O que pode comer quando faz tatuagem

Os alimentos depois da Tatuagem é um dos temas que causam mais dúvidas. O processo de cicatrização da tatuagem dura entre 20 e 30 dias. Portanto, é preciso tomar alguns cuidados após o procedimento para evitar infecções e promover uma cicatrização saudável. Entre os cuidados, a alimentação é um dos mais importantes. Entenda:

A alimentação é um dos assuntos mais polêmicos quando o assunto é a cicatrização pós tatuagem. Enquanto alguns especialistas e tatuadores dizem que a alimentação não influencia no processo da cicatrização, outros defendem que sim, os alimentos podem e influenciam o processo de cicatrização das suas tatuagens.

A tatuagem é uma lesão intencional na pele e, naturalmente, passará por um processo de cicatrização. Portanto, neste período, o nosso corpo trabalha incessantemente para tudo voltar ao normal. E, por isso, alguns alimentos podem ajudar ou atrapalhar a recuperação da pele.

Processo de cicatrização no corpo humano:

– Inflamatória: Fase quando acontece a coagulação e migração celular. Alimentos com vitamina K, proteínas e aminoácidos irão ajudar nesta fase.

– Proliferação: Período onde ocorre o desenvolvimento das células epiteliais e fibroblasto. Os alimentos com vitamina C, ferro, zinco e proteínas são indispensáveis nesta fase.

– Remodelação: Na fase final da cicatrização, temos a fase de maturação, estabilização da síntese e degradação do colágeno. O consumo de carboidratos, vitaminas e proteínas irão te ajudar na recuperação final.

Alimentos que você deve evitar depois da Tatuagem:

Alguns alimentos são conhecidos como ‘alimentos remosos’. Em outras palavras, são aqueles alimentos que possuem propriedades inflamatórias, ou seja, alimentos que possuem grandes quantidades de gordura hidrogenada, açúcar, sal e óleos refinados. Por exemplo:

– Camarão;

– Carne suína;

– Hambúrguer;

– Frituras em geral;

– Bebidas alcoólicas;

– Refrigerantes e sucos ricos em açúcar;

– Doces, chocolates, bolos e biscoitos recheados;

– Alimentos processados como salsicha, salame, presunto, mortadela e linguiça;

– Macarrão instantâneo ou alimentos prontos congelados altamente processados.

O consumo excessivo desses alimentos aumenta a inflamação e dificulta o processo de cicatrização da sua tatuagem. Portanto, o ideal é evitar estes alimentos nos primeiros 15 dias após a realização da sua tatuagem.

Alimentos que ajudam na Cicatrização da Tattoo:

Muitos alimentos atuam diretamente na coagulação sanguínea. Ou seja, a função destes alimentos é evitar hemorragias e aliviar inchaços. Sendo assim, atuará diretamente no combate de hematomas e promove uma cicatrização eficiente.

Alimentos com Vitamina A; C; K; alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes irão acelerar a recuperação na sua pele. Por exemplo:

Fontes de Vitamina A: Cenouras, Batatas, Abóbora e Beterraba.

Fontes de Vitamina C: Frutas cítricas, Amora, Kiwi e Morango. Vegetais como: Agrião, Couve, Nabo e Brócolis.

Alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes: Salmão, Sardinha, Castanhas, Sementes de Chia, Sementes de Linhaça e Nozes.

Outros cuidados:

– Assepsia: Nas primeiras semanas, são necessários cuidados especiais com a higiene do local da sua tatuagem. Primeiramente, com as mãos limpas, você deve lavar o local com sabonete antisséptico e em seguida aplicar creme cicatrizante, no mínimo 3x ao dia ou quando a tatuagem estiver ressecada.

– Sol: É necessário evitar tomar sol no local da tatuagem e evitar tomar banho de piscina e/ou mar por pelo menos 2 meses. Após este tempo, é necessário passar protetor solar sempre que expor sua tatuagem ao sol.

