Os centríolos e o fuso mitótico apresentam como aspecto estrutural comum serem formados por:

Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes. Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
(Abril de 2013)

O fuso mitótico ou fuso acromático é uma estrutura celular temporária, constituída por microtúbulos.

É uma pequena e media estrutura do citosqueleto das células eucariotas, envolvida na mitose e na meiose. Durante a meiose leva o nome de fuso meiótico. A sua função é a de separar os cromossomos durante a divisão celular de modo a que sejam incluídos nas células-filha. É constituído por feixes de microtúbulos que se alinham longitudinalmente e que no conjunto apresentam uma forma do tipo elipsoide.

O fuso orienta os cromossomos para que fiquem centralizados no equador da célula durante a metáfase da mitose. Só existe nas células animais, juntamente com os centríolos, nas células vegetais aparece sem os centríolos.

o aparelho mitótico de células animais é constituído de dois componentes: o áster e o fuso acromático. O áster é um feixe de fibras microtubulares, disposto como raios que partem de cada centrossomo localizado nos polos da célula em divisão, a função do áster é dar estabilidade para os centríolos, assim os mantendo naquela posição. O fuso acromático é outra estrutura microtubular que se estende de um polo a outro da célula, também em divisão.

Este artigo sobre Biologia celular é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

  • v
  • d
  • e

Obtida de "//pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Fuso_mitótico&oldid=58899069"

Os centríolos são organelas citoplasmáticas comuns nas células eucariontes. Eles ficam localizados nas proximidades do núcleo (região denominada centrossomo) onde estão dispostos aos pares e perpendiculares um ao outro. Essas estruturas possuem organização bem simples, porém indispensáveis ao funcionamento de uma célula, sendo formadas por um conjunto de microtúbulos (constituídos basicamente por proteínas globulares alfa e beta) em arranjo padrão: nove grupos, cada um contendo três microtúbulos interligados por proteínas denominadas dineínas. Entre as funções desempenhadas, destacam-se: • Constituição do fuso aromático durante o mecanismo de divisão por mitose e meiose, deslocando-se cada um para extremos opostos da célula, emitindo projeções em formação de feixes filamentosos que se unem à região do centrômero dos cromossomos, que, proporcionalmente, realizam a separação dos cromossomos homólogos ou das cromátides irmãs.

• Formação dos cílios e flagelos, responsáveis por inúmeras atividades, dependendo do tipo de organismo (unicelular ou multicelular), tais como:


- Alga ou protozoário, nos quais os centríolos desenvolvem pequeninos cílios ou flagelos, propiciando, além da locomoção, a absorção de partículas. - Ou também presentes em algumas células especializadas do corpo humano: no revestimento interno da traqueia (tecido epitelial pseudo estratificado cilíndrico ciliado), removendo impurezas do sistema respiratório; integração de cílios na superfície das células da tuba uterina (transportando o óvulo até o útero); e compondo o flagelo dos gametas masculinos (os espermatozoides).

Como os cílios e os flagelos estão geralmente associados ao mecanismo de locomoção, necessitam de eficácia para gerar propulsão e deslocamento. Em consequência, a estruturação dos microtúbulos situados na base dos centríolos (chamada de corpúsculo basal) possui uma diferenciação. O arranjo, tanto dos cílios quanto dos flagelos, requer um par de microtúbulos centrais, aumentando a resistência do anexo locomotor.

Teste seus conhecimentos relacionados a células e suas estruturas respondendo a esta lista de exercícios sobre os centríolos.

Questão 1

Os centríolos são estruturas citoplasmáticas formadas por

a) cílios.

b) flagelos.

c) queratina.

d) microtúbulos.

e) centrossomos.

Questão 2

Analise as alternativas abaixo e marque o nome correto da região localizada próxima ao núcleo onde os microtúbulos da célula são formados e onde é possível encontrar um par de centríolos.

a) nucléolo.

b) centrossomo.

c) fuso mitótico.

d) centriolossomo.

e) vesícula centríola.

