O que é um parágrafo como deve ser a estrutura interna do parágrafo

O parágrafo no texto científico... Eis que tal assunto nos remete a uma importante etapa que envolve a realização de um trabalho desta natureza – o momento de registrar tudo aquilo conquistado por meio de estudos e investigações acerca de um determinado assunto. Assim, mediante essa situação, considera-se uma atitude normal o fato de muitos se sentirem atordoados, dadas as peculiaridades que norteiam a escrita de uma forma geral.

Muitos questionamentos tendem a se manifestar, entre eles: “como devo iniciar o artigo?”, “como distribuir as ideias nos parágrafos, de forma que fiquem claras e precisas?”. Todos esses e muitos outros rondam o pensamento de quem, por um motivo ou outro, não possui uma familiaridade maior com a modalidade escrita da linguagem.

Em face dessa realidade, a partir de agora conheceremos um pouco mais sobre a forma pela qual devemos proceder mediante a construção dos parágrafos no texto científico. Nesse sentido, torna-se fundamental termos em mente que tal processo está intrinsecamente relacionado a algumas características básicas que nutrem a modalidade em questão (no caso, a escrita): a objetividade, a clareza e a precisão das ideias retratadas.

Havendo a predominância de tais características, certamente que a coesão e a coerência também far-se-ão presentes. Assim, tendo em vista que ambas “caminham” juntas, parágrafos bem construídos e harmoniosamente distribuídos são sinal de uma mensagem compreendida na íntegra por todo e qualquer interlocutor. Assim, com vistas a reforçar nosso raciocínio, bem como para dar credibilidade ao que estamos afirmando, vejamos o que nos afirma Severino (2002, p.84):

“O parágrafo é uma parte do texto que tem por finalidade expressar as etapas de raciocínio. Por isso, a sequência dos parágrafos, o seu tamanho e a sua complexidade depende da própria natureza do raciocínio”.
Fonte: SEVERINO. Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

Tal afirmativa nos contextualiza a uma recorrente situação pela qual quase todos nós passamos durante a fase escolar: nas aulas de Redação, a primeira pergunta que insistia em se manifestar era a de quantas linhas deveria conter a produção textual. Tendo isso em vista, como bem nos afirma o autor em questão, o tamanho dos parágrafos dependerá da ideia que se deseja neles abordar.

O importante é que todos estabeleçam entre si uma ligação, de forma que uma ideia represente a sequência da outra. Compreende-se, portanto, que a estrutura de um parágrafo deve conter a mesma estrutura de um texto composto por vários parágrafos. Assim sendo, estamos falando de introdução, desenvolvimento e conclusão. O início do parágrafo deve conter o que chamamos de tópico frasal (contendo a ideia principal), sendo este desdobrado em ideias secundárias e, no final, há a retomada da ideia central, configurando a conclusão.

Para Volpato (2006, p. 46), tendo em vista a necessidade de o parágrafo ser caracterizado por uma argumentação completa (introdução, desenvolvimento e conclusão), o que determina a mudança deste não é a extensão, mas sim a conclusão de uma dada argumentação, no sentido de, no parágrafo seguinte, dar-se início a outra.
Fonte: VOLPATO. Gilson Luiz. Dicas para redação científica: por que não somos citados. 2. Ed. Botucatu: Gilson Volpato, 2006.

Mediante todas as elucidações aqui firmadas, esperamos ter contribuído na ampliação dos seus conhecimentos acerca do assunto que norteou nossa discussão. Lembre-se sempre de que a revisão textual também representa um passo que muito tem a contribuir no pleno desenvolvimento dessa atividade, com vistas a detectar possíveis falhas cometidas durante a produção.

Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

O que é um parágrafo como deve ser a estrutura interna do parágrafo

O Parágrafo. O parágrafo é organizado em torno de uma ideia-núcleo,que é desenvolvida por ideias secundárias. ... Essa estrutura consiste em três partes: a ideia-núcleo, as ideias secundárias (que desenvolvem a ideia-núcleo) e aconclusão ( que reafirma a ideia-básica). Em parágrafos curtos, é raro haver conclusão.

O que constitui um parágrafo?