– Hidratação: Além dos alimentos aqui falados, é muito importante hidratar-se. Um adulto deve tomar cerca de 2L de água por dia. Portanto, manter-se hidratado garante a elasticidade da pele e elimina as impurezas do organismo, além de combater o inchaço.

Conclusão:

Resumindo, o processo de recuperação da sua tatuagem é um momento importante e são necessários alguns cuidados. Portanto, além de todos os cuidados que citamos acima, é muito importante procurar um estúdio e profissional confiável para fazer a sua tatuagem.

Outro ponto importante: Não aceite conselhos de pessoas leigas. Sempre que houver qualquer dúvida, procure o seu tatuador. Ele é a pessoa mais indicada para lhe aconselhar.

Tem outras dúvidas? Mande uma mensagem para nós e iremos te ajudar.

O que não comer quando faz tatuagem? Essa é uma dúvida comum, incentivada especialmente pela ideia de que certos alimentos “remosos” ou “carregados” não devam ser ingeridos pois piorariam a cicatrização. Porém, destaca a dermatologista Fabiana Seidl (CRM-RJ 5287852-9), essa orientação faz parte da cultura popular e não possui embasamento científico. Saiba mais e conheça cuidados realmente necessários.

Índice do conteúdo:

  • O que não pode comer
  • O que pode comer
  • Outros cuidados

São chamados popularmente de “remosos” alimentos mais ricos em gorduras, óleos, açúcares, sal. E há muito tempo é difundida a ideia de que tais alimentos contribuem para a inflamação da pele e, por isso, não devam ser consumidos durante um processo de cicatrização (como é o caso da tatuagem).

Relacionadas

Nesse contexto, muitos alimentos são vistos como vilões após uma pessoa fazer tatuagem, como por exemplo: açaí, queijo, chocolate, pizza, frango, sushi, carne de porco, além do consumo de bebidas alcoólicas.

Esses alimentos estão, de fato, proibidos no período pós-tatuagem?

Para a tatuadora Jessica Prado, todos os alimentos citados podem ser consumidos sem exageros, desde que a pessoa esteja acostumada com eles. “Pois, se o seu organismo não está adaptado com tal alimento, demandará mais energia para digeri-lo, atrapalhando dessa forma o processo natural da cicatrização da tattoo”, diz.

“Sem contar que, se o alimento for muito gorduroso, ele pode dar espinhas na pele e, como a área tatuada está fragilizada, uma possível espinha na região pode influenciar de forma negativa no resultado final”, esclarece a tatuadora.

A dermatologista Fabiana acrescenta que, se a pessoa possui alguma alergia alimentar, esse alimento não deve ser ingerido, pois pode provocar coceira, levando ao aparecimento de traumatismos na pele pelas unhas e favorecendo o aparecimento de feridas e infecção do local.

Quanto ao consumo de álcool, este, sim, não é recomendado, nem antes nem depois do procedimento. “Antes não recomendo pois, quando a pessoa bebe, o sangue afina e a pessoa pode sangrar muito durante o procedimento. Depois da tatuagem, é interessante evitar o consumo na primeira semana já que o corpo vai estar se recuperando e precisa de todas as energias para que isso aconteça da melhor forma possível… Então, não seria legal exigir dele que também lide com uma ressaca”, explica a tatuadora Jessica.

“Importante destacar que estas orientações fazem parte do meu processo de trabalho, e que não são uma regra. Por isso, o ideal é sempre seguir as recomendações do(a) tatuador(a) que realizou o procedimento”, ressalta Jessica.

O que comer quando faz tatuagem?

A dermatologista Fabiana reforça que, para que qualquer ferida cicatrize adequadamente, é fundamental que não haja carência de vitaminas e minerais e que a ingestão de água, proteínas e carboidratos seja adequada. “E, caso a pessoa possua algum problema médico como diabetes ou hipertensão, esses devem estar controlados”, destaca.

Ou seja, se a pessoa seguir uma alimentação equilibrada, não há motivos para se preocupar com o que comer ou não comer quando faz tatuagem.

