Como utilizar um microscopio comparador

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Você já ouviu falar do microscópio óptico não é mesmo? Bom, um microscópio é um equipamento de laboratório que possui muitas variações. O microscópio é um dos equipamentos mais antigos e foi sendo aprimorando ao longo dos anos.

No post de hoje vamos abordar o tema Microscópio Óptico, mas especificamente o microscópio trinocular.

Quais as vantagens de usar um microscópio óptico trinocular?

Primeiramente vamos falar o que é um microscópio?  Qual a definição de microscópio?

Microscópio é um instrumento óptico que consiste em uma lente ou combinação de lentes para fazer imagens ampliadas de objetos minúsculos

O que é um microscópio trinocular?

Um microscópio trinocular tem duas oculares como um microscópio binocular e um terceiro tubo ocular adicional para conectar uma câmera de microscópio. Eles são, portanto, um binóculo com um conjunto de prisma móvel no qual a luz é direcionada para o conjunto binocular do microscópio ou para a câmera.

.

Vantagens do Microscópio Trinocular

Um microscópio trinocular  tem inúmeras vantagens permite ao usuário não apenas tirar fotos, mas também gravar vídeos, que podem ser salvos para referências futuras. Essa também é uma grande vantagem, pois essas imagens estáticas e vídeos podem fornecer mais detalhes após observações repetidas. Em um ambiente clínico, isso é particularmente benéfico, visto que os profissionais de saúde podem compartilhar digitalmente as imagens, vídeos com outros profissionais para consulta e mais análise.

Para fins de ensino (por exemplo, microscopia), um microscópio trinocular também apresenta uma vantagem, visto que um instrutor pode mostrar aos alunos o que ele está olhando, ou observar como o aluno está usando o microscópio. Por outro lado, também pode ser utilizado para fins de apresentação tanto em ambientes acadêmicos como profissionais, permitindo que terceiros participem da visualização do espécime.

Para os alunos mais jovens, é uma oportunidade de gravar vídeos e tirar fotos, que podem comparar com outras imagens em livros e aprender mais sobre as diferentes partes das células ou outros organismos que observaram. As câmeras para microscópio podem ser montadas em microscópios binoculares, mas interrompe o funcionamento do microscópio. A montagem de uma câmera no microscópio trinocular pode permitir que as visualizações do espécime possam ser apresentadas ou compartilhadas com outras pessoas.

  • Possibilidade de operação no aparelho ou por software (versão basic, sem ajustes na configuração).
  • Possui encaixe para tela, a fim de facilitar a operação.
  • Captura e exibe imagens de vídeo em Full HD com conexão HDMI em telas e projetores, com possibilidade de salvar em cartão de memória.

Espere que os melhores modelos de microscópio trinocular venham com pelo menos três posições. Essas posições podem permitir 100% de luz para a câmera, 80% para a câmera e 20% para o binóculo, ou apenas 100% de luz para a câmera.

Uma das maiores e maiores vantagens de um microscópio trinocular de três posições é sua versatilidade. Por exemplo, caso você vá usar o microscópio para fins fotográficos de campo claro , a escolha ideal que você deve fazer é o 20% visual e 80% o fotossistema. A quantidade de luz que fornece é ideal, pois permite que a câmera tenha um tempo de experiência muito curto, o que resultará na garantia de que o espécime é visto em tempo real. Isso facilitará o trabalho.

A maioria dos espécimes passará por mudanças à medida que o tempo passa quando eles são preparados para observação. Na maioria das vezes, os espécimes não podem ser vistos e preservados por muito tempo.

Uma coisa boa sobre os microscópios trinoculares é que eles não apenas permitem seus usos para tirar fotos, mas também para gravar vídeos que podem ser úteis para documentação e referências futuras.

Isso serve como uma grande vantagem porque essas fotos e vídeos podem fornecer ao usuário mais detalhes após várias observações. Isso também é benéfico para os profissionais de pesquisa ou em  em um ambiente clínico, pois eles podem compartilhar digitalmente vídeos e imagens gravados com seus colegas e outros profissionais para solicitar uma consulta e mais análises.

O que é uma câmera para microscópio?

Câmeras digitais microscópicas permitem que você visualize uma imagem ao vivo de seu microscópio diretamente em um projetor LCD ou computador. Essa ferramenta útil nos permite compartilhar espécimes por meio de uma tela de computador sem ter que olhar menos para baixo e encarar os espécimes por nós mesmos.

