluidos através do sistema-tampão fosfato.

O enunciado nos diz o subnível mais energético do átomo e nos pergunta a que elemento esse átomo pertence.

A gente vai precisar fazer a distribuição eletrônica até o 5p4 e descobrir qual o número atômico do cara que tem essa distribuição.

Aí vai o diagrama de Pauling (pra você não ter que abrir outra guia, mas é bom saber ele de cabeça).

Qual o número atômico do elemento que apresenta o subnivel mais energetico 5p4

Bora fazer a distribuição eletrônica...

Um cara que o o subnível mais energético em 5p4 tem a seguinte configuração eletrônica:

E contando os elétrons:

elétrons

Contando que o átomo em questão é neutro, o número de elétrons deve ser igual ao número de prótons. E a configuração acima representa a distribuição eletrônica do elemento de número atômizo .

A gente ainda pode dar uma olhadinha na tabela periódica e ver que esse número atômico corresponde ao telúrio!