Porém, para quem, de toda forma, quer apostar em alimentos que são ricos em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios – que poderão, assim, contribuir para a cicatrização da pele -, são boas opções:

  • Frutas vermelhas;
  • Tomate;
  • Frutas cítricas (laranja, acerola);
  • Alho;
  • Cebola;
  • Açafrão;
  • Castanhas;
  • Abacate;
  • Salmão, atum;
  • Azeite;
  • Amendoim;
  • Linhaça;
  • Sementes de chia, gergelim;
  • Chás anti-inflamatórios (como camomila, alecrim, gengibre).

Vale destacar que esses alimentos são apenas sugestões e devem ser incluídos em uma alimentação equilibrada, não sendo uma “regra” o consumo.

Outros cuidados com a tatuagem

De acordo com Jéssica, as principais orientações após fazer uma tatuagem são:

  • Beber bastante água;
  • Manter a tatuagem sempre limpa e hidratada;
  • Usar óleo de coco pra hidratar o local;
  • Não remover as cascas, nem coçar;
  • Fazer compressas de gelo em casos de tatuagens grandes;
  • Não ir à piscina, praia, sauna, etc.;
  • Usar protetor solar somente após um mês e meio.

Sobre cuidados locais, a dermatologista Fabiana reforça que é importante higienizar adequadamente a área e utilizar cremes à base de pantenol, manteiga de karité e vitamina B5 para manter a pele hidratada. “As crostinhas não devem ser arrancadas e, caso haja alguma evidência de infecção ou processo alérgico, deve-se procurar um médico imediatamente”, finaliza.

E se você está pensando em fazer uma tattoo em breve, confira também quais sãos os cuidados antes de fazer uma tatuagem.

Olá pessoal, semana passada postamos um conteúdo sobre os Alimentos que são verdadeiros Vilões para sua Tatuagem. Neste Post falaremos sobre os alimentos que turbinam sua Tattoo, ajudando na Cicatrização e deixando-a sempre bonita. 

O QUE NÃO PODE COMER DEPOIS DE FAZER UMA TATUAGEM

Embora eu não siga tão a risca, nós do Tattoo Já sabemos da importância de uma dieta balanceada pós tattoo. Por isso hoje falaremos um pouco mais sobre o que você certamente deve consumir para preservar essa tatuagem nova e nítida, além de ajudar na boa cicatrização.

Falando em Cicatrização, essa é a parte mais importante depois de fazer uma nova tattoo, por isso precisamos prestar muita atenção nela. O processo de Cicatrização consiste basicamente em 3 etapas, sendo necessidade diferente de consumo de alimentos em cada uma delas, como podemos ver a seguir:

  • 1ª Fase Inflamatória: Consiste na coagulação e os alimentos necessários são nutrientes adquiridos na Vitamina K (Acelga, Espinafre, Brócolis, Couve, Couve-de-Bruxelas, Alface, Aspargos e Couve-flor;
  • 2ª Fase Proliferação: Consiste na formação das células fibroblastos e epiteliais. Já os alimentos necessários nesta fase são os compostos de Vitamina C, Zinco, Ferro e Aminoácidos (Acerola, Goiaba, Kiwi, Morango, Laranja, Pimentão, Brócolis, Couve-de-Bruxelas, Gogi Berry, Caju, Banana, Açaí, Ovos, Soja, Carne de Vaca, Frango, Castanhas, Gérmen de Trigo, Legumes, Hortaliças em geral); 
  • 3ª Fase Remodelação: Consiste na formação, maturação e degradação do colágeno. Os alimentos que melhor se encaixam nesta fase são os Carboidratos, Proteínas e Vitaminas (Arroz, Tapioca, Pão, Cereais Integrais, Massa, Farinha de Aveia, Brócolis, Feijão, Aveia, Amendoim, Quinoa e as Vitaminas).

