O que é angulo agudo

Os ângulos são duas semirretas de origem semelhante, sendo hoje a unidade de medida mais usada, e podemos classificá-los em agudo, reto, obtuso e raso.

Os ângulos podem ser conceituados como duas semirretas de mesma origem no vértice. É de grande importância o número usado para medir a abertura entre as semirretas.

Quanto mais elevado o valor numérico atribuído a um ângulo, maior a abertura entre as semirretas que a ele se relacionam.

Conforme o Sistema Internacional, eles podem ser medidos em grau (º) ou em radiano (rad). De acordo com as medidas que apresentam, existe uma classificação em ângulo agudo, reto, obtuso e raso.

Os Tipos de Ângulos

Podemos classificar o ângulo em agudo, reto, obtuso e raso, de acordo com as suas medidas. O ângulo agudo é aquele que mede menos do que 90º, já o ângulo reto mede igual a 90º.

O ângulo raso (ou meia volta) mede igual a 180º. Por fim, o ângulo obtuso mede mais que 90º, só que menos do que 180º.

A forma de se medir um ângulo

Às essas alturas é importante fazemos uso de um instrumento denominado transferidor, posto que com ele conseguiremos medir os ângulos. Nele pode haver círculo de 360º, assim como semicírculo de 180º e com divisão em graus.

Na medição do ângulo, deve-se pôr a parte central da base do transferidor em cima da vértice do mesmo. Em seguida, ponha o ponto que indica 0º do transferidor sobre um dos lados do ângulo. Observe que o outro lado do ângulo indicará a sua medida.

Vale ressaltar aqui que o ângulo é a unidade de medida mais usada, inclusive minuto e segundo são seus múltiplos. Note igualmente que 360º equivalem a 2 π rad, porquanto 180º equivalem a π rad.

Que são ângulos complementares?

Podemos definir ângulos complementares como aqueles que, juntos, somam 90º. Se tomarmos um ângulo reto partido em duas porções, cada uma delas representará uma complementação da outra.

O cálculo de um ângulo complementar é bem simples, posto que basta subtrair 90º pelo seu complemento.  Exemplificando: A + B = 90º, A = 90º – B, B = 90º – A.

Os Ângulos Suplementares

Os ângulos suplementares se referem a suplemento, isto é, aqueles em que se acrescenta ou adiciona a algo. São aqueles que juntos medem 180º.

135º + 45º = 180º

Essa fórmula significa que o ângulo de 135º é suplemento do ângulo de 45º. No mesmo instante, o ângulo de 45º é o suplemento do  que mede 135º.

Os Ângulos Adjacentes

Chamamos de ângulos adjacentes todos os que possuem pontos comuns, sendo que eles, ou são complementares ou suplementares.

Tem que dar 90º a soma dos ângulos adjacentes complementares e 180º a dos ângulos adjacentes suplementares. Interessante notar que o ângulo adjacente é sempre dois consecutivos, só que os consecutivos nem sempre são adjacentes.

Leia também sobre as unidades de medida, comprimento, capacidade, massa, tempo.

Fonte: Mundo Educação, Wikipédia, Brasil Escola, Toda Matéria, Info Escola, Escola Kids.

Fonte das imagens: Slide Serve, Tilibra, Dicionática, Brainly, Matemática Simples, Wikipédia.

Índice

  • O que é ângulo agudo:
  • Tipos de ângulos

O ângulo agudo é o espaço entre duas linhas que compartilham o mesmo vértice cuja inclinação ou a abertura é maior que 0 graus (0 °) e menor que 90 graus (90 °).

Em geometria, é importante saber como identificar ângulos agudos, visto que sendo visualmente menores que 90 ° (um quarto de um círculo), uma identificação visual aproximada do tipo de ângulos dentro de um triângulo ou dentro de um plano é facilitada.

Ângulos agudos podem ser encontrados, por exemplo, em triângulos equiláteros, uma vez que são precisamente caracterizados por serem compostos por três ângulos agudos, ou seja, três ângulos menores que 60 °.

Na trigonometria, ciência que estuda a relação dos elementos de um triângulo retângulo, os ângulos agudos podem ser identificados levando-se em consideração:

  • A soma dos ângulos internos de um triângulo soma 180 °,
  • o triângulo retângulo é formado por um ângulo de 90 °, portanto, os outros dois ângulos devem somar 90 ° (ângulos complementares),
  • Se dois ângulos somam 90 °, então ambos são ângulos agudos.

Tipos de ângulos

Os tipos básicos de ângulos para o conhecimento da geometria e trigonometria são os seguintes:

  • Ângulo agudo: ângulos medindo menos de 90 °.
  • Ângulo obtuso: Ângulos medindo mais de 90 °.
  • Ângulo reto: Ângulo de medição de 90 °.
  • Ângulo plano: Ângulo de medição de 180 °.

Você vai ajudar o desenvolvimento do site, compartilhando a página com seus amigos

Índice

O ângulo agudo é aquele arco formado pela união de duas retas que medem menos de 90º ou π / 2 radianos.

Um ângulo agudo é então aquele que mede menos do que um ângulo reto. Assim, as linhas que o formam não são perpendiculares.

Vale ressaltar que dois ângulos complementares, ou seja, somam 90º, são ângulos agudos.

Da mesma forma, um ângulo agudo tem como ângulo suplementar (com o qual forma um ângulo reto de 180º) a um ângulo obtuso (que mede entre 90º e 180º).

Como exemplo diário de ângulo agudo, temos que se forma quando escrevemos, sendo um o lápis ou caneta e o outro, a mesa ou superfície.

Exemplos de ângulo agudo

Alguns exemplos de ângulos agudos são os seguintes:

  • Triângulo equilátero: Todos os ângulos internos medem 60º. Quero dizer, eles são todos afiados.
  • Triângulo retângulo: Se um de seus ângulos estiver correto, os outros dois devem ser complementares (somar 90º). Isso porque os ângulos internos de qualquer triângulo somam 180º.
  • Diamante: Dois de seus ângulos são agudos e dois são obtusos, como podemos ver na imagem abaixo

Você vai ajudar o desenvolvimento do site, compartilhando a página com seus amigos

Postingan terbaru

LIHAT SEMUA