Modelo CAM-500

  • Comunicação direta com computador via usb 2.0.
  • Software incluso para monitoramento, tratamento, filmagem e captura de imagens, instalação do software automática.
  • Compatível com qualquer microscópio de qualquer marca, não precisa ser trinocular.
  • Resolução de 5.0 megapixel.
  • Sistema de fotos e imagens de amostras no formato de bmp e jpeg, onde pode enviar a qualquer computador.
  • Faz contagem e medições (tamanho e diâmetro) de células, tratamento de imagens.
  • Compatível com os sistemas operacionais: Win XP/Vista/7/8 (32 e 64 bits)/OSx (Mac OS X)/ Linux.

Acompanha a câmera:

  • Cabo USB.
  • Software.
  • Três anéis adaptadores

Isso permite que os pesquisadores compartilhem as observações de seus experimentos por meio de uma fotografia, em vez de esboçá-las no papel.

Para obter uma foto tão incrível de espécimes tão pequenos, é vital que você compre a câmera de microscópio certa. Todas as câmeras de microscópio têm uma sensibilidade muito alta e podem produzir fotografias que contêm até 12 milhões de pixels.

As câmeras para microscópio óptico têm uma lente, que se concentra em uma série de sensores, esses sensores gravam a imagem.

Como comprar uma Câmera para microscópio ?

Pixels- Assim como qualquer outra câmera, uma câmera de microscópio com pixels maiores tira fotos de melhor qualidade. As câmeras microscópicas são projetadas para conter uma grande quantidade de pixels para tirar uma fotografia de alta resolução.

As melhores câmeras para microscópio são aquelas com mais pixels, estas tendem a ser as usadas em laboratórios de todo o mundo.

Valor- Todos queremos pagar o valor certo por um produto. As câmeras para microscópio vêm em todas as formas e tamanhos, algumas oferecendo mais do que outras.

As melhores câmeras para microscópio são as que mais dão a você, mas também cabem no seu orçamento! Se uma câmera contiver mais recursos e especificações técnicas do que uma câmera mais cara, essa câmera terá um valor melhor.

Fácil de usar – ninguém quer lutar e não ter a menor ideia do que está fazendo. Comprar um produto que você entende e que é fácil de usar e se acostumar é muito importante.

Algumas câmeras para microscópio podem ser confusas, especialmente com câmeras de microscópio. Comprar uma câmera para microscópio fácil de processar permitirá que você a compreenda melhor, permitindo que você aproveite ao máximo sua compra!

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ()

Ao longo da história do microscópio, as inovações tecnológicas tornaram o microscópio mais fácil de usar e melhoraram a qualidade das imagens produzidas.

O microscópio é usado em uma variedade de campos científicos para muitos propósitos diferentes. Seja na área forense ou na ciência médica tradicional, o microscópio é um instrumento indispensável

Hoje em nosso post vamos abordar curiosidades sobre microscópio. O que é um microscópio? Porque o microscópio é tão importante? Como comprar um microscópio? Enfim algumas curiosidades…

O que é um Microscópio?

Um microscópio é um instrumento que pode ser usado para observar pequenos objetos, até mesmo células. A imagem de um objeto é ampliada por pelo menos uma lente do microscópio. Essa lente desvia a luz em direção ao olho e faz um objeto parecer maior do que realmente é.  Ao longo da história do microscópio óptico, as inovações tecnológicas tornaram o microscópio mais fácil de usar e melhoraram a qualidade das imagens produzidas.

Tipos de Microscópio

Frequentemente perguntam-nos se é melhor ter um microscópio binocular ou microscópio monocular .

Não existe uma resposta única  para esta pergunta. A resposta depende parcialmente da sua situação , ou seja, de como você usará e do seu orçamento.

Se for usar o microscópio todos os dias por horas seguidas, você precisará e nos indicamos um microscópio binocular  (duas oculares). Não há nenhuma dúvida  sobre isso. A visualização binocular é muito mais confortável porque você não precisa treinar seu cérebro para ignorar as informações de um olho. Você notará que quase todo microscópio profissional no mercado é binocular. Aqueles que usam esses microscópios precisam do conforto associado a duas oculares.

Dito isso, se a sua intenção principal com este microscópio óptico é para ser usado por uma criança, você pode realmente achar que um microscópio monocular (uma ocular) é mais apropriado para ela. Às vezes, as crianças podem ter dificuldade com o ajuste inter pupilar. Assim como um par de binóculos, um microscópio binocular é ajustável para permitir pessoas de diferentes tamanhos. A distância da ocular é ajustada até que uma única imagem seja vista.  Porém 90% das pessoas preferem um microscópio binocular por ser um modelo mais atual.

