A importância do geoprocessamento reside no tratamento de imagens para a produção de mapas

A importância do geoprocessamento reside no tratamento de imagens para a produção de mapas

Show

O sensoriamento remoto é o conjunto de técnicas e procedimentos tecnológicos que visa à representação e coleta de dados da superfície terrestre sem a necessidade de um contato direto. Assim sendo, toda a informação é obtida por meio de sensores e instrumentos em geral. Tal processo vincula-se ao tratamento, armazenamento e análise de tais dados para que se conheça melhor os fenômenos que se apresentam na superfície.

A utilização desse tipo de técnica é de fundamental importância no contexto atual das sociedades, pois ela é capaz de revelar muitos dados geográficos e até históricos concernentes aos espaços naturais e também sociais, como a distribuição das áreas florestais, o avanço do desmatamento, o crescimento das áreas urbanas, etc.

Pode-se dizer que o sensoriamento remoto surgiu logo após a invenção da máquina fotográfica, quando se tornou possível o registro de imagens a partir do céu. Inicialmente, utilizavam-se pombos ou balões a fim de captar imagens da superfície vistas de cima, geralmente para o reconhecimento de lugares ou produção de mapas. Em tempos de guerra, essa foi também uma importante estratégia para o reconhecimento do território inimigo, o que auxiliava na elaboração de planos de ataque e contra-ataque.

E por falar em guerra, foi durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que esse sistema começou a aperfeiçoar-se por meio da utilização de aviões então recentemente inventados. O conjunto de técnicas de registro da superfície por meio da fotografia foi chamado de aerofotogrametria, que, além do registro da imagem, consistia também no tratamento dessa e de suas adaptações para a produção de visualizações de áreas inteiras. Esse procedimento é até hoje amplamente realizado.

Além da aerofotogrametria, outro recurso de sensoriamento remoto bastante utilizado são os satélites. Com eles, tornou-se possível o registro de imagens em pequena escala, ou seja, de amplas áreas; ou, até mesmo, de mapas com escalas variadas e flexíveis, possibilitando o manejo para diferentes mapas de localização e temáticos.

Entre os satélites mais importantes e utilizados por nós para a observação e registro de informações da superfície estão o Landsat e o CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres). O primeiro foi pela primeira vez lançado pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) em 1972, tendo outras versões mais modernas construídas posteriormente, de modo que a mais recente é a Landsat 7. Já o CBERS é resultado de uma parceria entre o Brasil e a China, cujo primeiro lançamento ocorreu em 1999, enquanto o mais recente, o CBERS 3, foi lançado em 2011.

A importância do geoprocessamento reside no tratamento de imagens para a produção de mapas

A importância do geoprocessamento reside no tratamento de imagens para a produção de mapas

Graças aos satélites, são possíveis as confecções de mapas temáticos com as mais variadas escalas de abrangência, conforme já mencionamos. Assim, é possível obter informações e registrar cartogramas sobre formas de relevo, topografia, ocupação humana, entre outros. Há também a funcionalidade meteorológica, em que a movimentação das massas de ar é captada de modo a auxiliar na previsão do tempo, que também conta com outros muitos instrumentos.

Podemos dizer, portanto, que o sensoriamento remoto é um dos maiores avanços já produzidos pela ciência e tecnologia no que se refere ao estudo da superfície terrestre e, por que não dizer, de todos os elementos que compõem a biosfera. Assim, conseguiu-se avanço no monitoramento de fenômenos naturais e também antrópicos, tais como o monitoramento do avanço do desmatamento e outros. Um bom exemplo também de sensoriamento remoto é o Google Earth, que integra uma combinação de imagens de satélite, aerofotogrametrias e até imagens registradas nas ruas a fim de nos auxiliar na localização e no deslocamento pelos diferentes lugares.