Questão 3

Os centríolos são importantes estruturas celulares. Analise as funções abaixo e marque aquela que pode ser atribuída a essas estruturas.

a) respiração celular.

b) secreção celular.

c) digestão intracelular.

d) síntese de proteína.

e) divisão celular.

Questão 4

(Urca) Complete: Na célula que não está em divisão, os centríolos situam-se próximo do núcleo em uma região denominada ____________. Cada centríolo é uma estrutura cilíndrica formada por __________.

a) Centro citoplasmático, vários grupos de diplossomos.

b) Centrossomo, nove grupos de nove microtúbulos proteicos.

c) Centrossomo, três grupos de três microtúbulos proteicos.

d) Periférica, seis grupos de três microtúbulos proteicos.

e) Centro celular, nove grupos de três microtúbulos proteicos.

Resposta - Questão 1

Alternativa “d”. Os centríolos são formados por nove conjuntos de microtúbulos triplos dispostos em anel.

Resposta - Questão 2

Alternativa “b”. O centrossomo apresenta um par de centríolos e está localizado próximo ao núcleo.

Resposta - Questão 3

Alternativa “e”. Os centríolos participam da divisão celular, uma vez que estão localizados nos centrossomos, que garantem a formação do fuso mitótico.

Resposta - Questão 4

Alternativa “e”. Na célula que não está em divisão, os centríolos situam-se próximo do núcleo em uma região denominada centro celular (ou centrossomo). Cada centríolo é uma estrutura cilíndrica formada por nove grupos de três microtúbulos proteicos.

Centríolos

Versão desktop

Copyright © 2022 Rede Omnia - Todos os direitos reservados Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

01. (UFSC) As células apresentam grande variedade de formas e funções, que são relacionadas ao seu repertório de organelas. Nas micrografias eletrônicas abaixo, é possível observar o citoplasma de uma célula da glândula parótida de um hamster, bem como o detalhamento de algumas organelas nas imagens menores à direita. Indique a soma da(s) proposição(ões) correta(s).

01. A organela C está vinculada à função de respiração celular anaeróbica. Esta organela está presente em grandes quantidades em espermatozoides.

02. As células intestinais que produzem enzimas apresentam grandes quantidades da organela D em seu citoplasma.

04. A organela B está presente em grandes quantidades em células do fígado, onde desempenha importante função de destoxificação, e por isso tem seu volume aumentado quando há ingestão excessiva de substâncias como o álcool.

08. A organela A está presente em grandes quantidades em células pancreáticas. Esta organela tem importante papel na tradução daquelas proteínas não secretadas pela célula.

16. Proteínas do citoesqueleto participam da sustentação e manutenção da forma das células.

32. Ribossomos livres, não vinculados à organela A, são os responsáveis pela tradução de proteínas transmembrana.

64. Os cromossomos não são visíveis no núcleo devido ao pequeno aumento utilizado para o estudo da célula apresentada na Figura 1.

Soma das alternativas corretas:

02. (FCM-PB) Há doenças provocadas pela incapacidade de certas organelas celulares em digerir determinadas substancias, provocando seu acúmulo no organismo e resultando daí uma doença, a doença de Tay-Sachs é uma delas. É hereditária, provocando retardo mental de grande intensidade, uma vez que provoca lesões no Sistema Nervoso Central. O prognóstico de tal doença é sombrio e o paciente chega a óbito na primeira infância. A organela em questão é:

a) Mitocôndrias.

b) Aparelho de Golgi.

c) Lisossomos.

d) Citoesqueleto.

e) Reticulo endoplasmático.

03. (UECE) Os centríolos e o fuso mitótico apresentam como aspecto estrutural comum serem formados por:

a) microtúbulos.

b) colágeno.

c) flagelina.

d) lipoproteínas.