O Microscopio Óptico Binocular – equipamento para laboratório mais comum, o microscópio binocular é o modelo mais conhecido,  possui um sistema óptico utilizado na obtenção de imagens ampliadas de objetos de dimensões extremamente pequenas  e pode ser encontrado em praticamente todo ambiente de análises e pesquisas, seja nas empresas, universidades, institutos de pesquisa e até mesmo em escolas.

Devido ao fato de ser um equipamento composto por diversas partes delicadas e sensíveis, é necessário alguns cuidados básicos por parte do usuário final.

Antes de compartilhar qualquer informação sobre manuseio e limpeza do Microscópio Binocular, vamos revisar as principais partes – a nível geral – que compõem um microscópio.

  • Oculares: Sistemas de lentes (ressaltando que há modelos monocular, binocular e trinocular – ou seja, com uma, duas e três lentes respectivamente) que geralmente possuem poder de aumento de 10X e é por meio delas que é possível a observação da imagem ampliada do material analisado.
  • Tubo: Suporte das oculares. Também chamado de canhão.
  • Revólver: Estrutura giratória onde as objetivas estão anexadas. Recomenda-se que o usuário sempre manuseie o revólver ao trocar de objetiva – nunca forçar as objetivas.
  • Objetivas: Lentes que aumentam o poder de ampliação. Geralmente os microscópios possuem três ou quatro objetivas.
  • Platina: Também denominada mesa, é o local (suporte) onde a lâmina é posicionada. A platina pode ser levantada ou baixada para regular o foco, utilizando-se os parafusos macro e micrométrico.
  • Condensador: parte na qual possui o objetivo de concentrar os raios luminosos que incidem sobre a lâmina.
  • Fonte de Luz: Local onde a lâmpada é posicionada. Curiosidade: nos modelos de microscópios mais antigos, nesse local era posicionado um espelho para refletir a luz.
  • Liga/Desliga: Botão para ligar e desligar a lâmpada. De acordo com cada modelo e marca, essa parte pode estar localizada em diferentes pontos do equipamento.
  • Macrométrico: Parafuso que permite regular a altura da platina, através de movimentos amplos para um ajuste grosso.
  • Micrométrico: Parafuso que também permite regular a altura da platina, porém é um ajuste fino do foco.
  • Braço: Também chamado de coluna, é fixo na base do microscópio e serve de suporte para as demais partes.
  • Charriot: Sua função é permitir o movimento da lâmina sobre a platina. Não é possível visualizá-la na imagem acima pois geralmente localiza-se na lateral direita, porém abaixo encontra-se outra imagem com esse detalhe.
  • Diafragma: Regula a quantidade de luz que entra no condensador.
  1. Selecione a objetiva de menor aumento e baixe completamente a platina;
  2. Posicione e prenda a lâmina sobre a platina, corretamente;
  3. Inicie a observação com a objetiva de menor aumento;
  4. Realize os procedimentos de focalização, ou seja, movimente primeiramente o macrométrico. Assim que conseguir encontrar o foco com a objetiva de menor aumento, gire o revólver, posicione a próxima objetiva e foque com o micrométrico (girando este também).
  5. Repita a operação trocando a objetiva de menor para maior aumento até conseguir a focalização desejada. Não movimente mais o macrométrico, apenas o micrométrico.

Obs: para as objetivas de 40X e 100X, recomenda-se o uso do óleo de imersão.

  1. Se utilizar o óleo de imersão nas objetivas, limpe-as com panos especiais para lentes (papel de óptica ou papel filtro) passando suavemente somente em um sentido. Caso o óleo de imersão seque na objetiva, limpe-a com álcool-cetona (7:3) ou xilol. Não utilize solventes excessivamente, pois podem danificar as lentes.
  2. Mantenha a platina do microscópio binocular sempre limpa e seca. Se houver resíduos de óleo de imersão, limpe com um pano umedecido com xilol.
  3. Limpe a superfície do equipamento com um pano umedecido em água. Não utilize álcool, acetona ou qualquer outra substância.
  4. Para limpar as oculares, remova-as com cuidado e cubra os orifícios onde se encaixam, para evitar exposição à poeira e/ou sujeiras no prisma durante o procedimento.
  5. Limpe as lentes com uma haste flexível com ponta de algodão umedecida em água destilada e, em seguida, seque com algodão – atente-se para não tocar nas lentes com os dedos. Utilize a pera de insuflação para retirar qualquer resquício de poeira ou algodão. Monte novamente a ocular, cuidadosamente.
  6. Não utilize quantidades excessivas de óleo de imersão sob as lentes. Geralmente uma gota é suficiente.
  7. Não toque as lentes com as mãos. Se estiverem sujas, limpe-as suavemente com um papel de óptica.
  8. Após término de uso do equipamento, cubra-o com uma capa específica para microscópio. Plásticos convencionais podem favorecer o crescimento de fungos nas lentes, devido ao calor excessivo.