Exercícios

━━━━━━━━━❮◆❯━━━━━━━━━

Questão 1

(Unifei-SP – adaptada)

O monitoramento por satélites e o GPS (Sistema de Posicionamento Global) são inovações tecnológicas atualmente usadas por órgãos governamentais, agricultura, empresas, pessoas etc. Sobre essa questão, escreva verdadeiro (V) ou falso (F) para os itens abaixo e assinale a alternativa correta:

I.  O GPS é um Sistema de Posicionamento Global constituído por dezenas de satélites que emitem sinais de rádio captados por aparelhos especiais em qualquer ponto da superfície da Terra.

II. O GPS indica ao usuário sua localização em termos de latitude, longitude e altitude.

III. Na agricultura, essas tecnologias podem ser utilizadas a fim de que se obtenha maior produtividade com custos menores.

IV. Essas inovações tecnológicas permitem, por exemplo, detectar e acompanhar a direção e o deslocamento de queimadas e avaliar prejuízos em áreas atingidas por secas ou inundações.

a) VFVV.

b) VVVF.

c) FVVV.

d) VVVV.

━━━━━━━━━❮◆❯━━━━━━━━━

Questão 2

A importância do Geoprocessamento reside no tratamento de imagens para a produção de mapas, cartas, projeções cartográficas e recolher dados em forma de gráficos, quadros e tabelas sobre os diversos elementos da superfície terrestre. Sobre o Geoprocessamento, assinale a alternativa incorreta:

a) O uso de softwares e equipamentos tecnológicos é imprescindível para a operação do Geoprocessamento.

b) A aerofotogrametria pode ser uma importante ferramenta a ser utilizada pelo Geoprocessamento.

c) A produção de mapas digitais depende única e exclusivamente das imagens e dados fornecidos pelos satélites.

d) O Geoprocessamento pode ser muito útil para serviços de espionagem, uma vez que as imagens de satélite permitem visualizar, em detalhes, qualquer ponto da superfície terrestre.

━━━━━━━━━❮◆❯━━━━━━━━━

Respostas

━━━━━━━━━❮◆❯━━━━━━━━━

Questão 1

1.Falso– O GPS só permite a localização por aparelhos em pontos que há a cobertura de ondas de rádio transmitidas por torres instaladas em alguns pontos específicos.

2.Verdadeiro– Ao se visualizar um aparelho de GPS, é possível saber a altitude, longitude e a altitude em que a pessoa se encontra.

3.Verdadeiro– Através das imagens de satélite, podem ser fornecidos dados acerca da área de plantio e realizar previsões meteorológicas sobre o clima de uma determinada localidade, facilitando o planejamento na agricultura.

4.Verdadeiro– As imagens de satélite podem fornecer informações através de imagens que registram os índices de queimadas, bem como sobre o clima e áreas devastadas pela seca ou pelas chuvas.

Letra c

━━━━━━━━━❮◆❯━━━━━━━━━

Questão 2

a)Correta– o Geoprocessamento está diretamente vinculado à aparelhagem tecnológica informacional, de modo que o uso de softwares é extremamente necessário.

b)Correta– a aerofotogrametria consiste na produção de fotografias aéreas que podem ser utilizadas para a produção de mapas e cartas.

c)Incorreta– Também podem ser utilizadas fotografias aéreas e, inclusive, imagens terrestres.

d)Correta– um dos principais usos das ferramentas do Geoprocessamento é o militar.

* The preview only show first 10 pages of manuals. Please download to view the full documents.

Loading preview... Please wait.

Download Atividade de Geografia 1ª Dezembro 2020 PDF for free.

About Us

We believe everything in the web must be free. So this website was created for free download documents from the web. We are not related with any websites in any case.

Disclaimer

We are not liable for the documents. You are self-liable for your save offline.

This site utilizes cookies to guarantee you get the best experience on our site. You can learn how to disable cookie here.

Privacy Policy

We are committed to ensuring that your privacy is protected.

You can ask for link removal via contact us.