04. (UPE) Num determinado hospital da Região Metropolitana do Recife, nasceu um menino com a síndrome de Zellweger ou síndrome cerebrohepatorenal. Considerada uma doença raríssima, por ocorrer 1 em cada 50.000 a 100.000 nascimentos, é resultante do defeito no funcionamento de uma organela celular, cuja função está relacionada com o armazenamento da enzima catalase. Esta reage com o peróxido de hidrogênio, substância tóxica que necessita da sua degradação, contribuindo com a desintoxicação do organismo, a partir da oxidação de substâncias absorvidas do sangue. Com base nessas informações, a organela celular a que o texto se refere denomina-se:

a) lisossomos.

b) peroxissomos.

c) mitocôndrias.

d) ribossomos.

e) glioxissomos.

05. (UNIMONTES) Organelas são estruturas com funções especializadas, suspensas no citoplasma das células vivas. A figura a seguir apresenta algumas organelas celulares. Observe-a.

Considerando a figura ao lado e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

a) A estrutura I atua em divisões celulares e não está presente em células procariontes.

b) II representa o centro de informação genética das células.

c) A produção de proteínas pelas células está relacionada à estrutura III.

d) IV é responsável pelos processos de secreção e movimentação celular.

06. Nos túbulos dos néfrons (unidades formadoras dos rins), há intenso intercâmbio de substâncias entre o fluido que passa pelo seu interior e os vasos sanguíneos que os circundam. Muitas substâncias, embora estejam presentes nesse fluido, não são eliminadas na urina porque são ativamente reabsorvidas. Nas células das paredes desses túbulos, devem ser encontradas grandes quantidades de:

a) lisossomos, uma vez que as células dos túbulos digerem a celulose.

b) ribossomos, porque aí ocorre digestão de proteínas.

c) centríolos para orientação das divisões celulares.

d) vacúolo para excreção do excesso de sal absorvido.

e) mitocôndrias, responsáveis pela liberação de energia utilizada no transporte ativo de substâncias.

07. (UEM) Com relação às mitocôndrias, assinale o que for correto.

01. As mitocôndrias são delimitadas por uma única membrana lipoprotéica semelhante às demais membranas celulares.

02. A cavidade interna das mitocôndrias é preenchida por um fluido denominado matriz mitocondrial em que estão presentes, além de DNA e RNA, pequenos ribossomos.

04. No interior das mitocôndrias ocorre a respiração celular. A energia liberada na respiração celular é armazenada em uma substância chamada ATP (adenosina trifosfato), fornecendo energia para as diversas atividades celulares.

08. Evidências como material genético e maquinaria para síntese proteica parecidos com o das bactérias apoiam a hipótese de que as mitocôndrias são descendentes de seres procariontes primitivos que um dia se instalaram no citoplasma das primeiras células eucariontes.

16. A mitocôndria surge da reprodução de uma outra mitocôndria.

32. As mitocôndrias presentes na célula ovo são originárias exclusivamente da mãe.

Soma das alternativas corretas

08. (FCM-PB) Determine as relações apropriadas, assinalando corretamente a alternativa abaixo:

1. Complexo Golgiense

2. Ribossomos

3. Retículo Endoplasmático Liso

4. Cílios

5. Microvilosidades

6. Locomoção

7. Armazenamento

8. Síntese de proteínas

9. Absorção

10. Síntese de lipídios

a) 1-7; 2-10; 3-8; 4-9; 5-6.

b) 1-7; 2-8; 3-10; 4-6; 5-9.

c) 1-8; 2-10; 3-5; 4-9; 5-6.

d) 1-10; 2-7; 3-9; 4-6; 5-8.

e) 1-3; 2-1; 4-3; 5-10; 3-8.