O parágrafo é um elemento textual com unidade de sentido que serve para dividir e organizar o texto. Para identificá-lo, basta procurar os trechos que iniciam com recuo na margem esquerda e encerram com ponto final. Eles podem se dividir em parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão.

Como deve ser um parágrafo?

Para escrever uma boa redação, é preciso ter bastante atenção com a estrutura do parágrafo.

  1. Selecione a ideia-núcleo. ...
  2. Relacione as ideias. ...
  3. Apresente o tópico frasal. ...
  4. Não se esqueça da palavra-chave. ...
  5. Não se preocupe muito com o tamanho. ...
  6. Lembre-se da estrutura-padrão. ...
  7. Limite seu parágrafo ao desenvolvimento de uma ideia-núcleo.

Como identificar o tópico frasal de um parágrafo?

De maneira resumida, podemos definir tópico frasal como a introdução de uma ideia em um parágrafo. É a primeira frase que abre cada parágrafo, indicando qual é o argumento ou ideia principal dele. O restante serve para contextualizar ou explicar melhor a sentença, ampliando o seu sentido.

Qual a estrutura para um bom parágrafo dissertativo?

A estrutura do texto dissertativo-argumentativo é composta por: introdução, desenvolvimento e conclusão....Estratégia para desenvolver o argumento:

  • Enumerar.
  • Confrontar.
  • Exemplificar.
  • Indicar as causas.
  • Indicar os efeitos.
  • Indicar os motivos.
  • Indicar as consequências.

Quais as qualidades do parágrafo padrão?

Qualidade do parágrafo

  • Unidade.
  • Coerência e coesão.
  • Ênfase.
  • Clareza.
  • Concisão.
  • Correção.
  • Originalidade.

Quais são os parágrafos de um parágrafo?

  • ♦ Dica 7: Os parágrafos existem para dar um intervalo entre um assunto e outro dentro do mesmo tema. Quando você perceber que um parágrafo deixou de desenvolver sua ideia-núcleo, é hora de finalizá-lo e iniciar outro;

Quais as formas de organização de parágrafos?

  • ♦ Dica 6: Existem diferentes formas de organização de parágrafos, contudo, nos textos dissertativo-argumentativos e também em alguns gêneros do universo jornalístico, os parágrafos geralmente seguem uma estrutura-padrão.

Qual o parágrafo mais importante do texto?

  • O parágrafo é um dos mais importantes componentes do texto. Ele sempre deverá ser desenvolvido a partir de uma ideia-núcleo, responsável por nortear as ideias secundárias. Escrever uma redação pode ser um exercício árduo, pelo menos para boa parte das pessoas.

Quais são os tópicos de parágrafo?

  • Há vários tipos de tópico de parágrafo, entre os quais podemos citar: declaração inicial, alusão histórica, interrogação e omissão de dados identificadores. Vamos aos exemplos!

O parágrafo corresponde a uma estrutura textual onde estão contidas informações de um texto, sendo caracterizado por um recuo em relação à margem esquerda do texto.

O texto constitui um todo coeso, sendo composto de diversos parágrafos. Estes, são constituídos por diversas frases, que apresentam uma determinada coerência e coesão entre si, ou seja, uma ideia central mediante pontuação e uso de elementos coesivos adequados à semântica do texto.

A passagem de um parágrafo ao outro, dependerá do conteúdo e da finalidade do emissor de construí-lo.

A partir disso, lembre-se que a eficácia de um texto ou de abordar sobre um tema, se formam mediante o discurso e a concatenação das ideias apresentadas pelo locutor (emissor), de forma a permitir o entendimento do interlocutor (receptor).

A palavra, do grego “parágrafos” significa “escrever ao lado” ou “escrito ao lado”, sendo seu símbolo (§), ainda muito utilizado nos artigos legislativos.

Curioso notar que o símbolo do parágrafo, equivale a dois ésses (S) envolvidos, que representam as iniciais das palavras latinas “signumsectionis” (sinal de secção, de corte).