Como Comprar um Microscópio?

Comece observando microscópios com armações robustas e bem construídas. Os melhores são feitos em metal  que minimizam as vibrações, minimizando as oscilações com as variações de temperatura.

Importante observar no microscópio também:

  • Lentes óticas de vidro
  • Engrenagens de foco de metal presas com parafusos de metal em estruturas de metal
  • Acabamento resistente a reagentes (o “trabalho de pintura”)
  • Rolamentos de esferas (não apenas graxa) em peças móveis vitais.

Embora alguns aspectos da construção sejam difíceis de discernir online ou em um catálogo, comparar os pesos reais (não o peso de envio) e as medidas também pode dar alguma indicação de tamanho e robustez.

A invenção do microscópio revolucionou a indústria científica ao desenvolver outros campos. A utilização do microscópio pode ser verificada em diversos segmentos.

O microscópio  óptico teve um grande impacto na área médica. Os médicos usam microscópios ópticos para detectar células anormais e identificar os diferentes tipos de células.

O microscópio  binocular é usado para estudar a saúde de um ecossistema. Os biólogos de campo usam o microscópio para observar um ambiente específico, como o marinho, identificando os tipos e o número de organismos sustentados em amostras do ecossistema. Isso ajuda os cientistas a definir o ecossistema, detectar ameaças a um ecossistema e determinar a relação dos organismos com seus ambientes.

O microscópio afetou muito o campo da ciência forense. Forense é um campo da ciência usado para coletar e analisar evidências para estabelecer fatos que são usados ​​em um cenário jurídico. O microscópio é usado para examinar evidências coletadas em uma cena de crime que podem ter informações não visíveis ao olho humano.

Os histologistas usam o microscópio óptico para analisar tecidos e células. O microscópio com outras ferramentas é usado para detectar tecidos anormais no corpo. O estudo ajudou na identificação de tecidos cancerosos em um paciente.

A invenção do poderoso microscópio de força atômica permitiu aos cientistas estudar células em nível atômico. Isso permite que os cientistas examinem os vírus em seu nível atômico e os influenciem para a entrega de tratamentos inovadores. O microscópio de força atômica também permite que os cientistas estudem e entendam os tipos de vírus e entendam como eles infectam o corpo. Através deste microscópio, os cientistas examinam o processo pelo qual os vírus não envelopados usam proteínas para se fundirem com as células hospedeiras.

O microscópio teve um grande impacto no estudo da genética. Cientista usa o microscópio para observar composições genéticas específicas. Isso também permite que os cientistas determinem anormalidades genéticas, regeneração e morte de tecidos. O estudo da genética é utilizado para observar o tecido infectado. Através deste estudo, os histologistas podem realizar pesquisas sobre futuras curas e medicamentos preventivos.

  1. Os primeiros microscópios eram conhecidos como “óculos de pulgas” porque eram usados ​​para estudar pequenos insetos.
  2. Uma dupla de pai e filho, Zacharias e Han Jansen, criou o primeiro microscópio composto na década de 1590.
  3. Anton van Leeuwenhoek criou lentes poderosas que podiam ver bactérias abundantes em uma gota d’água.
  4. Robert Hooke descobriu as células estudando a estrutura em favo de mel de uma cortiça ao microscópio.
  5. Marcello Marpighi, conhecido como o pai da anatomia microscópica, encontrou papilas gustativas e glóbulos vermelhos.
  6. Robert Koch usou um microscópio óptico para descobrir bacilos do tubérculo e da cólera.
  7. O engenheiro alemão Carl Zeiss revolucionou a qualidade das lentes no século XIX.
  8. O menor objeto observado através de um microscópio de luz tinha 500 nanômetros de comprimento.
  9. Em 2008 estreou o TEAM 0.5. É o microscópio eletrônico de transmissão mais poderoso do mundo e é capaz de produzir imagens de meio décimo bilionésimo de um metro.
  10. Os pesquisadores usaram microscópios em 2013 para demonstrar como a vida poderia ter começado.

Obs: Neste texto abordamos apenas a conformação “Microscópio Óptico Biológico”. Não foi abordado qualquer detalhe sobre “Microscópio Estereoscópio” ou qualquer outro tipo de microscopia.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas () que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.