09. (FEPECS-DF) Alguns organismos unicelulares como as amebas e alguns invertebrados, capturam seres microscópicos e, depois, fazem a digestão das moléculas orgânicas complexas que formam esses seres. No processo da digestão heterofágica, pode-se destacar:

a) Fenômenos semelhantes aos peroxissomos, mas atuam sobre os lipídios, convertendo-os em açúcares.

b) Estruturas membranosas de contorno arredondado e com função principal de decompor o peróxido de hidrogênio.

c) Transformações de um tipo celular em outro − é o que ocorre no processo de formação das hemácias.

d) Efeitos que envolvem uma série de alterações e provocam a morte das células.

e) Partículas alimentares que penetram na célula e ficam no interior de bolsas alimentares, formando o vacúolo digestivo.

10. (PUC-RIO) Lynn Margulis, na sua Teoria Endossimbiótica, propôs que algumas organelas celulares das células eucarióticas tenham-se originado da associação simbiótica com células procarióticas. Essas organelas são:

a) Mitocôndrias e complexo de Golgi.

b) Lisossomos e mitocôndrias.

c) Mitocôndrias e cloroplastos.

d) Centríolos e cloroplastos.

e) Lisossomos e complexo de Golgi.

11. (UFJF) O citoesqueleto é fundamental para o adequado funcionamento das células. Sobre o citoesqueleto, é incorreto afirmar que ele:

a) está envolvido no movimento dos espermatozoides.

b) participa do processo de contração muscular.

c) apresenta centríolos como um dos seus componentes.

d) tem como principais componentes diversos tipos de glicídios.

e) participa da adesão entre células.

12. (PUC-CAMPINAS) As células secretoras das paratireoides secretam um hormônio polipeptídeo e, assim, apresentam:

a) núcleo bastante condensado.

b) reticulo endoplasmático liso na periferia celular.

c) retículo endoplasmático rugoso desenvolvido.

d) muita heterocromatina constitutiva.

e) pouca heterocromatina constitutiva.

13. (UFAM) Durante a espermatogênese formam-se, a partir de uma espermatogônia, quatro espermátides, que sofrem uma série de modificações para se transformarem em espermatozoides maduros. Uma das partes do espermatozoide é a cauda, que é formada a partir do:

a) retículo endoplasmático.

b) centríolo.

c) complexo de Golgi.

d) peroxissomo.

e) lisossomo.

14. (UFV) A perereca Phyllomedusa hipocondrialis habita regiões de sol intenso da Caatinga do Rio Grande do Norte e mesmo sob essas condições consegue manter sua pele úmida devido à produção de uma variedade de proteínas que se acumulam na superfície do corpo. Considerando que essas proteínas são produzidas pelas células da pele da perereca, a rota secretora das proteínas è:

a) retículo endoplasmático rugoso, complexo de Golgi e grânulos de secreção.

b) complexo de Golgi, retículo endoplasmático rugoso e grânulos de secreção.

c) grânulos de secreção, retículo endoplasmático rugoso e complexo de Golgi.

d) retículo endoplasmático rugoso, grânulos de secreção e complexo de Golgi.

e) retículo endoplasmático liso, complexo de Golgi e grânulos de secreção.

15. (UNIPAC) A figura abaixo representa a ultraestrutura de uma célula eucariota na qual vários componentes estão indicados por números:

Marque a opção incorreta:

a) As estruturas 1 e 2 estão diretamente relacionadas com a síntese de glicoproteínas. b) A estrutura 4 é originada a partir de áreas especiais de cromossomos e produz ribossomos. c) A estrutura 3 está relacionada com a síntese de substâncias orgânicas a partir de inorgânicas.

d) A estrutura 5 é responsável pela formação do fuso que liga aos centrômeros dos cromossomos.

16. (UFPB) Os fenômenos celulares fagocitose, movimento dos espermatozoides em meio líquido, meio­se, mitose, contração muscular e batimentos ciliares que ocorrem na traqueia e nos brônquios são funções dependentes de um complexo sis­tema de filamentos proteicos existentes exclusi­vamente nas células eucarióticas. Esse complexo sistema é denominado:

a) retículo endoplasmático.

b) mitocôndrias.

c) cílios e flagelos.

d) citoesqueleto.