A importância do geoprocessamento reside no tratamento de imagens para a produção de mapas

0,5 em 0,5 pontos “O SIG é uma convergência de campos tecnológicos. Cada campo provê algumas técnicas e metodologias que implementam o SIG. Muitos desses campos enfatizam a coleta ou a aquisição de dados, outros o ajuste e o relacionamento entre os dados, de modo a conduzir à integração, ao modelamento e à análise desses dados”. (PAREDES, 1994)  Assinale a alternativa que não corresponde a uma área do conhecimento ligada a sistemas de informação geográfica – SIG. Resposta Selecionada: b.  Economia. Respostas: a.  Geodésia. b.  Economia. c.  Engenharia civil. d.  Matemática. e.  Estatística. Feedback da resposta: Resposta: B  Comentário: um SIG possibilita gerar dados e informações para serem utilizados na economia. Porém, a economia não representa uma área de conhecimento do SIG. Pergunta 2 0,5 em 0,5 pontos A importância do Geoprocessamento reside no tratamento de imagens para a produção de mapas, cartas, projeções cartográficas e recolher dados em forma de gráficos, quadros e tabelas sobre os diversos elementos da superfície terrestre. Sobre o Geoprocessamento, assinale a alternativa incorreta: Resposta Selecionada: c.  A produção de mapas digitais depende única e exclusivamente das imagens e dados fornecidos pelos satélites. Respostas: a.  O uso de softwares e equipamentos tecnológicos é imprescindível para a operação do Geoprocessamento. b.  A aerofotogrametria pode ser uma importante ferramenta a ser utilizada pelo Geoprocessamento. c.  A produção de mapas digitais depende única e exclusivamente das imagens e dados fornecidos pelos satélites. d. O Geoprocessamento pode ser muito útil para serviços de espionagem, uma vez que as imagens de satélite permitem visualizar, em detalhes, qualquer ponto da superfície terrestre. e.  o geoprocessamento serve como instrumento para tomada de importantes decisões no âmbito público e privado. Feedback da resposta: Resposta: C  Comentário: a produção de mapas digitais envolve outros importantes instrumentos, como hardware, software e coleta de dados, por exemplo. Pergunta 3 0,5 em 0,5 pontos A aerofotogrametria é a produção de imagens a partir de câmeras fotográficas instaladas em bases de aviões e helicópteros. Essa prática enquadra-se nas características de: Resposta Selecionada: b.  Sensoriamento Remoto. Respostas: a.  Geoprocessamento. b.  Sensoriamento Remoto. c.  Enquadramento aéreo. d.  Cartografia fotográfica. e.  Mapeamento por imagens. Feedback da resposta: Resposta: B  Comentários: é o conjunto de técnicas que possibilita a obtenção de informações sobre alvos na superfície terrestre (objetos, áreas, fenômenos), por meio do registro da interação da radiação eletromagnética com a superfície, realizado por sensores distantes, ou remotos. Geralmente estes sensores estão presentes em plataformas orbitais ou satélites, aviões e a nível de campo. Pergunta 4 0,5 em 0,5 pontos Na representação de dados em Sensoriamento Remoto e Cartografia, é frequente o uso de cores. Sobre a teoria de cores, assinale a opção incorreta. Resposta Selecionada: b.  As três cores primárias são compostas pelo azul, pelo verde e pelo amarelo. Respostas: a.  O preto representa a somatória das cores amarela, magenta e ciano. b.  As três cores primárias são compostas pelo azul, pelo verde e pelo amarelo. c.  Ciano é o resultado da adição das cores azul e verde. d.  Magenta é o resultado da adição das cores azul e vermelha. e.  Em Sensoriamento Remoto, as cores também podem ser analisadas em termos de intensidade, matiz e saturação. Feedback da resposta: Resposta: B  Comentários: as cores primarias adotas pelo sensoriamento remoto são: verde, azul e vermelho. Pergunta 5 0,5 em 0,5 pontos O monitoramento por satélites e o GPS (Sistema de Posicionamento Global) são inovações tecnológicas atualmente usadas por órgãos governamentais, agricultura, empresas, pessoas etc. Sobre essa questão, escreva verdadeiro (V) ou falso (F) para os itens abaixo e assinale a alternativa correta:  I.  