Devido a complexidade da fase de cicatrização, devemos manter uma dieta equilibrada e evitar os alimentos proibidos que falamos em nosso último post e que está logo acima, no link. Para ficar mais fácil, vamos selecionar algumas frutas que já serão suficientes para uma boa recuperação e cicatrização da sua tattoo:

Alimentos Potentes para sua Tatuagem

  • Laranjas, Kiwi, Acerola, Goiaba e Abacaxi, Tomates: consistem em grandes volumes de vitamina C, vale lembrar que sem Vitamina C, não há colágeno, alem disso, podem fazer sua pele parecer cheia de juventude. A vitamina C desenvolve a criação de colágeno e mantém a pele firme e úmida. Os óleos naturais nas laranjas ajudam na hidratação da pele e dão uma sensação mais saudável. Você pode comer ou beber suco de laranja e vai acabar com resultados semelhantes. Você também pode usar o peeling para aplicar como uma esfoliação corporal e obter uma sensação de rosado para sua pele.
  • Chocolate Amargo e/ou Meio Amargo:  sim, o chocolate escuro proporciona uma ótima proteção contra o sol, pois protege contra os raios UV prejudiciais e pode até evitar queimaduras ou câncer de pele. Quando combinado com a cafeína, o chocolate pode fazer uma desintoxicação perfeita para a sua pele. Pode derramar a pele velha e morta e permitir que a pele nova entre em ação. Isso pode resultar em uma aparência muito suave e atraente. Então você pode ter comer o chocolate, antes e depois da tatuagem, sem nenhuma culpa.
  • Brócolis e Espinafre: esses apareceram em várias fases, os benefícios dos vegetais escuros, são inúmeros, como combater a hemorragia, atua na coagulação sanguínea, age como antioxidante e possui compostos anti-inflamatórios. Além disso ajuda em promover a saúde da pele, tratar a acne e nutrir a pele. Estes vegetais tem vários nutrientes, como vitaminas, minerais e fibras alimentares que ajudam sua pele diariamente, mantendo-a macia e resiliente.
  • Amoras Morangos, Blueberry e Framboesas: são os antioxidantes finais que protegem os vasos sanguíneos, protegem contra inflamação e levam os alimentos até as células, você precisa comer isso enquanto sua tatuagem cicatriza. Além disso, previnem doenças, nutrem a pele e combatem a acne, como também têm uma tonelada de características antienvelhecimento. Resultando sua pele limpa e lisa.
  • Carnes Magras e Laticínios: são extremamente importantes, pois são fundamentais para a cicatrização, ajudando na formação de um novo tecido que fechará a ferida aberta. Na primeira semana, você deverá consumir mais proteínas que o habitual.
  • Nozes, Azeites, Abacates e Peixes: são os responsáveis pela gordura do bem, que ajudam no processo contra inflamações e fortalecimento do sistema imunológico.  
  • Alho: esse cara ai é conhecido por seus recursos curativos. Eles ajudam a manter o sistema digestivo limpo, eliminando toxinas e estimulando o sistema imunológico, enquanto combate as infecções. Eles são incrivelmente úteis para o reparo da pele e podem até oferecer mais brilho à mesma. 
  • Água: essa é a escolha óbvia, pois ajuda a manter a pele hidratada e elástica, com menos marcas, elimina as toxinas e ajuda contra à secura do sol. O ideal é você se manter bem hidratado, com pelo menos 8 copos de água diários. 

Você sabia que temos outras dicas para manter sua tattoo sempre em dia, revitalizada e ajudar na sua recuperação? Veja no Post abaixo:

CUIDADOS COM A TATUAGEM

ASPECTOS LEGAIS DOS ESTÚDIOS DE TATUAGEM

Atenção com a Tatuagem

Em caso de infecções persistentes, vermelhidão, secreção em tons amarelos e verdes, cheiro forte ou febre, procure imediatamente um médico.Doenças como hepatite, aids entre outras, podem ser adquiridos durante a tatuagem, por isso é extremamente importante a escolha adequada do estúdio e do tatuador. Não economize com a sua vida.

Postingan terbaru

LIHAT SEMUA