17. (UFOP) Bactérias e cianobactérias são procariotos, ou seja, não têm núcleo definido. Se fosse possível retirar os ribossomos de cada célula das bactérias e transferi-los para as cianobactérias, ou vice-versa:

a) os RNA transportadores em cada célula deixariam de funcionar, porque os aminoácidos não teriam ajuste perfeito nas respectivas moléculas.

b) as bactérias e as cianobactérias continuariam a produzir suas próprias proteínas.

c) as bactérias passariam a sintetizar proteínas de cianobactérias e vice-versa.

d) os RNA mensageiros não seriam lidos corretamente, pois não haveria correspondência nos códons.

18. (FUVEST) Sabemos que quando substâncias estranhas às célula são englobadas por elas, através de fenômenos de endocitose, essas substâncias poderão funcionar como alimentos. Se isso ocorrer, vai iniciar-se o ciclo de digestão intracelular que envolve o aparecimento dos seguintes eventos, sucessivamente:

a) fagossomo, vacúolo digestivo, corpo residual e defecação celular.

b) vacúolo digestivo, fagossomo, defecação celular e corpo residual.

c) endocitose, digestão intracelular, fagossomo e defecação celular.

d) vacúolo autofágico, ataque lisossômico e defecação celular.

e) digestão intracelular, acúmulo de reservas de Golgi e produção de fagossomo.

19. (FCMSC) Preste atenção às seguintes observações:

I. Presença de corpúsculo basal.

II. Presença de dois filamentos centrais.

III. Presença de nove filamentos duplos dispostos em círculo, quando observados em corte transversal.

IV. Presença de membrana (contínua com a célula).

Quanto dessas “presenças” são válidas tanto para os flagelos como para os cílios?

a) Nenhuma.

b) Uma, apenas.

c) Duas, apenas.

d) Três, apenas.

e) As quatro.

20. (UPE) Peroxissomos são organelas citoplasmáticas, membranosas, presentes nas células animais e de muitos vegetais. Sobre essas organelas e suas funções, analise as afirmativas.

I   II

0 0 – Apresentam muitas enzimas do tipo oxidases, que utilizam o oxigênio para oxidar substâncias orgânicas e formar, como subproduto, peróxido de hidrogênio.

1  1 – São mais abundantes nas células do fígado e dos rins, onde desempenham importante papel na oxidação de várias substâncias absorvidas pelo sangue, como, por exemplo, o álcool.

2  2 – Os novos peroxissomos são formados a partir das cisternas do complexo de Golgi, sendo liberados diretamente, no citoplasma.

3  3  – Em determinadas plantas, principalmente no grupo das oleaginosas, as células dos cotilédones apresentam um tipo especial de peroxissomos, denominado de glioxissomos, cuja função é converter os lipídeos, armazenados na semente, em açúcares que serão utilizados no processo de germinação.

4  4 – Embora o peróxido de hidrogênio seja uma substância tóxica produzida pelos peroxissomos, estes são capazes de degradá-lo, transformando-o em água e gás carbônico através da enzima catalase.

21. (UFC) Suponha que você esteja trabalhando com uma suspensão de células animais, a partir da qual você deseje isolar uma proteína. Durante a preparação, vários lisossomos sofrem ruptura. Como consequência disso, ocorreria:

a) liberação de ácidos nucleicos, que dificultariam o isolamento da macromolécula que você está tentando obter.

b) liberação de ATP, que facilitaria o processo de isolamento da macromolécula de seu interesse.

c) liberação de enzimas, que poderiam digerir a macromolécula que você está tentando isolar.

d) liberação de macromoléculas proteicas recém-sintetizadas nos lisossomos, o que aumentaria a quantidade da proteína a ser obtida.

e) interrupção da síntese de proteínas nos lisossomos, diminuindo a quantidade da proteína a ser obtida.

22. (FCM) A célula esquematizada abaixo é responsável pela síntese e secreção de uma glicoproteína. O local da síntese e da formação das vesículas de secreção são representados, respectivamente, pelas organelas de números:

a) IV e II.

b) IV e III.

c) V e III.

d) V e IV.