Tipos de Parágrafo

Dependendo da dimensão e do tipo de texto, os parágrafos são classificados em:

  • Longos: muito utilizado em textos acadêmicos, monografias, teses e artigos, pois apresentam conceituações, definições e exemplificações.
  • Médios: normalmente encontrado nos meios de comunicação como as revistas e os jornais. Esse tipo de parágrafo prende a atenção do leitor, uma vez que suas ideias são apresentadas de maneira menos extensa.
  • Curtos: encontrados nos textos infantis ou propagandas de publicidades. Constituídos por poucas palavras e, no caso das propagandas, uso de frases de destaque.
  • Narrativos: utilizam dos recursos de textos narrativos (contar uma história) para a construção do parágrafo como o predomínio dos verbos de ação. Nesse caso, se o discurso utilizado for o direto, pode haver travessões para indicar as falas das personagens.
  • Descritivos: parágrafos repletos de adjetivos, verbos de ligação e orações coordenadas, dos quais apresentam uma descrição e/ou apreciação de objeto, pessoa, lugar, acontecimento, dentre outros.
  • Dissertativos: parágrafos que apresentam uma ideia; sua proposta é defendê-la através da argumentação.

Estruturação do Parágrafo

A constituição de um parágrafo envolve três partes fundamentais:

  1. Introdução: chamado de “tópico frasal”, essa parte define toda a ideia do parágrafo. Alguns recursos que auxiliam na estruturação de um tópico frasal são: uma alusão histórica, declaração inicial, interrogação, dentre outros.
  2. Desenvolvimento: momento de explicação e/ou explanação do tópico inicial (frasal). Algumas maneiras para o desenvolvimento do texto são: desenvolvimento por definição, fundamentação, exemplos, detalhes, comparação
  3. Conclusão: Nessa parte, ocorre o arremate e a retomada para encerrar a ideia inicial.

Exemplos de parágrafos

A seguir, alguns exemplos dos diversos tipos de parágrafos:

1. Parágrafo Longo

“Interessante notar que o sucesso da obra não fora passageiro e seu reconhecimento implicou no aumento considerável do número de vendas e edições ao longo desses anos, sobretudo, do conhecimento e reconhecimento do público; e, se pensarmos assim, já temos certeza que esse ‘personagem lendário’ adquiriu uma posição de destaque, já que é considerada uma das maiores obras infanto-juvenis do Brasil, sendo atualmente utilizada nas escolas como ferramenta de acesso e, consequentemente, para disseminar o gosto pela leitura. Além disso, foi adaptada para cinema, série televisiva e desenho animado, expandindo ainda mais os corriqueiros momentos de travessuras desse menino tão maluquinho”.

2. Parágrafo Médio

"O escritor e educador Rubem Alves (80 anos), esteve internado desde 10 de julho em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nessa manhã, faleceu no Hospital Centro Médico de Campinas-SP, com falência múltipla de órgãos".

"Compre agora com 50% de desconto".

4. Parágrafo Narrativo

"Preocupada com a discussão na noite anterior, Sofia preferiu ligar à Dora, e contar-lhe sobre o ocorrido, antes que alguém o fizesse:

— Oi Dora, tudo bem? Estou te ligando para falar que Joaquim estava ontem na festa e acabamos discutindo pelo mesmo motivo, mas dessa vez ele se alterou demasiado".

5. Parágrafo Descritivo

"Adélia conseguiu comprar a casa de seus sonhos num condomínio próximo à montanha, com garagem, jardim, piscina e área de lazer. Na parte de baixo está a cozinha, toda equipada (com máquina de lavar e armários), a lavanderia, as salas (sala de jantar e sala de estar), e, ainda, o pequeno lavabo com decoração rústica. Na parte superior da casa estão os quartos (totalizando 5), sendo que todos eles são suítes, possuem carpete e armário embutido".

6. Parágrafo Dissertativo

"O abate humanitário, defende, sobretudo, o bem-estar do animal, garantido durante toda sua vida até o momento do abate. Alguns apostam que esse tipo de abate, ao contrário do abate tradicional, favorece na qualidade da carne, visto que a animal sente uma taxa menor de stress. Entretanto, esse tipo de classificação coaduna com o sistema tradicional de abate, de forma que o animal senciente, decerto não vive feliz confinado e, como todos os seres, não deseja morrer. Igualmente, o fim desses animais, seja no sistema de abate tradicional ou na irônica expressão abate “humanitário” são o mesmo: a morte e o sofrimento de uma vida sem liberdade".