O GPS é um Sistema de Posicionamento Global constituído por dezenas de satélites que emitem sinais de rádio captados por aparelhos especiais em qualquer ponto da superfície da Terra.  II. O GPS indica ao usuário sua localização em termos de latitude, longitude e altitude.  III. Na agricultura, essas tecnologias podem ser utilizadas a fim de que se obtenha maior produtividade com custos menores.  IV. Essas inovações tecnológicas permitem, por exemplo, detectar e acompanhar a direção e o deslocamento de queimadas e avaliar prejuízos em áreas atingidas por secas ou inundações. Resposta Selecionada: c.  F, V,V e V. Respostas: a.  V, F, V e V. b.  V, V, V e F. c.  F, V,V e V. d.  V, V, V e V. e.  V, F, V, F Feedback da resposta: Resposta: C  Comentários: a afirmativa I está incorreta pois o GPS utiliza sinais de satélite. Pergunta 6 0,5 em 0,5 pontos Projetos cartográficos envolvem armazenamento de dados, edição de dados, editoração cartográfica e confecção de layouts, entre outras atividades. Indique a opção correta em relação a esse assunto. Resposta Selecionada: c.  As cartas planialtimétricas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são confeccionadas com o datum WGS94. Respostas: a.  Considerando as normas técnicas de cartografia nacional, o erro admissível numa carta de 1:10.000 é maior do que numa carta de 1:50.000. b.  O formato oficial do Brasil, para a geração e distribuição de mapas vetoriais, é o shapefile. c.  As cartas planialtimétricas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são confeccionadas com o datum WGS94. d. Nas cartas planialtimétricas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, são encontradas tanto as coordenadas UTM como as coordenadas geográficas (latitude e longitude). e.  O procedimento matemático que converte dados matriciais em dados vetoriais é conhecido como interpolação. Feedback da resposta: Resposta: C  Comentários: para a elaboração de georreferenciamento e cartas planialtimétricas é necessário adotar um DATUM. O IBGE adota para o Brasil do datum WGS94 Pergunta 7 0,5 em 0,5 pontos Sobre Sistemas de Informações Geográficas – SIG analise as afirmações a seguir.  I - As bases de dados dos SIGs devem ser uma coleção estruturada de dados digitais espaciais e devem ter componentes gráficos (linhas, pontos, polígonos e imagens raster) e não gráficos (informação tabular).  II - Em ambientes coorporativos são ferramentas que possibilitam tomadas de decisões mais rápidas e seguras.  III - São sistemas computacionais que permitem ao usuário coletar, manusear e analisar dados georreferenciados.  IV - Computer Aided Cartography – CAC e SIG são sinônimos.  V - A integridade e a confiabilidade dos dados utilizados num SIG não são levadas em conta, uma vez que esses sistemas computacionais são programados para corrigir qualquer irregularidade nos dados utilizados.  Estão corretas: Resposta Selecionada: a.  I, II e III. Respostas: a.  I, II e III. b.  I, II e IV. c.  II, III e V. d.  III e IV. e.  IV e V. Feedback da resposta: Resposta: A  Comentários: A afirmativa IV está incorreta, pois o CAC não integra e sobrepõe dados como um SIG. A afirmativa V está incorreta porque um dos fatores importantes do SIG são os dados e informações contidos no sistema. Pergunta 8 0,5 em 0,5 pontos Sobre a aquisição de dados em sensoriamento remoto, marque V para as afirmativas verdadeiras

A importância do geoprocessamento reside no tratamento de imagens para a produção de mapas
A importância do geoprocessamento reside no tratamento de imagens para a produção de mapas
A importância do geoprocessamento reside no tratamento de imagens para a produção de mapas