23. (UAAM) Os protozoários de água doce apresentam uma organela denominada vacúolo contrátil, que tem como principal função:

a) estabelecer trocas gasosas de O2 e CO2 entre a célula e o meio.

b) realizar a digestão celular, expulsando os resíduos não-utilizáveis pela célula.

c) armazenar nutrientes oriundos de processos digestório intracelulares.

d) eliminar o excesso de água do citoplasma, mantendo o equilíbrio osmótico da célula com o meio.

e) captar nutrientes e água do meio, para utilização no metabolismo celular.

24. (UFBA) A figura abaixo representa esquematicamente uma célula do epitélio intestinal.

A partir de sua organização, concluímos que essa célula é:

a) procariótica, anaeróbia e heterótrofa.

b) eucariótica, anaeróbia e autótrofa.

c) eucariótica, aeróbia e heterótrofa.

d) eucariótica, aeróbia e autótrofa.

e) eucariótica, anaeróbia e heterótrofa.

25. (PUC-RS) No fenômeno representado abaixo têm participação muito ativa as organelas celulares denominadas:

a) lisossomos.

b) peroxissomos.

c) ribossomos.

d) mesossomos.

e) centrossomos.

26. Com base na figura abaixo, que representa uma célula vegetal, é correto afirmar:

a) a estrutura 1 está presente apenas nas células dos organismos eucariontes.

b) as estruturas 2, 3 e 4 correspondem, respectivamente, ao complexo golgiense, ao nucleoide e ao cloroplasto.

c) a estrutura 5 tem função de síntese de ácidos graxos e de regulação da pressão osmótica.

d) a estrutura 6 está presente em bactérias, cianobactérias e células de organismos animais.

e) a estrutura 7 é responsável pela regulação da pressão osmótica.

27. (PUC-SP) A estrutura apontada pela seta 1 é derivada:

a) do conjunto de lisossomos.

b) da membrana nuclear.

c) das mitocôndrias.

d) do complexo golgiense.

e) do retículo endoplasmático rugoso.

28. (FGV-SP) No pâncreas, existem estruturas glandulares chamadas ácinos nas quais, a partir de aminoácidos, são produzidas as enzimas digestórias do suco pancreático. Em um experimento, utilizaram-se aminoácidos com isótopos radioativos para se verificar o trajeto desses aminoácidos nas células secretoras do pâncreas. Nas células dos ácinos, os aminoácidos, constituintes das enzimas digestórias, percorrem o seguinte trajeto:

a) grãos de zimogênio, complexo golgiense, peroxissomos.

b) ergastoplasma, complexo golgiense, grãos de zimogênio.

c) citoplasma, retículo endoplasmático liso, complexo golgiense.

d) retículo endoplasmático liso, complexo golgiense, grãos de zimogênio.

e) complexo golgiense, ergastoplasma, grãos de zimogênio.

29. (UNB) Os diferentes tipos de seres vivos apresentam uma enorme diversidade celular, dotando as células com estruturas capazes de garantir o desempenho de suas atividades. A figura a seguir ilustra a distribuição e o arranjo das organelas de uma célula.

Considerando essa figura, julgue os itens a seguir.

a) A partir do nível de detalhamento mostrado na figura, é correto afirmar que esta foi obtida por meio da visualização da célula em um microscópio de luz.

b) A célula representada é secretora devido à grande quantidade de estruturas indicadas por I.

c) A estrutura II é de origem paterna.

d) A presença da estrutura III indica que, nessa célula, há síntese de hormônios esteroides.

30. (UEL) O esquema abaixo representa uma organela encontrada na maioria das células eucarióticas.

A partir dela originam-se os:

a) cílios e flagelos.

b) golgiossomos.

c) lisossomos.

d) ribossomos.

e) plastos.

Postingan terbaru

LIHAT SEMUA